Como financiar um imóvel sem ter carteira assinada?

27 Abril 2022 | Atualizado em 18 Maio 2022
Por Redação imobles

Carteira de trabalho

Possuir um vínculo empregatício não é requisito para fazer um financiamento imobiliário. Sendo assim, o autônomo - seja ele um profissional liberal ou informal - pode tranquilamente financiar um imóvel sem carteira assinada.

Mas, um porém: desde que cumpra com outras exigências desse tipo de empréstimo, como é o caso de conseguir comprovar sua renda mensal para a instituição financeira credora. Feito isso, o processo de financiamento segue normalmente.

Para descomplicar ainda mais esse assunto, trouxemos dicas e exemplos de como financiar um imóvel sem ter carteira assinada. Desse modo, assim que terminar de ler este artigo, você pode começar imediatamente a organizar seus documentos para, enfim, solicitar o seu financiamento imobiliário.

Como funciona o financiamento para autônomos?

O financiamento para autônomos funciona nos mesmos moldes do financiamento para profissionais assalariados. Basicamente, o que muda é a forma de comprovar ao banco que você tem condições de arcar com os custos desse longo compromisso financeiro.

Ou seja, enquanto os profissionais com vínculo empregatício podem comprovar renda a partir do holerite ou contracheque mensal, o autônomo deve reunir diversos documentos para confirmar o seu poder de compra.

Omitindo essa diferença, o processo do financiamento é o mesmo, passando basicamente pela solicitação e aprovação do crédito, análise jurídica dos documentos do comprador, vendedor-proprietário e propriedade e vistoria do imóvel.

Como conseguir financiar um imóvel sem ter carteira assinada?

Para conseguir financiar um imóvel sem ter carteira assinada, você precisará comprovar renda por outros meios. Além disso, nesse caso, os comprovantes de renda variam de acordo com a espécie do trabalho autônomo, sendo eles:

  • serviços prestados por trabalhador informal, de profissão não regulamentada (professor particular, encanador, pintor, jornalista, vendedor de doces).
  • serviços prestados por trabalhador liberal, de profissão regulamentada (médico, psicólogo, engenheiro, nutricionista).

Além disso, o autônomo pode exercer suas atividades laborais como pessoa física ou jurídica, o que muda a forma de comprovar renda no momento do financiamento.

Por isso, o primeiro passo para financiar seu imóvel sem carteira assinada é identificar o tipo de trabalho autônomo que você presta e buscar comprovações desse serviço.

Comprovante de renda do autônomo que exerce suas atividades como PF:

  • Extrato bancário: de modo geral, referente aos últimos 6 meses de operação.
  • Declaração anual do Imposto de Renda: mesmo que de isenção, se esse for o seu caso.
  • Extrato mensal do Carnê-Leão: utilizado para recolher tributos sobre atividades desenvolvidas por pessoas físicas.

Comprovante de renda do autônomo que exerce suas atividades como PJ:

  • Contrato social da empresa: comprovando a abertura da empresa.
  • Faturamento anual da empresa: comprovando quanto o negócio do autônomo movimenta anualmente.
  • Extrato bancário da conta jurídica: comprovando a origem dos recebimentos.
  • Declaração anual do Imposto de Renda: nesse caso, o IR da pessoa física, ou seja, do autônomo, comprovando a renda recebida durante o ano anterior.
  • Extrato bancário do empresário: expressando quanto o profissional autônomo recebe de pró-labore, além das retiradas regulares de lucro da conta PJ.
  • Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore): documento preenchido por um contador, utilizado para comprovar a renda de profissionais que não possuem CNPJ. É preciso salientar que esse documento só é aceito pelo banco Bradesco.

Por isso, vale ressaltar a importância de manter sua documentação, tanto como pessoa física quanto como pessoa jurídica, organizada. Especialmente, no caso do profissional autônomo que exerce sua função como pessoa jurídica.

Além disso, nessa situação, lembre-se de transferir o seu “salário” para a sua conta particular, afinal, o que “passa” pela sua conta como pessoa física é o que importa para o banco, não a performance da sua empresa.

Agora, se você mistura as finanças pessoais e empresariais, utilizando as contas jurídicas para fins pessoais e vice-versa, isso pode ser um problema, dado que o imóvel será comprado por você e não por sua empresa.

Essa confusão financeira é mais comum do que se imagina, por isso, caso o profissional autônomo tenha qualquer problema na hora de aprovar seu financiamento, ele também pode recorrer às fintechs.

Elas são boutiques financeiras que analisam manualmente caso por caso, concedendo o recurso em troca de uma taxa de juro mais generosa.

Quem indica, amigo é:

Se você ainda tem dúvidas em como fazer financiamento sem renda formal, não deixe de conferir o guia com todos os documentos para você preparar sua comprovação de renda!

Não tenho carteira assinada: posso financiar um imóvel pela Caixa?

Sim, autônomos também podem financiar um imóvel pela Caixa e participar de programas de financiamento mais populares, como é o caso do “Casa Verde e Amarela'', antigo “Minha Casa Minha Vida”.

De modo geral, a Caixa Econômica Federal solicita extratos bancários dos últimos 6 meses para substituir a comprovação de renda formal via horelite.

Assim, a documentação necessária para solicitar crédito na Caixa sendo autônomo, é a seguinte:

  • RG e CPF ou CNH na validade de 10 anos (Se for casado enviar também do cônjuge)
  • Certidão de Estado Civil
  • Comprovante de Residência Atualizado
  • 6 últimos extratos
  • Última declaração do Imposto de Renda como comprovante de renda.

Claro que, assim como qualquer outro banco, você precisa se enquadrar nos outros requisitos estipulados pela instituição bancária para poder conseguir o crédito imobiliário, viu?

Mas, de antemão, sim: mesmo sem carteira assinada é possível financiar um imóvel pela caixa ou qualquer outra instituição financeira, desde que cumprindo com as condições estabelecidas por ela.

Deixe seu comentário ou dúvida

Artigos relacionados

Encontre o apartamento ideal hoje mesmo. Ajudamos você!

Chame um consultor agora ou agende uma ligação.