10 cidades mais seguras do Rio de Janeiro

05 Setembro 2023 | Atualizado em 07 Fevereiro 2024
Por Redação MySide

Petrópolis, Nova Friburgo, Mesquita e Campos dos Goytacazes são alguns dos municípios que compõe o ranking das cidades mais seguras do Rio de Janeiro. O estado ocupa a décima sétima posição no ranking de segurança entre os 27 estados brasileiros.

Cidades mais seguras do RJ

A classificação das cidades mais seguras do RJ é um levantamento do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo que leva em consideração a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes por município brasileiro. O Rio de Janeiro tem uma média de 28,2 mortes por 100 mil habitantes, enquanto a média brasileira é de 24,9 a cada 100 mil pessoas.

Ranking das cidades mais seguras do Rio de Janeiro

Os dados são do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).

1. Petrópolis

Petrópolis - RJ

Refúgio para os moradores da capital e localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Petrópolis é a cidade mais segura do RJ. Com uma população de 279 mil pessoas, a cidade imperial tem uma média de 10,5 assassinatos a cada 100 mil habitantes.

Fundada pelo imperador Dom Pedro II, Petrópolis está situada na Região Serrana Fluminense, a 838 metros do nível do mar. Por conta das construções históricas, clima agradável e vegetação abundante, com picos arborizados e quedas de água, a cidade atrai turistas do mundo inteiro.

Já um dos principais cartões-postais do município serrano é a Catedral São Pedro Alcântara, uma construção com estilo gótico francês. É lá, inclusive, que estão os restos mortais da família imperial: D.Pedro II, D. Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D' Eu.

Com belezas naturais e arquitetura histórica, a cidade é uma das melhores para se morar no Rio de Janeiro, embora o custo de vida para viver no local seja um dos mais elevados do país.

2. Nova Friburgo

Nova Friburgo - RJ

Conhecida pelos prédios charmosos e pela culinária de origem suíça, Nova Friburgo está localizada a 131 km da capital carioca, conta com uma população de 190 mil pessoas e uma média de mortes de 11,0 por grupo de 100 mil habitantes.

Carregando o título de Suíça Brasileira desde 2017, Nova Friburgo é considerada a cidade mais fria do RJ. Por isso, se você pretende viajar para lá, fique atento à temperatura. Se os planos são morar no município, leve esse detalhe em conta.

Afinal de contas, a cidade está localizada a 846 m de altitude, já o ponto mais alto do município fica no Pico Maior de Friburgo, com 2.366 metros de altitude em relação ao mar.

Nova Friburgo tem escolas entre as principais instituições do país, como é o caso do Colégio Anchieta e o Colégio Nossa Senhora das Dores. Além de universidades renomadas, como um campus regional da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

3. Mesquita

Mesquita - RJ

Mesquita está localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e tem cerca de 167 mil habitantes, A taxa de assassinato é de 16,5 por grupo de 100 mil habitantes. Além de estar no ranking de cidades mais seguras do RJ, ela também fica a 24 km da capital.

Por ficarem perto da cidade do Rio de Janeiro, os moradores do município podem viver mais tranquilos e, ainda, desfrutar das facilidades oferecidas pela capital. Assim como outros locais do RJ, Mesquita está rodeado por belezas naturais, com mata e diversas cachoeiras em seu território.

Aliás, uma parte do Parque Municipal de Nova Iguaçu ou Parque do Vulcão está localizado no município, com uma importante remanescente da Mata Atlântica, com cerca de 8 km de trilhas acidentadas, cachoeiras e poços para banho.

4. Campos dos Goytacazes

Campos dos Goytacazes - RJ

Localizada no interior do estado, Campos dos Goytacazes tem população de 483 mil habitantes, a média de assassinatos no município fluminense é de 16,7 por 100 mil habitantes.

O município fica a 275 km de distância da cidade maravilhosa, na Região Norte Fluminense do Rio de Janeiro. Ele também possui a maior extensão territorial do estado e um dos melhores PIBs do RJ.

Junto à Macaé, Campos dos Goytacazes é considerada a “Capital Nacional do Petróleo”.Isso porque em sua costa se encontra a P-51 na Bacia de Campos, a maior plataforma petrolífera do Brasil. O setor de comércios e serviços também faz a roda da economia do município girar, tornando o dia a dia dos moradores da cidade mais confortável.

Campos dos Goytacazes é abastecida com diversos hospitais, escolas de tradição, restaurantes, casas noturnas, shoppings, universidades federais, aeroporto, catedrais e teatros importantes, casas de cultura, centro histórico e ecoturismo.

5. Nilópolis

Nilópolis - RJ

Um dos 13 municípios integrantes da Baixada Fluminense, Nilópolis conta com 147 mil habitantes e taxa de 17,5 mortes a cada 100 mil habitantes. A cidade está localizada ao lado de Nova Iguaçu e Duque de Caxias e a 23 km da capital do estado.

O município possui a maior concentração populacional urbana por quilômetro quadrado do Brasil e é também o menor município do Rio de Janeiro em extensão territorial, com apenas 19,4 km².

6. Teresópolis

Teresópolis - RJ

Teresópolis fica no interior do Rio de Janeiro, na Região Serrana Fluminense, a 94 km da capital carioca e ao lado de Petrópolis. O município conta com uma população de 165 mil pessoas e uma média de 18,2 assassinatos por 100 mil habitantes.

Enquanto o nome da cidade de Petrópolis significa “Cidade de Pedro”, Teresópolis significa “Cidade de Teresa”, uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II, fundador da cidade vizinha.

Já os maciços da Serra dos Órgãos enfeitam o horizonte da cidade, tornando o dia a dia dos moradores e turistas do município ainda mais charmoso. Aliás, por conta das formações montanhosas, ela é considerada a capital nacional do montanhismo.

Rodeada pelo ar puro da serra, Teresópolis é uma cidade tranquila e hospitaleira, com um dos custos de vida mais baixos da região serrana e diversas opções de turismo e lazer.

7. Niterói

Niterói - RJ

A cidade de Niterói está ao lado da capital do estado e conta com 482 mil habitantes. O município é considerado o sétimo mais seguro do estado com taxa de 24,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes. O índice é bastante similar à média nacional que é de 24,9.

A cidade possui qualidade de vida alta com PIB per capita de quase R$ 80 mil, um dos maiores do estado. Outro indicador que mostra a relevância da cidade é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que na cidade é muito alto com 0,837 (de 0 a 1).

8. Maricá

Maricá - RJ

Maricá está localizada a 55 km da capital do RJ e faz parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, A cidade conta com 197 mil habitantes e taxa de segurança de 26,2 assassinatos a cada 100 mil habitantes.

A cidade que reúne paisagens de praias e montanhas, tem sua economia baseada no turismo de aventura e natureza. O município, que está em pleno desenvolvimento, demonstrou aumento de quase 55% na população entre 2022 e 2010, resultados oficiais do Censo IBGE.

9. Belford Roxo

Belford Roxo - RJ

Mais um município que faz parte da Baixada Fluminense, Belford Roxo possui 483 mil habitantes e está ao lado de Nova Iguaçu e São João do Meriti. Com taxa de segurança em 27,8 assassinatos a cada 100 mil habitantes, a cidade ocupa o 9º lugar entre as cidades fluminenses.

A segunda maior cidade em número populacional que compõe este ranking fazia parte de Nova Iguaçu até 1990, sendo recente sua emancipação. Desde 2015 o município vem constantemente investindo em ações para aumentar os níveis de segurança para seus moradores com aumento de policiamento e obras de infraestrutura pública.

10. São Pedro da Aldeia

São Pedro da Aldeia

O município vizinho de Cabo Frio faz parte da conhecida Região dos Lagos, que reúne diversos municípios praianos com paisagens paradisíacas. Com 104 mil habitantes, São Pedro da Aldeia possui taxa de 28,2 assassinatos a cada 100 mil habitantes, ocupando o décimo lugar no ranking de segurança.

O local, que tem economia baseada no turismo, oferece um ambiente seguro e com boa qualidade de vida também para quem deseja morar por lá. Em 2022 o site Oi, Rio elegeu a cidade como a melhor na Região dos Lagos para viver. Isso porque o custo de vida no local é mais baixo em relação às cidades vizinhas, assim como com boa infraestrutura urbana, que serve de referência para diversas cidades litorâneas do RJ.

Perguntas Frequentes sobre o ranking de cidades mais seguras do RJ

Qual é a cidade mais segura do RJ?

A cidade mais segura do estado do RJ foi Petrópolis com taxa de 10,5 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2023 Cidades mais Seguras ©, uma iniciativa MySide, com dados do Ministério da Saúde e do Censo 2022 IBGE.

Qual é a cidade mais insegura do estado do Rio de Janeiro?

A cidade menos segura do Rio de Janeiro é Itaguaí, com taxa de 73,3 assassinatos a cada 100 mil habitantes, quase sete vezes maior que Petrópolis, a cidade mais segura do estado. A informação é do Anuário 2023 Cidades mais Seguras ©, uma iniciativa MySide, com dados do Ministério da Saúde e do Censo 2022 IBGE.

O Rio de Janeiro é um estado seguro?

Segundo informações do Anuário 2023 Cidades mais Seguras©, o Rio de Janeiro é o 17º estado mais seguro do país. A taxa registrada no local é de 33,5 assassinatos a cada 100 mil habitantes, maior que a média nacional de 24,9. Uma iniciativa MySide, o Anuário possui dados do Ministério da Saúde e do Censo 2022 IBGE.

Quais são as cidades mais seguras do estado do RJ?

Confira o ranking de cidades mais seguras do RJ:

1. Petrópolis
2. Nova Friburgo
3. Mesquita
4. Campos dos Goytacazes
5. Nilópolis
6. Teresópolis
7. Niterói
8. Maricá
9. Belford Roxo
10. São Pedro da Aldeia

Uma iniciativa MySide, o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras© possui dados do Ministério da Saúde e do Censo 2022 IBGE.

O que é o Anuário Cidades Mais Seguras do RJ?

O Anuário 2023 Cidades mais Seguras ©, uma iniciativa MySide, que reúne dados do Ministério da Saúde e do Censo 2022 IBGE para determinar a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes por município do país.

Deixe seu comentário ou dúvida