Quem tem MEI pode financiar imóvel? Descubra como!

02 Maio 2022 | Atualizado em 18 Maio 2022
Por Redação imobles

Mulher com um notebook e olhando para o lado

Sim, MEI pode financiar um imóvel, assim como qualquer outro profissional sem comprovação de renda forma. O que muda nesse caso é como o Microempreendedor Individual vai comprovar sua renda. Afinal, diferente de outras situações, o MEI é seu próprio empregador, precisando comprovar suas condições financeiras de outra maneira.

O Microempreendedor Individual é um pequeno empresário que trabalha por conta própria, a maioria deles, profissionais informais que decidiram regularizar o seu negócio. O que ajuda na hora de comprovar seus rendimentos durante a solicitação do financiamento imobiliário.

Nos parágrafos seguintes, você aprende como financiar um imóvel sendo MEI, além de conferir quais são os documentos necessários para comprovar renda nessa situação.

Quem tem MEI pode financiar imóvel?

Sim, como dito anteriormente, MEI pode financiar um imóvel, desde que consiga comprovar sua fonte de renda para os bancos concedentes de crédito. Inclusive, o fato do profissional autônomo regularizar o seu negócio pode ajudar na hora de comprovar a renda necessária para conseguir um financiamento imobiliário.

No entanto, vale relembrar que o faturamento anual da categoria tem o limite máximo de R$ 81.000,00, o que faz com que a renda mensal do MEI não ultrapasse R$ 6.750,00. Por isso, é melhor estar ciente de que o valor do crédito oferecido pelo banco pode ser menor do que a quantia desejada para o empréstimo.

Deixando de lado esse detalhe, fique tranquilo a respeito da sua ocupação, afinal, 56,7% das empresas do país são MEI. O que faz com que o financiamento imobiliário para essa categoria seja mais comum do que aparenta ser.

Como financiar imóvel sendo MEI?

O processo de financiamento imobiliário de um MEI é o mesmo que o caminho percorrido por qualquer outro profissional. Embora não se possa ignorar os pontos levantados até o momento.

Para financiar um imóvel, o MEI precisa passar pelas seguintes etapas:

  1. Fazer uma simulação do financiamento buscando as melhores taxas do mercado.
  2. Escolher uma instituição financeira para solicitar o financiamento imobiliário.
  3. Solicitar o crédito imobiliário na instituição escolhida.
  4. Reunir a documentação necessária para o período de análise de crédito, dados pessoais, comprovantes de renda e score positivo no Serasa e SPC, por exemplo.
  5. Aguardar a análise jurídica dos documentos do vendedor proprietário e da papelada do imóvel.
  6. Esperar que a vistoria do imóvel seja concluída, afinal, essa etapa é importante para que o banco comprove que o imóvel vale a quantia financiada e servirá como garantia para a instituição.
  7. Assinar o contrato do financiamento no cartório e pagar os tributos de transferência e registro do imóvel, como o Imposto sobre a Transferência de Bens Imóveis - ITBI.
  8. Pagar o saldo devedor diretamente ao banco, de acordo com as condições acertadas em contrato.

Agora, se você não se sente confiante para passar por todas essas etapas sozinho, você pode contar com o suporte dos especialistas da imobles. Os nossos consultores de compra são treinados para conduzir quem deseja comprar um imóvel através de um financiamento imobiliário do início até o fim.

Como comprovar renda para financiar um imóvel sendo MEI?

Para comprovar que você tem renda suficiente para financiar um imóvel, você deve apresentar documentos que comprovem o desempenho financeiro da pessoa física e da pessoa jurídica do MEI, tais como:

  • Extrato bancário da pessoa física e da pessoa jurídica do MEI, geralmente, os extratos solicitados são referentes aos últimos 6 meses.
  • Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.
  • Declaração anual do Simples Nacional - Microempreendedor Individual.
  • Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE).
  • Declaração de faturamento dos últimos 12 meses.
  • Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), o contrato social do MEI.

Assim, ao entregar a papelada conforme manda o figurino, dificilmente seu financiamento imobiliário será recusado.

MEI pode comprar imóvel pela Caixa?

Sim, o MEI pode financiar um imóvel pela Caixa Econômico e participar dos financiamentos habitacionais populares oferecidos pela instituição.

Prontinho, agora que você aprendeu como financiar um imóvel sendo MEI e descobriu quais são os documentos necessários para passar pelo processo de financiamento sem perrengue, você está liberado para planejar a compra do seu patrimônio.

Deixe seu comentário ou dúvida

Artigos relacionados

Encontre o apartamento ideal hoje mesmo. Ajudamos você!

Chame um consultor agora ou agende uma ligação.