Como é morar em Itapema? Saiba tudo!

15 Julho 2022
Por Redação imobles

Foto área da beira mar de Itapema

Itapema é uma das praias mais visitadas de Santa Catarina, além de ser vizinha de Balneário Camboriú e estar a 72km da capital catarinense, Florianópolis. Mas, que a cidade é um dos principais destinos turísticos de SC, isso você já sabe.

Agora se você quer saber como é morar em Itapema, chegou ao lugar certo! Nesse conteúdo vamos fazer um tour pela cidade, analisando pontos fundamentais para a qualidade de vida dos moradores.

Uma coisa é certa: acesso a praias deslumbrantes e a serviços públicos e privados de qualidade, não vai faltar. Afinal, mesmo sendo uma cidade relativamente pequena, Itapema tem uma infraestrutura digna de grandes centros.

Atualmente, a cidade possui 67 mil habitantes e um fato curioso e importante para quem deseja morar em Itapema é que a cidade apresentou um crescimento populacional de 20 mil habitantes entre 2010 e 2019 - o que reforça a ideia de que morar no município tem muitos benefícios.

Como é morar em Itapema

De modo resumido, morar em Itapema é aumentar consideravelmente sua qualidade de vida, em uma cidade que respira bem-estar, esportes e boas opções de serviços e lazer. E isso não significa, necessariamente, pagar uma fortuna para morar lá, viu?

A beleza do lugar é um atrativo à parte, com praias entre as mais bonitas de Santa Catarina. Por isso, um dos principais atrativos do município são, exatamente, os seus pontos turísticos.

Entre os melhores bairros para se morar em Itapema, a região Central e de Meia Praia apresentam ótima infraestrutura, boas opções de lazer, além de estarem em frente ao mar. Ciclofaixas, academias ao ar livre, praças e acessos adaptados são itens que mudam o visual desses bairros, e claro, também deixam a vida dos moradores de Itapema muito melhores.

Montagem com a região central de Itapema e o bairro Meia Praia
Região central e Meia Praia

Vale mencionar ainda que tudo em Itapema funciona, mesmo fora da alta temporada, detalhe importante para quem está planejando morar em uma cidade litorânea.

Qualidade de vida em Itapema

Em uma escala de 0 a 1, a cidade tem uma nota municipal de 0,796 no Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH classifica o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida nos países pesquisados. Ou seja, Itapema tem uma avaliação positiva nas duas frentes analisadas.

O índice leva em consideração fatores como: educação, renda e longevidade, pontos que são apoiados por fatos como a expectativa de vida dos moradores de Itapema ser de 5 anos a mais do que a média de vida nacional e a educação oferecida pelo município e pela rede privada ser de qualidade.

Além disso, em 2018, a cidade apresentou o maior índice de crescimento econômico do litoral norte de Santa Catarina, além de ter ficado por dois anos seguidos no top 10 das cidades catarinenses com maiores taxas de empregabilidade.

Mais do que isso, mesmo com o desenvolvimento acelerado, Itapema ainda conserva o ar de cidade residencial, o que traz essa atmosfera de calmaria para a região.

Sem contar na exposição dos moradores do município às belezas naturais da cidade e aos benefícios de morar na praia: caminhadas e esportes ao ar livre, maior incidência de vitamina D, contato direto com a natureza e, consequentemente, redução dos sintomas de ansiedade, depressão e estresse.

Foto do Recantro Bistrô em Itapema
Recanto Bistrô

Custo de vida em Itapema

Antes de tudo, vale ressaltar que o custo de vida em Itapema vai depender bastante do seu padrão de consumo. Ou seja, vai variar de estilo de vida para estilo de vida. O que será mais caro na cidade é o valor do metro quadrado e o valor do aluguel.

Por exemplo, segundo informações do Fipe Zap + de abril, um índice que acompanha a variação do preço médio de apartamentos prontos em 50 cidades brasileiras, o valor médio do metro quadrado em Itapema é de R$ 9.341.

O restante dos gastos, como gasolina e supermercado, vai depender da inflação do período. Porém, por ser uma cidade turística, pode ser que alguns gastos como restaurantes, pontos turísticos e baladas, sejam mais elevados, principalmente nos períodos de alta temporada.

Vantagens de morar em Itapema

Além das vantagens óbvias de morar em uma cidade repleta de praias cristalinas, infraestrutura de ponta, com calçadões, ciclovias, duchas e academias ao ar livre, Itapema é uma incentivadora do ecoturismo.

Então, se você gosta de pegar uma praia, surfar, fazer trilhas, tomar banho de cachoeira e estar em contato com a natureza, Itapema pode te surpreender. Aliás, falando em ecoturismo, um dos principais pontos turísticos da cidade é o Parque das Capivaras, uma reserva natural com entrada gratuita.

Ah! Ainda precisamos te alertar que morando em Itapema, a qualquer momento, ao descer uma ladeira ou entrar em uma rua satélite à Avenida Nereu Ramos, você pode ser surpreendido por uma vista de tirar o fôlego!

Foto da Avenida Nereu Ramos em Itapema
Avenida Nereu Ramos

Além disso, o clima de Itapema é ameno, ou seja, suas temperaturas máximas não passam dos 30º e suas mínimas não baixam de 10º - o que pode ser bastante atrativo para aqueles que não gostam muito do frio e não querem “derreter” durante o verão.

Outra vantagem da cidade é que o aeroporto mais próximo de Itapema fica em Navegantes, estando a 44,5 km ou a 39 minutos de distância do município, o que pode facilitar suas viagens de lazer e também seus compromissos de trabalho.

No quesito segurança, Itapema é a 23º cidade com menor taxa de homicídios do estado, o que traz ainda mais segurança para viver com sua família na cidade, especialmente se você tem filhos pequenos e se preocupa com o bem-estar de seus entes queridos.

Onde morar em Itapema

Agora, se você está procurando um apartamento para comprar em Itapema, a gente pode te ajudar! Encontre as melhores oportunidades em imóveis novos e na planta no nosso buscador de empreendimentos. Compare preços, veja plantas e simule o parcelamento do seu novo apartamento sem complicação!

Deixe seu comentário ou dúvida

Artigos relacionados

Em qual bairro de Itapema você quer morar?

Quer falar com um humano?

Respondemos em minutos.

Conversar por WhatsApp