Proptechs: quem são e como influenciam o mercado imobiliário

01 Junho 2022 | Atualizado em 23 Junho 2022
Por Douglas Balena

As proptechs são startups do setor imobiliário voltadas para compra, venda e gestão de imóveis. Elas estão a pleno vapor de crescimento e são uma boa alternativa para quem pensa em investir na área.

Pessoas trabalhando em escritório tecnológico

Você certamente já deve ter ouvido falar sobre startups - empresas que aliam tecnologia e inovação em um ambiente de alto potencial de crescimento e risco. Desde os anos 2000, elas se tornaram cada vez mais comuns e dominaram diferentes mercados, como o imobiliário.

As startups imobiliárias podem ser divididas em diversas subcategorias e entre elas estão as proptechs, sobre as quais vamos falar hoje.

O que é proptech?

Esse nome deriva de duas palavras em inglês - property technology - e é usado quando referido a startups imobiliárias que usam a tecnologia para melhorar a dinâmica do mercado, ou seja, as proptechs estão relacionadas à construção, compra, venda ou gestão de propriedade.

O objetivo aqui é facilitar ao máximo o processo para o cliente, além de agilizar e desburocratizar o fechamento de negócios. Para isso, são utilizados diferentes tipos de tecnologia como aplicativos, softwares, digitalização de documentos etc.

E, apesar de ser algo que está começando a ganhar força e se popularizar agora, engana-se quem pensa que essa é uma ideia recente. Na década de 80, surgiram as primeiras tentativas mais concretas de modernização de processos e contratos imobiliários.

Mas foi só nos anos 2000, com o início da consolidação da internet, que o impulso deu certo. Daí pra frente, essas startups foram se modificando com rapidez e, hoje, vemos exemplos de grandes proptechs de sucesso.

Além das proptechs, você também pode se deparar com outros dois termos que também são muito utilizados: construtech e real state tech. Ambas também são startups imobiliárias, mas cada uma diz respeito a uma área diferente. A primeira se refere àquelas que atuam no setor de construção civil e a última está relacionada ao mercado imobiliário de forma mais associada a lucro.

Quem são as proptechs?

As proptechs estão por toda parte e você, com certeza, já teve contato com alguma delas - mesmo que não saiba.

Sabe quando você viaja, não quer saber de hotel e procura outra alternativa naquela famosa plataforma de hospedagem?

Ou quando você está assistindo o BBB e aparece uma prova do líder patrocinada por uma empresa de venda e aluguel de imóveis?

Agora, por exemplo, você está lendo sobre proptechs no blog de uma proptech! Vem saber mais sobre como a imobles, e outras startups imobiliárias, atuam no mercado:

imobles

Buscamos eliminar o conflito de interesses do mercado imobiliário através do consultor de compras, profissional que trabalha unicamente para quem quer comprar um imóvel. Contamos com uma base tecnológica completa e time de especialistas no mercado para te acompanhar em todas as etapas da compra.

QuintoAndar

Conecta compradores e imobiliárias através de anúncios e busca facilitar o processo de compra e aluguel de imóveis para ambos os lados interessados.

Loft

Disponibiliza de maneira simples imóveis próprios e de terceiros para compra e se coloca como uma plataforma facilitadora do contato entre imobiliárias e compradores.

Harry

Possui uma proposta mais administrativa - cuida da gestão e da automatização do fluxo de atendimento de outras startups imobiliárias.

Yuka

Plataforma de conexão entre pessoas que buscam compartilhar um mesmo imóvel, seja morando juntos ou através de locação.

Grupo RV

Possui como foco principal auxiliar o processo de compra/venda disponibilizando diferentes serviços a construtoras, imobiliárias e clientes - como, por exemplo, vistorias, seguros, inspeções prediais e soluções crediárias.

Já deu pra perceber que existe uma variedade de setores dentro do universo das proptechs, né? De acordo com o Mapa das Construtechs e Proptechs 2022, da Terracotta Ventures, podemos dividir as proptechs atuais em quatro grandes blocos de atuação principais:

  • Projeto e viabilidade
  • Construção
  • Aquisição
  • Propriedade em uso

Investimento em tecnologia imobiliária

O mercado imobiliário brasileiro começou a participar da corrida bem depois de ser dada a largada na corrida das proptechs. Pioneiros no assunto, os Estados Unidos conseguiram avançar e abrir caminho para diversos outros países, como é o nosso caso.

Atualmente, o ecossistema de startups imobiliárias no Brasil anda a passos largos, com forte potencial de investimento. E, apesar do setor imobiliário ser considerado uma área com desenvolvimento um tanto atrasado, existe um espaço de atuação bastante amplo e receptivo.

Segundo dados da Terracotta Ventures de 2022, houve um crescimento de 282% no número de proptechs e construtechs brasileiras em atividade desde 2017. Também de acordo com o estudo, os maiores polos de startups no país são:

  1. São Paulo - com mais de 411 startups ativas
  2. Santa Catarina - com cerca de 109 startups ativas
  3. Paraná - com aproximadamente 99 startups ativas

O número de startups pulou de 250 mapeadas em 2017, ano em que foi realizado o primeiro levantamento, para 955 unidades brasileiras em 2022.

Gráfico representando a evolução dos números de proptechs ativas no Brasil

E se hoje possuímos um mercado forte, muito disso se deve ao massivo investimento feito no setor brasileiro desde a década de 2010. Ainda de acordo com a Terracotta, apenas entre o período de maio de 2021 e maio de 2022, foram movimentados cerca de R$ 5,83 bilhões na área.

Atualmente, o Brasil possui duas proptechs unicórnios - expressão utilizada quando referida a startups que valem mais de US$ 1 bilhão. São elas a QuintoAndar, que alcançou o status em 2018, e a Loft, que recebeu o título em 2020.

Como a tecnologia digital influencia o mercado imobiliário

A partir destas informações, é possível notar que a área de atuação das proptechs é bem grande, certo?

Afinal, mesmo que você não tenha reparado, o nosso dia a dia está cercado de serviços prestados por startups imobiliárias que ajudam a modernizar diferentes aspectos do mercado. Elas vão desde a concepção de novos empreendimentos, passando pela compra e venda dos imóveis - e todas as burocracias que esse processo exige -, até a manutenção desses bens.

Adquirir um apartamento, por exemplo, nunca foi tão digital. Afinal, as proptechs possuem serviços que facilitam cada etapa da jornada de compra de um imóvel. Se antes, a rota inicial para a busca de um novo lar começava nos classificados de jornais, hoje ele corta caminho pelos famosos portais de anúncios ou buscadores de imobiliárias.

Depois de encontrar um empreendimento do seu interesse, é hora de fazer uma visita e se aprofundar na pesquisa. Mas, e se você não pudesse no dia ou morasse em outro lugar? Essa parte do processo já ia ser um problema. Hoje não mais: diversas empresas têm como principal função ser os seus “olhos” nessa visita e, para alcançar este objetivo, utilizam desde plantas 3D, visitas virtuais e até óculos VR para fazer você se sentir dentro do seu novo lar - de qualquer lugar do mundo!

Com o apê novo escolhido, é hora de analisar as melhores soluções de crédito para o pagamento. Aqui entram em campo as fintechs - empresas financeiras que se valem da tecnologia em seus serviços. Algumas facilitam o processo do financiamento imobiliário com aprovação e condições acessíveis, outras atuam como plataformas de investimento e ainda existem as que antecipam os aluguéis em parceria com imobiliárias.

Crédito aprovado chegou a hora da parte mais burocrática: assinar o contrato e passar o imóvel para o seu nome. Antigamente, era bom ter uma reserva de paciência para quando esse momento chegasse, mas hoje já não é mais assim! Existem muitas proptechs trabalhando para facilitar a etapa para o cliente, através de assinaturas digitais, assessoria jurídica e muito mais.

E as possibilidades não param por aí! Diversas proptechs atuam em um mercado pós-entrega de chaves. Um exemplo é o caso daquelas que trabalham na parte da gestão condominial, agilizando a vida de muitos síndicos por aí. Existem também as que se responsabilizam pela administração de apartamentos para investidores, em caso de investimento em imóveis para alugar, revenda e até permuta.

Além disso, para fazer a roda do mercado imobiliário girar, também existem startups que trabalham para outros agentes do mercado. Um exemplo são as proptechs que oferecem CRMs para imobiliária, softwares que pretendem facilitar o gerenciamento de seus clientes.

E onde a imobles se encaixa dentro de tudo isso?

Como citamos anteriormente, a imobles também é uma proptech. Nosso propósito é ser o melhor amigo do comprador de imóveis, atuando exclusivamente do seu lado com facilidades ao longo de toda a jornada de compra de um imóvel.

Ou seja, enquanto outras imobiliárias e proptechs têm soluções tanto para quem quer vender, quanto para quem quer comprar um imóvel, nós defendemos unicamente os interesses do comprador.

Alguns dos nossos diferenciais:

  • Equipe de consultores de compra dedicados: sai de cena o corretor de imóveis tradicional, e entra em campo nossa equipe de consultores de compra: quem vai te acompanhar em todas as etapas, do planejamento à mudança, com atendimento personalizado.
  • Base de dados com todos os apartamentos do mercado: chega de decidir entre um catálogo limitado de apartamentos, temos todos os apartamentos novos à venda em Goiânia e na região de Balneário Camboriú e Itapema, cidades nas quais atuamos. E caso você queira algum imóvel que não esteja mapeado no nosso sistema é só nos trazer que fazemos o contato com a imobiliária responsável.
  • Soluções de crédito com o Imobles Cred: agilizamos todo o processo de financiamento imobiliário para você! Desde a simulação do financiamento até a análise jurídica e fechamento do contrato.

E aí, o que acha de conhecer um pouco mais sobre a imobles? Estamos revolucionando a forma de comprar imóveis no Brasil, e você pode fazer parte disso!

Deixe seu comentário ou dúvida

Artigos relacionados

Encontre o apartamento ideal hoje mesmo. Ajudamos você!

Chame um consultor agora ou agende uma ligação.