Rooftop: o que é e qual a diferença de uma cobertura?

31 Março 2023 | Atualizado em 11 Outubro 2023
Por Redação MySide
Rooftop de lazer do Maison Lafayette - Itapema, SC
Rooftop de lazer do Maison Lafayette - Itapema, SC

Rooftop é um termo em inglês que ao pé da letra pode ser traduzido como “topo do telhado”. Ele é utilizado para indicar um lugar que está localizado no topo de um empreendimento, no último andar ou no terraço, costumando ser um ambiente de lazer nas alturas.

O rooftop é um espaço democrático, já que mesmo que você more no terceiro ou no décimo segundo andar, todos os moradores terão acesso à vista mais privilegiada do prédio. Ele permite que todos apreciem o nascer e o pôr do sol, sem distinção.

Por isso, se você quer ver a cidade de outra perspectiva, chegou a hora de conferir mais características dessa tendência arquitetônica que pode transformar a sua relação com o seu prédio.

O que é um rooftop?

O rooftop é uma área de lazer, descanso e entretenimento de um empreendimento. Porém, diferentemente de outras áreas de lazer do prédio, ele está localizado no último andar ou terraço de um empreendimento.

A tradução de rooftop é "topo do telhado", embora ele seja um termo utilizado para designar o terraço ou o último andar de um empreendimento. O rooftop sempre existiu, mas foi a partir de 1980 que ele se popularizou e se tornou um espaço “habitável”.

Talvez você já tenha visto um em filme, quando o personagem principal acaba ficando preso no topo de um prédio ou sobe no terraço para pensar, apreciar a vista ou beber com os amigos. Pois bem, essa cena que acabou de passar em sua cabeça tem como plano de fundo um rooftop!

A diferença é que agora esse espaço não é apenas um bloco de concreto cinza, mas um ambiente estruturado, equipado e próprio para lazer, descanso e entretenimento dos moradores do edifício. Apesar que vale lembrar que nem todo empreendimento tem um rooftop habitável.

Além disso, em alguns casos, a estrutura do rooftop acaba fazendo parte de uma cobertura de apartamento, por isso, sendo de uso exclusivo do proprietário do imóvel. Quando isso não acontece, o rooftop fica no terraço do edifício e tem uso coletivo.

Como se chama o último andar de um prédio?

Quando nos referimos ao último apartamento do prédio, o último andar é chamado de cobertura, mas quando falamos do último pavimento do edifício, chamamos de rooftop. Nesse caso, geralmente o espaço é ocupado por uma área de lazer ou restaurante.

Quais são os tipos de rooftop?

O rooftop surgiu para trazer uma opção extra de lazer e entretenimento para os moradores de um prédio e resolver o impasse de alguns empreendimentos: falta de ambientes externos, vista para a cidade e iluminação.

A tendência nova-iorquina também solucionou uma questão de espaço, especialmente em grandes centros. Não é por acaso que muitos restaurantes, bares e eventos estão localizados ou ocorrem no topo de um edifício.

Chegamos então em um ponto chave da nossa explicação: o conceito se popularizou tanto que agora há até mesmo uma espécie de categorização!

Rooftop comercial

Rooftop Skye Bar e Restaurante, Hotel Unique em São Paulo.
Rooftop Skye Bar e Restaurante, Hotel Unique em São Paulo.

O rooftop comercial é o que abriga um ou mais comércios, como restaurantes, bares, bistrôs e baladas. É aquele em que o público em geral pode frequentar, não apenas os moradores do prédio. Geralmente está localizado em grandes centros comerciais, cidades grandes e capitais.

Agora, se você está se perguntando “o que é rooftop bar”, “o que é um rooftop restaurante” ou ainda “o que é um rooftop gourmet”, você acabou de encontrar suas respostas: é uma cobertura ou terraço de um empreendimento que abriga empresas do ramo alimentício.

Rooftop residencial

Rooftop do La Rocca, em Itapema, Santa Catarina.
Rooftop do La Rocca, em Itapema, Santa Catarina.

O rooftop residencial é o de empreendimentos residenciais, onde boa parte da área de lazer do prédio fica localizada. De modo geral, tem áreas cobertas e descobertas, com piscina, espaço gourmet, lounge, fireplace, sala de jogos e, até mesmo, restaurante para uso exclusivo dos moradores do edifício.

No caso do rooftop do La Rocca, no centro de Itapema, o ambiente conta até mesmo com um coworking, onde os moradores do edifício podem trabalhar com uma vista panorâmica para o mar da cidade.

Quais são as vantagens de morar em um prédio com rooftop?

Vem conhecer quais são os benefícios de contar com o rooftop em seu prédio:

  • Usufrua de um espaço único de lazer com vista privilegiada.
  • Curta o dia ao lado da sua família longe da agitação e do barulho de carros e buzinas.
  • Projeto e paisagismo sofisticado.
  • Ar livre e exposição ao sol sem sair do condomínio.
  • Espaço para realizar eventos e comemorações.
  • Valorização imobiliária dos imóveis que compõem o empreendimento.
  • Lazer e entretenimento com conforto e segurança.

Desvantagens de morar em um rooftop

  • O apartamento logo abaixo do rooftop vai ter que lidar com alguns barulhos a mais, já que a movimentação nas áreas de lazer costumam ser intensas. 
  • Se você morar em um edíficio com rooftop comercial, terá de lidar com os visitantes constantes.

Fotos de apartamentos com rooftop

Rooftop do Hub 444, Morretes, Itapema - SC.
Rooftop do Hub 444, Morretes, Itapema - SC.
Rooftop do Catena, no Setor Aeroporto em Goiânia - GO.
Rooftop do Catena, no Setor Aeroporto em Goiânia - GO.
Rooftop do Kepp Urban Habitat em Curitiba
Rooftop com espaço fitness do Keep Urban Habitat
Rooftop de lazer do Spot One, bairro dos Estados em Balneário Camboriú -SC.
Rooftop de lazer do Spot One, bairro dos Estados em Balneário Camboriú -SC.
Rooftop do Porto Belo Vertical Home
Rooftop do Porto Belo Tower Vertical Home em Porto Belo, SC

Deixe seu comentário ou dúvida