Lançamento imobiliário: o que é e como funciona?

11 Abril 2022 | Atualizado em 02 Maio 2022
Por Isadora Assis

Guindaste sendo utilizado em uma obra

Com certeza você já ouviu falar de lançamento imobiliário. Mas você já se perguntou qual é o processo por trás de cada lançamento ou por que é melhor comprar no lançamento?

Nesse texto vamos explicar tudo sobre lançamentos imobiliários, como comprar o apartamento na planta e quais são as vantagens de fazer isso durante a dinâmica de lançamento. Vamos lá?!

O que é um lançamento imobiliário?

O lançamento imobiliário é o estágio antes do início das obras do empreendimento. Normalmente, um lançamento imobiliário consiste em algumas etapas, com início no próprio anúncio do conceito do apartamento até a abertura das vendas.

Ao longo desse processo, que em média dura em torno de 6 meses, possíveis compradores têm acesso ao apartamento na planta por meio de ilustrações, maquetes e muitas vezes um modelo decorado.

Como funciona o lançamento imobiliário por etapas

Linha do tempo sobre as etapas do lançamento imobiliário
Linha do tempo sobre as etapas do lançamento imobiliário

1. Anúncio do lançamento

Um lançamento imobiliário tipicamente tem início quando a construtora responsável anuncia que vai iniciar a construção de um novo empreendimento. Às vezes, esse anúncio já vem acompanhado de “spoilers” do imóvel, como localização, conceito e data para apresentação oficial.

A partir daí, corretores se mobilizam e já podem acionar clientes e possíveis compradores. O tempo entre cada etapa varia para cada empreendimento.

2. Apresentação do imóvel para os corretores

Nessa etapa, a construtora apresentará o lançamento imobiliário para os corretores. A apresentação confirma as informações mais importantes do lançamento, como: a localização, a área comum do empreendimento, a tipologia das plantas, a data de abertura das vendas e de entrega das chaves e uma estimativa de preço dos apartamentos.

3. Preparação para a compra

Aqui se inicia a preparação dos clientes por parte dos corretores. Geralmente já se tem uma ideia do preço do metro quadrado do empreendimento, e consequentemente o preço de cada planta.

Durante essa etapa, o comprador já pode ir considerando qual tipo de apartamento quer comprar, e qual andar, mas isso tudo será acordado com a construtora na próxima fase do lançamento.

4. Documentação dos clientes

É neste momento que os corretores montam a “pasta” dos clientes interessados no empreendimento. Essa pasta nada mais é do que uma cópia dos seus documentos básicos, como RG, CPF, certidão de casamento ou nascimento, e comprovante de residência. Também é durante essa etapa que o cliente pode decidir sobre a planta e o andar da sua preferência.

A pasta é considerada uma reserva na unidade, e por isso, é recomendado que se escolha três opções de planta diferentes, caso não haja disponibilidade de alguma. Além disso, algumas construtoras também pedem um depósito para comprovar o interesse na unidade.

5. Lançamento de vendas

A etapa final é o lançamento do empreendimento no mercado, ou seja, a abertura de vendas. Durante essa etapa, geralmente é possível visitar um apartamento modelo decorado. Também é a partir dessa fase que se firma o contrato de compra do apartamento na planta.

Como comprar um apartamento na planta

O processo de compra de um apartamento na planta não é tão diferente do de um apartamento pronto ou usado. Porém, existem alguns cuidados que você deve ter na hora de realizar essa compra, confira!

Confira o histórico da construtora

Comprar diretamente com a construtora pode ter inúmeras vantagens, contanto que ela tenha uma boa reputação. Você pode pesquisar por si mesmo em plataformas como o Reclame Aqui ou o Procon ou, melhor ainda, conversar com um especialista do mercado imobiliário.

Conheça a região da construção

Mesmo que o empreendimento ainda esteja em fase de construção, você já pode e deve conhecer o bairro onde ele está localizado. Para isso, procure visitar a região em diferentes dias e horários e analise a segurança da localidade, a mobilidade do bairro, e a dinâmica da área.

Visite o apartamento decorado

A visita ao apartamento decorado é muito importante para se certificar de que a realidade coincide com a sua expectativa. Normalmente ele é inaugurado no dia de lançamento do empreendimento. Se possível, leve uma trena para medir os cômodos e planejar os móveis de cada um!

Vantagens de comprar no lançamento

Agora que você já sabe como funciona a compra do imóvel no lançamento, vamos te contar onde está o “pulo do gato” em comprar o imóvel neste momento.

Unidades exclusivas e personalizadas

Quando você compra o imóvel no lançamento, você tem liberdade para escolher a unidade que melhor se encaixa nas suas preferências. Isso inclui coisas como o andar do apartamento, a garagem, a vista do apartamento, e pode incluir a opção do imóvel ser nascente ou poente.

Escassez de unidades

Existem empreendimentos que esgotam rapidamente, como foi o caso da linha Opus Gyro, em Goiânia, a qual teve seus primeiros lançamentos com unidades de um quarto esgotadas logo no início das vendas.

Por isso, comprar no lançamento pode ser sua única chance de conseguir o apartamento com o menor preço e ainda aproveitar a valorização após a entrega das chaves!

Possíveis descontos

Frequentemente, as construtoras oferecem condições especiais e preços atrativos para quem compra no lançamento.

Esse desconto no valor final varia e não é obrigatório, mas é uma prática bem comum. Afinal, o comprador também ajuda a financiar a obra do apartamento na planta, e por isso a venda das unidades no lançamento é uma garantia também para as construtoras.

Por isso, se você está considerando comprar um apartamento na planta, fique atento para conseguir a primeira tabela de preços, considerado o melhor valor para aquele imóvel.

Preço ideal

O preço do apartamento no lançamento é considerado o valor mais preciso daquele imóvel e normalmente é o melhor preço que você vai pagar. A tendência é que o imóvel continue valorizando durante a construção e após a entrega das chaves.

Além disso, você também tem a chance de negociar o processo de pagamento daquele imóvel, já que o pagamento é feito diretamente com a construtora, até o momento de entrega das chaves, no qual você tem duas opções para seguir: quitar ou financiar o restante do valor.

Maior segurança

Além da chance de retorno e de valorização do seu patrimônio ser alta, você também tem acesso fácil ao histórico e o padrão de entrega da construtora e sua reputação, o que nem sempre é possível quando se compra um apartamento usado de outra pessoa.

Mais tempo para planejar a mudança

Essa é uma vantagem ideal para quem não tem pressa de se mudar. Você pode se organizar logisticamente e financeiramente para realizar a mudança, já que já sabe da data de entrega. Mas é bom sempre ter em mente que imprevistos acontecem e a construção pode atrasar por diversos motivos.

Fique atento aos lançamentos imobiliários próximos a você!

A última e mais valiosa dica que temos para você é: se você quer aproveitar a dinâmica de lançamento imobiliário para comprar seu novo apê, ficar ligado aos imóveis que serão lançados na sua região é essencial!

Se você não quer perder oportunidades de lançamentos imobiliários em Goiânia, não deixe de acompanhar nosso calendário de lançamentos. Lá a gente te atualiza sobre todas as novidades do mercado imobiliário local!

Deixe seu comentário ou dúvida

Artigos relacionados

Encontre o apartamento ideal hoje mesmo. Ajudamos você!

Chame um consultor agora ou agende uma ligação.