Ranking das cidades mais seguras do estado de São Paulo

25 Agosto 2023 | Atualizado em 07 Fevereiro 2024
Por Redação MySide

Várzea Paulista, Botucatu, Salto, Santa Bárbara d’Oeste, Atibaia, Americana, Bragança Paulista, Votorantim, Itatiba e Indaiatuba são as cidades mais seguras de São Paulo, que ocupa a segunda posição entre os estados mais seguros do Brasil.

Cidades mais seguras de São Paulo - 2023
A classificação das cidades mais seguras de SP é um levantamento do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©, um indicador exclusivo que leva em consideração a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes por município brasileiro.

Os dados são do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).Ranking da cidades mais seguras de São Paulo

Para a surpresa e contentamento de quem deseja visitar ou até mesmo se mudar para São Paulo, vai gostar de saber que é possível encontrar cidades com ótima qualidade de vida e, ainda, localização estratégica dentro do território paulista.

Acompanhe o artigo para conhecer as cidades top 10 no ranking das cidades mais seguras de São Paulo!

1. Salto

Salto - SP
Salto, a cidade mais segura de São Paulo, faz parte da Região Metropolitana de Sorocaba, tem uma população de 141.988 pessoas e uma taxa de 3,1 assassinatos por 100 mil habitantes. Localizada entre Itu e Indaiatuba, é chamada assim por conta do Salto do Tietê, uma queda d’água do rio localizada na Praça Archimedes Lammoglia.

O local, que é cortado pelo famoso Rio Tietê, possui economia baseada na prestação de serviços, comércio e indústrias. Uma das empresas destaque é a Papel de Salto, responsável pela produção das cédulas de real.

2. Várzea Paulista

Várzea Paulista - sp
Segundo o Anuário 2023 Cidades mais Seguras©, Várzea Paulista é a segunda cidade mais segura de São Paulo e também a terceira do ranking nacional. O município fica no interior de São Paulo, na Região de Jundiaí, conta com 116 mil moradores e apresenta uma taxa de violência de 3,5 assassinatos a cada 100 mil habitantes.

A cidade, que está a 45 km da capital, é reconhecida pela produção de orquídeas tanto a nível nacional quanto a nível sulamericano, com o maior orquidário entre os países latino americanos. Além disso, o local também possui uma economia baseada nas indústrias, com geração de empregos constante.

3. Botucatu

Botucatu - SPLocalizada na Região Centro-Sul de São Paulo, Botucatu possui o apelido de “cidade dos bons ares" pelo ar e clima vindos das Cuestas, uma formação geológica singular a 840 metros de altitude. Com 137 mil habitantes e um dos melhores indicativos de segurança do país, o índice do local é de apenas 3,5 mortes a cada 100 mil habitantes.

Botucatu é uma cidade com uma vasta infraestrutura de serviços e uma natureza riquíssima, unindo o melhor dos dois mundos. Para potencializar a segurança e a qualidade de vida do município, os melhores bairros para viver no local são Vila Aparecida, Vila Nogueira, Vila dos Lavradores, Chácara dos Pinheiros.

4. Indaiatuba

Indaiatuba - SPIndaiatuba está localizada na Região Noroeste do estado, com uma população de 266 mil habitantes e uma taxa de homicídios de 3,5 por grupo de 100 mil habitantes. O município, que foi muitas vezes considerado o melhor para morar no Brasil, ocupa a quarta posição no ranking das cidades mais seguras de SP.

Localizada na Microrregião e, também, vizinha de Campinas, a economia da cidade é movimentada pelos comércios, indústrias, agricultura e turismo. Ela fica a 10 km do Aeroporto Internacional de Viracopos, facilitando a logística dos viajantes da região.

5. Araraquara

Araraquara - SPLocalizada a 250 km da capital, Araraquara está ao lado de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Por lá, a segurança é modelo com taxa de 3,9 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Com um total de 242 mil moradores, o município está em segundo lugar no ranking de cidades brasileiras mais seguras com população entre 200 mil e 500 mil habitantes.

A cidade foi reconhecida a nível nacional durante o período da pandemia de Covid-19 pela boa gestão de saúde pública, tanto de serviços ofertados pelo SUS, quanto pelo baixo número de afetados pela doença.

6. Votorantim

Votorantim - SPVotorantim é uma cidade do interior de SP, localizada na Região Metropolitana de Sorocaba, a Oeste da capital do estado, e conta com 128 mil moradores e uma taxa de violência de 4,5 mortes por 100 mil habitantes.

A cidade também é uma grande geradora de empregos, já que a principal atividade econômica do município é o seu setor industrial, com produção acentuada de tecidos, papel, papelão, celulose, cal, embalagem, cimento Votoran e equipamentos variados.

Para lazer, Votorantim conta com cascatas, cachoeiras, parques e praças ao longo de seu território, como também a Represa Itupararanga, que ocupa boa parte do município, abastece a cidade, Sorocaba e região e, ainda, é desfrutada para fins recreativos pela população.

7. Poá

Poá - SPLocalizada na Região Metropolitana de Guarulhos, Poá está a 48 km de distância da capital São Paulo e registrou índice de 5,1 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A cidade é vizinha de Guarulhos, outro município destaque em segurança. A cidade é líder no ranking de segurança dos municípios com mais de 1 milhão de habitantes.

→ Confira todos os rankings e outros estados no estudo completo do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©.

Com o título de estância hidrotermal, o município possui regras rígidas de proteção ambiental, especialmente em relação ao combate contra a poluição hídrica. É inclusive seguindo essas normativas que o setor industrial é o segundo mais forte da cidade, ficando atrás apenas do setor de serviços e comércio.

8. Santa Bárbara d’Oeste

Santa Bárbara d'Oeste - SPSanta Bárbara d’Oeste está localizada no interior do estado, a cerca de 138 km da cidade de São Paulo. Com uma população de 183 mil moradores e uma taxa de 5,5 mortes a cada 100 mil habitantes, o município é referência por conta dos baixos índices de criminalidade, com policiamento extensivo e segurança pública de qualidade.

O município tem um mercado de trabalho aquecido, potencializado pelo crescimento industrial e pelo aumento de empreendimentos comerciais em geral. Além disso, os moradores relatam um alto índice de satisfação com o local, por conta da infraestrutura de serviços diversa e da educação de qualidade.

9. Atibaia

Atibaia - SPA 803 metros acima do nível do mar, Atibaia é uma cidade paulista com 159 mil habitantes e um índice de 5,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Pelo clima e pelas inúmeras possibilidades de lazer e ecoturismo, o município atrai diversos turistas ao longo do ano.

Atibaia também é um ótimo local para morar, rodeado por natureza e ar puro. A cidade é tranquila e segura, oferecendo qualidade de vida para quem quer fugir do agito com infraestrutura de serviços de qualidade e opções comerciais que proporcionem uma vida confortável.

10. Bragança Paulista

Bragança Paulista - SPBragança Paulista fica a 88 km da capital, em uma altitude de 817 metros acima do nível do mar. Possui 177 mil moradores e uma taxa de 6,8 homicídios a cada 100 mil habitantes. Dentre as vizinhas mais importantes do município está a cidade de Atibaia, a nona cidade mais segura de SP.

Diferentemente de outras cidades paulistas, a maior parcela da economia local é composta pelo comércio e por instituições de ensino, como as escolas e as faculdades da cidade, seguida pelo setor industrial e pela agricultura.

Bragança Paulista conta com grandes belezas naturais, como represas e cachoeiras, e um clima ameno, com temperaturas moderadas. O município também é um grande incentivador da cultura, sendo conhecido como “cidade poesia”.

Perguntas frequentes

Qual é a cidade mais segura de SP?

A cidade mais segura de São Paulo é Salto, localizada a 107 km da capital do estado. A informação é do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©. Os dados são do Ministério da Saúde e do IBGE.

Qual é a cidade mais insegura de SP?

A cidade mais insegura de SP é Embú das Artes, localizada na Região Metropolitana da capital. A informação é do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©. Os dados são do Ministério da Saúde e do IBGE.

 

Deixe seu comentário ou dúvida