O que visitar em Itapema: praias e pontos turísticos

02 Maio 2022 | Atualizado em 05 Maio 2022
Por Redação imobles

Itapema é um município do litoral norte de Santa Catarina, estando localizado a 73 km da capital do estado, Florianópolis. A cidade fica entre Bombinhas e Balneário Camboriú e, assim como os lugares citados, possui uma das principais infraestruturas do litoral catarinense.

Segundo o censo do IBGE de 2020, a cidade conta com aproximadamente 67.5 mil habitantes, no entanto, durante a temporada de verão, esse número aumenta cerca de 500%. O aumento considerável de turistas é justificado por sua beleza natural, suas praias e pontos turísticos.

Por isso, se você está pensando em conhecer a cidade, chegou a hora de descobrir o que visitar em Itapema, Santa Catarina. Assim, com um pouquinho de conhecimento prévio, você pode otimizar o seu passeio e conhecer mais lugares durante sua estadia.

O que fazer em Itapema - SC

Uma boa indicação é fazer um tour pelas praias da cidade e, em seguida, conferir os principais pontos turísticos de Itapema.

Ou seja, você pode passar o dia em uma das principais praias do município, como a Meia Praia, Praia do Centro ou Praia do Canto ou aproveitar o litoral nas praias mais reservadas, como a Praia Grossa ou a Praia da Ilhota.

Ou ainda, se você estiver afim de “turistar” ou estiver indo visitar a cidade em estações mais frias, você pode conhecer as paradas obrigatórias de Itapema, como o Mirante do Encanto, a Ponte dos Suspiros e o Parque das Capivaras.

De qualquer modo, a seguir, você acessa mais informações sobre os lugares citados e outros pontos famosos da região.

5 principais praias de Itapema

As principais atrações de Itapema estão no seu litoral, portanto, nos tópicos seguintes, você conhece as principais praias da cidade.

1. Meia Praia

Meia Praia - Itapema
Meia Praia - Itapema

Meia Praia é o local mais famoso de Itapema e, consequentemente, o mais frequentado pelos turistas. A praia fica localizada na zona sul da cidade e possui uma das melhores infraestruturas do estado.

Meia Praia tem uma extensão de 4 km, com calçadão, pista para pedestres e ciclistas, bancos, bares, barraquinhas e outros diversos tipos de comércios aos arredores, como restaurantes, farmácias e supermercados.

O mar da Meia Praia é calmo, a água tem coloração azul turquesa e a areia é branca, cenário ideal para passar o dia no local, especialmente, se você está viajando com crianças. Vale destacar também que a praia possui acesso via rampas, facilitando o acesso de portadores de deficiência motora.

2. Praia do Centro

Praia do Centro Itapema
Reprodução: Versátil Solucões Imobiliárias

A Praia do Centro, como o nome sugere, está localizada no centro de Itapema. O local, assim como a Meia Praia, possui uma infraestrutura invejável, com calçadão, paisagismo, decks, barracas de alimentação padronizadas, academia ao ar livre, duchas, mar calmo e águas límpidas.

A Praia do Centro é a segunda mais popular da cidade, perdendo apenas para a Meia Praia. O local tem cerca de 2 km de extensão e uma faixa de areia maior do que a da Meia Praia, em resumo, oferece um pouco mais de conforto, e menos agitação que a vizinha, aos visitantes e banhistas que a escolhem para passar o dia.

3. Praia do Canto

Praia do canto Itapema sc
Reprodução: Morada do Sol

A Praia do Canto é considerada o lugar mais calmo do município, afinal de contas, é ocupado principalmente por pescadores e utilizado para passeios de barco, já que o local abriga as principais marinas da cidade.

A praia tem um visual encantador e aconchegante, por isso, o pôr do sol visto do local é um dos mais bonitos de Itapema.

4. Praia Grossa

Praia Grossa - Itapema SC
Reprodução Euamoitapema.com.br

Ao lado da Praia do Canto está a Praia Grossa, ou melhor, um verdadeiro paraíso escondido. Afinal de contas, para chegar lá, será necessário percorrer uma trilha de difícil acesso, cercada de vegetação nativa, localizada no bairro Ilhota, que faz divisa com a cidade vizinha, Balneário Camboriú.

A praia, pouco frequentada, é uma opção para quem quer fugir do agito da Meia Praia e da Praia do Centro. Lá, você encontra um mar esverdeado e límpido, repleto de natureza ao redor, além da areia grossa, característica que dá nome ao recanto. Mas fique atento, pois a Praia Grossa possui um mar agitado e pouco convidativo aos banhistas.

Por lá também não existem bares e restaurantes, por conta disso, nossa dica é que você vá preparado para aproveitar o passeio, levando consigo lanches, bebidas, protetor solar e sacolas de lixo.

5. Praia da Ilhota

Praia da Ilhota - Itapema SC
Reprodução: Casa em Itapema

A Praia da Ilhota fica a 4 km do centro de Itapema, às margens da BR 101. A Ilhota é um dos bairros de Itapema menos explorados, logo conserva uma aparência simples e belezas naturais abundantes. O mar é agitado, a areia é grossa e as águas cristalinas.

A infraestrutura do lugar também é simples, mas a região é sede para as principais atrações gastronômicas da cidade, principalmente quando o assunto é melhores restaurantes para comer frutos do mar em Itapema.

5 principais pontos turísticos em Itapema

Agora que você conferiu as principais praias de Itapema para visitar, chegou a hora de conhecer quais são as paradas obrigatórias da cidade, ok?

1. Mirante do Encanto

Mirante do Encanto em itapema SC
Reprodução: Santa Catarina 24 horas

O Mirante do Encanto está localizado na rua 109, no Canto da Praia, oferecendo uma vista panorâmica da cidade de Itapema. Além dela, também é possível observar alguns pontos de Balneário Camboriú e Porto Belo - que são cidades vizinhas.

O ponto turístico foi construído a cerca de 150 m acima do nível do mar e tem cerca de 26 m de altura. Para ter acesso à vista, vai ser necessário subir uma escadaria de 100 degraus ou pegar o elevador panorâmico, também disponível no local.

A entrada é gratuita e o horário de funcionamento do Mirante do Encanto é de terça-feira a domingo, das 8h às 17h30, fechando sempre às segundas-feiras.

2. Parque das Capivaras

parque das capivaras Itapema SC
Reprodução: Tripadvisor

O Parque das Capivaras fica localizado na Avenida Nereu Ramos, rua 305, na Meia Praia em Itapema. O parque é um local de reserva e preservação da fauna e da flora da região. Lá é possível fazer trilhas e observar dezenas de capivaras.

A entrada na reserva é gratuita e o passeio é ainda mais atrativo para as crianças - que ficam encantadas com a natureza e com os animais que dão nome ao parque. O Parque das Capivaras funciona de terça a domingo, das 8:00 às 18:00h.

3. Ponte dos Suspiros

ponte dos suspiros itapema sc
Reprodução: Viajali

A Ponte dos Suspiros está situada na divisa entre a Praia do Centro e o Canto da Praia, estando situada exatamente em cima do encontro entre o Rio Vale Verde e o mar.

A Ponte dos Suspiros é uma construção de pedras e seus arcos tornam o lugar ainda mais charmoso, fazendo do local um dos mais fotogênicos de Itapema, Santa Catarina.

4. Praça da Paz

praça da paz itapema sc
Reprodução Portal de Turismo de Itapema

A Praça da Paz está localizada na rua 120, no centro de Itapema. Depois da praia, o local é o maior espaço público da região. A praça possui uma concha acústica para shows, arquibancadas, playground para as crianças e espaços gramados.

A Praça da Paz é um convite para relaxar, aproveitar o dia, fazer um piquenique ou simplesmente levar seus filhos para brincar, correr e gastar energia. Além disso, o local recebe decoração temática em diferentes períodos do ano, como o natal e a páscoa.

5. Mercado Público

mercado público Itapema sc
Reprodução AL Empreendimentos

O Mercado Público Municipal Nelson Santos é o lugar ideal para comprar produtos coloniais, artesanatos locais, provar a culinária de Itapema e fazer um happy hour com a família e amigos.

Além dos produtos comercializados no local e a área de convivência ofertada aos visitantes, o Mercado Público também é um centro cultural, com aulas de ballet, jazz, hip hop, dança do ventre, desenho e pintura.

Para não perder nenhuma programação especial do Mercado Público de Itapema, fique atento às notícias do Portal de Turismo da cidade, que costuma divulgar os próximos eventos a serem realizados no local.

O que fazer em Itapema durante o dia

Você pode realizar passeios em Itapema e visitar os principais pontos turísticos da cidade, praticar esportes ao ar livre, passar o dia em uma ou mais praias da cidade, frequentar o comércio local, fazer compras no shopping ou realizar um tour gastronômico pelos restaurantes e bares da região.

Além disso, você pode fazer um bate-volta nos municípios vizinhos e aproveitar para conhecer novos lugares, como Balneário Camboriú, a Dubai Brasileira que fica a 12,8 km do centro de Itapema.

Prontinho, agora você tem um roteiro do que fazer em Itapema, Santa Catarina. Aproveita e conta para a gente como foi sua estadia por aqui nos comentários :)

Deixe seu comentário ou dúvida

Artigos relacionados

Em qual bairro de Itapema você quer morar?

Encontre o apartamento ideal hoje mesmo. Ajudamos você!

Chame um consultor agora ou agende uma ligação.