Consórcio ou financiamento de imóvel: qual o melhor?

29 Abril 2022 | Atualizado em 02 Maio 2022
Por Redação imobles

mulher e homem segurando uma chave de um apartamento

Existem diversas formas de conseguir aquele empurrãozinho financeiro na hora de comprar o seu imóvel, dentre as principais estão o consórcio e o financiamento imobiliário. Porém, assim como qualquer outro recurso monetário, cada um deles possui suas vantagens e desvantagens.

Por isso, se você está pensando em comprar a sua casa própria, mas está em dúvida entre o consórcio ou o financiamento de um imóvel como meio para alcançar esse objetivo, você chegou no lugar certo.

A imobles compara as duas opções para você e, a partir disso, você descobre qual é a melhor alternativa de pagamento para o seu caso, combinado?

Comparativo: consórcio ou financiamento de um imóvel

Antes de compararmos o consórcio ao financiamento imobiliário e vice-versa, que tal relembrar, brevemente, como funciona cada um deles? Pois bem:

O consórcio imobiliário é um produto financeiro que reúne um grupo de clientes que tem como objetivo a obtenção de uma carta de crédito.

Assim, a cada mês todos os consorciados pagam “antecipadamente” uma parcela desse crédito, porém só um deles é contemplado com o valor integral do benefício por mês, embora possam dar lances mais altos ou, ainda, serem sorteados antes que o consórcio seja integralmente pago.

O financiamento imobiliário, por outro lado, consiste na concessão da carta de crédito antes do pagamento dessa quantia.

Assim, caso o solicitante tenha o crédito aprovado e concorde com as condições de pagamento estipuladas pelo banco, o dinheiro é liberado. O financiamento é pago em parcelas mensais, acrescidas de juros.

Mas, para que possamos fazer uma comparação justa entre os dois, nos tópicos seguintes, você confere as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Vantagens do consórcio imobiliário

O principal diferencial do consórcio imobiliário está no fato de que sobre as suas parcelas mensais não incidem juros, apenas as taxas de administração da instituição financeira. Assim, como você somente acessa o prêmio depois de quitar a carta - pelo menos parcialmente - você não paga uma taxa de juros por isso.

Aliás, com o passar do tempo, o valor das parcelas passam por uma correção monetária, de acordo com a inflação, para que o valor premiado seja equivalente ao valor contratado quando a pessoa for contemplada ou finalizar o pagamento da carta de crédito.

Além disso, o consórcio pode ser uma boa opção para aqueles que não conseguiram que o financiamento imobiliário fosse aprovado e que, do mesmo modo, não querem pagar taxas mais altas financiando diretamente com uma construtora.

Outro ponto positivo do consórcio imobiliário é que, diferente do financiamento, não é preciso dar um valor alto de entrada no momento da contratação, bastando apenas que o consorciado comece a pagar o seu carnê mensal.

Desvantagens do consórcio imobiliário

A carta de crédito de um consórcio possui valores pré-especificados e períodos de pagamento variados em contrato. No momento da contratação do consórcio, o banco ou instituição financeira oferece as opções ao contratante, sendo de responsabilidade do cliente optar por uma delas.

Um consórcio imobiliário dura geralmente de 10 a 15 anos, assim, caso você não seja sorteado ou não tenha obtido a carta de crédito em lance, esse é o período médio de pagamento do seu futuro imóvel, sem que você esteja usufruindo do seu patrimônio.

Por isso, podemos apontar como uma desvantagem do consórcio o tempo de pagamento e espera pelo imóvel. De modo geral, essa modalidade é indicada aos clientes que não tem pressa de mudar para a casa própria.

Vantagens do financiamento imobiliário

Se você não tem o valor todo para comprar à vista o seu imóvel, mas tem um dinheirinho guardado para dar de entrada, o financiamento imobiliário pode ser uma boa pedida. Isso porque, se você tem o financiamento aprovado, a carta de crédito é liberada para você em até 60 dias.

Nesse cenário de aprovação, você dá uma quantia de entrada, geralmente 20% do valor do imóvel, e já começa a utilizar o bem, terminando de pagá-lo durante os próximos anos, em parcelas mensais.

Ou seja, a principal vantagem do financiamento imobiliário é poder aproveitar o imóvel enquanto ele está sendo pago, diferente da dinâmica do consórcio, que funciona de maneira contrária a essa.

Desvantagens do financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário proporciona imediatismo ao solicitante, porém, essa vantagem instantânea será paga pelo cliente, literalmente. Afinal, 80% do valor do imóvel financiado deverá ser devolvido ao banco acrescido de juros.

A taxa de juros anual de um financiamento imobiliário costuma ficar entre 7 e 12% (fora outros custos intrínsecos ao processo). O que pode aumentar significamente o valor efetivo pago pelo imóvel.

Além disso, vale ressaltar que o processo de financiar um imóvel pode ser um pouco mais burocrático, principalmente se você não conhece o passo a passo do financiamento imobiliário. Porém, com informação e suporte adequado, todo o processo pode se tornar mais leve.

Qual é a melhor opção: consórcio ou financiamento imobiliário?

A melhor opção entre as alternativas será a que for mais adequada à sua realidade financeira e aos seus planos de vida. Por isso, o melhor a se fazer é pesar os prós e contras de cada opção, analisando, ao mesmo tempo, seus objetivos pessoais.

Afinal, o consórcio imobiliário pode sair em meses ou anos, enquanto o financiamento pode acontecer em até 60 dias. Assim, se você quer o seu imóvel nesse exato momento, o financiamento pode ser a melhor opção.

Agora, se você não tem pressa e quer tempo para planejar sua compra, adquirir um consórcio pode ser a alternativa mais certeira.

Se depois de ponderar os prós e contras de cada uma das suas opções, você decidiu por solicitar um financiamento imobiliário, a imobles pode te ajudar. A gente te guia durante todo o processo de aprovação do seu financiamento até a entrega das chaves do seu imóvel.

Deixe seu comentário ou dúvida

Artigos relacionados

Encontre o apartamento ideal hoje mesmo. Ajudamos você!

Chame um consultor agora ou agende uma ligação.