Cidades mais seguras do Norte do Brasil

22 Setembro 2023 | Atualizado em 07 Fevereiro 2024
Por Redação MySide

Breves (PA), Santarém (PA), Manacapuru (MA), Cametá (PA), Belém (PA), Bragança (PA), Itacoatiara (AM), Rio Branco (AC), Barcarena (PA) e Boa Vista (RR) compõem o ranking das cidades mais seguras da Região Norte do Brasil.

Cidades mais seguras do Norte

Esta lista é uma classificação do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo que leva em consideração a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes. Os dados utilizados são do Censo IBGE 2022, do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ranking das cidades mais seguras da região norte

A Região Norte do Brasil é composta por Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins. Mais da metade do ranking das 10 cidades mais seguras dessa parte do país está localizada no estado do Pará. A taxa média da região é de 36,8 mortes a cada 100 mil habitantes.

1. Breves (PA)

Breves - PA

Breves é uma cidade localizada no Sudoeste do estado do Pará, a 222 km de Belém. O município possui uma população de 107 mil pessoas e um índice de 13,4 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes.

As principais atividades econômicas da cidade são o extrativismo, com o açaí, palmito e carvão; a agricultura, com o cultivo de milho, mandioca e outros; e a pecuária, com gado, búfalos e suínos.

Embora seja uma cidade segura, muitos moradores reclamam da qualidade da água do local, mesmo que ela seja rodeada por rios e igarapés. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) do lugar também é considerado baixo.

Por outro lado, Breves oferece um ensino público superior de qualidade, contando com um campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) e diversas opções de lazer e turismo, especialmente ao redor dos rios que cercam o município.

2. Santarém (PA)

Santarém - PA

Santarém fica localizada na Região Oeste do Pará, sede da própria Região Metropolitana. A 807 km de Belém, o município possui 332 mil moradores e uma taxa de violência de 15,1 mortes por 100 mil habitantes. O IDHM do local é considerado médio.

A cidade é o principal centro urbano, financeiro, comercial, industrial e cultural da Região Oeste do estado do Pará, exercendo grande influência em seus municípios vizinhos. Por estar localizada às margens do Rio Tapajós, Santarém conta com mais de 100 km de praias de águas doces.

Dentre as mais famosas está a Praia do Alter do Chão, conhecida como o caribe brasileiro. Os litorais de águas doces do município atraem turistas durante o ano inteiro, fomentando o comércio e a prestação de serviços da cidade. Inclusive, essas são as principais atividades econômicas do local.

Para os jovens da região e arredores, são mais de 12 instituições de ensino superior, sendo a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) a principal.

3. Manacapuru (AM)

Manacapuru - AM

Manacapuru fica na Região Metropolitana de Manaus, no estado do Amazonas, a 93 km da capital. Às margens do Rio Solimões, o local tem cerca de 102 mil moradores e apresenta um índice de 18,6 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes.

A economia do município gira em torno do extrativismo, especialmente da borracha e da castanha; da pecuária, da exploração da pesca e da caça e da agricultura, principalmente do cultivo da juta, uma fibra têxtil vegetal.

Manacapuru oferece aos seus moradores uma boa infraestrutura de serviços públicos, com diversos hospitais e estabelecimentos de saúde que atendem a população gratuitamente. Além disso, na educação, o município está assistido com um campus da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

4. Cametá (PA)

Cametá - PA

Cametá fica na Região Nordeste do Pará, a 150 km de Belém, e é uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada em 1613 e emancipada como município em 1635. O local tem uma população de 134 mil pessoas e uma taxa média de 20,1 assassinatos por 100 mil habitantes.

O município também é um polo universitário, atraindo estudantes de toda a região, especialmente para a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA).

Cametá é conhecida por sediar o maior carnaval do Pará e, por isso, a data da comemoração é tão aguardada entre seus habitantes e visitantes do local. Nessa época, o município dobra a quantidade de habitantes, fomentando, assim, a economia local.

5. Belém (PA)

Belém - PA

Belém é a capital do Pará, estado destaque do Ranking Cidades Mais Seguras do Norte do Brasil. Com cerca de 1,3 milhão de moradores, a cidade apresenta um índice de 23,1 assassinatos por 100 mil habitantes. Ela ocupa a sétima posição dentre as capitais mais seguras do país.

Com mais de 400 anos de história, a cidade é uma das capitais da Região Norte com melhor qualidade de vida, relevância turística e histórica do país. A capital do Pará é a principal porta de entrada para a Floresta Amazônica, recebendo milhares de turistas ao longo do ano.

O local também é considerado um grande centro universitário por contar com cerca de seis universidades públicas e institutos, como o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

6. Bragança (PA)

Bragança - PA

Bragança fica na Região Nordeste do Pará, a 221 km de Belém e, assim como Santarém, é uma das cidades mais antigas do estado. Fundado em 1613, o município banhado pelo Rio Caeté tem uma população de 123 mil pessoas e um índice de 26,8 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes.

A cidade possui uma economia que gira em torno das atividades da pecuária, da agricultura, do extrativismo pesqueiro e do turismo. Com casarões e edifícios centenários que remetem aos tempos da colonização, Bragança exala história e charme.

Dentre os pontos mais visitados na cidade e frequentados pelos moradores do local estão os balneários, igarapés, Praia de Ajuruteua – uma das mais extensas do estado– , Praia do Pilão, Praia Chavascal, Ilha do Canela e Vila dos Pescadores.

7. Itacoatiara (AM)

Itacoatiara - AM

Localizada na Região Metropolitana de Manaus, Itacoatiara é um município do Amazonas, a 269 km da capital do estado. Ela é a segunda cidade mais populosa do AM, com 103 mil moradores. No critério segurança, apresenta uma taxa média de 27,2 assassinatos por 100 mil habitantes.

Mesmo sendo uma das cidades mais populosas do Amazonas, Itacoatiara preserva características de cidade do interior, com uma rotina tranquila e simples. Já na economia, o município tem grande relevância para o estado.

A cidade é um dos maiores polos agropecuários do Amazonas e o segundo maior porto fluvial escoador do país, responsável por um grande número de transporte de cargas. Por essa e outras razões, Itacoatiara é a segunda cidade mais rica do estado.

8. Rio Branco (AC)

Rio Branco - AC

Rio Branco é a capital do Acre e a cidade mais populosa do estado, com cerca de 365 mil moradores. Às margens do Rio Acre, o município apresenta uma média de 27,4 assassinatos por 100 mil habitantes.

O local é o principal centro financeiro, corporativo, político e cultural do Acre, exercendo grande influência no estado mais ocidental do Brasil. Fundada em 1882, a capital acriana é conhecida pelas largas avenidas que cortam parques e pontos turísticos.

Aliás, um dos pontos turísticos mais visitados de Rio Branco é a área conhecida como Mercado Velho, no centro da cidade e à margem esquerda do Rio Acre, com suas construções coloridas. O município foi colonizado por nordestinos e, por isso, a cultura dessa região permeia o dia a dia dos acrianos.

9. Barcarena (PA)

Barcarena - PA

Barcarena fica na Região Metropolitana de Belém, tendo sido integrada a ela apenas em 2023. A 15 km da capital paranaense, o município conta com uma população de 126 mil pessoas e um índice de 29,2 assassinatos a cada 100 mil habitantes.

O local tem como principal fonte de renda a agricultura e o setor industrial, com destaque para a industrialização e exportação dos minérios caulim, alumina, alumínio, além de cabos para rede elétrica. Por conta de suas praias, o ecoturismo está ganhando espaço dentro da economia de Barcarena.

Dentre as praias mais visitadas e frequentadas pelos moradores da cidade estão a Praia de Cuipiranga, a Praia de Guajarino e a Praia do Caripi.

10. Boa Vista (RR)

Boa Vista - RR

Ao lado de Belém e de Rio Branco, Boa Vista é mais uma capital da Região Norte do Brasil a fazer parte do ranking das cidades mais seguras dessa parcela do território brasileiro. Ela é a capital de Roraima e a casa de 413 mil pessoas, com um índice de violência de 31,6 mortes por 100 mil habitantes.

A principal fonte de renda da capital roraimense é o comércio atacadista e varejista, com lojas e comércios centralizados na Região Central da cidade, principalmente na Avenida Jaime Brasil, Ville Roy e Ataíde Teive. O Pátio Roraima e o Roraima Garden Shopping também são grandes centros comerciais estabelecidos na cidade.

Boa Vista é um município planejado e, por isso, uma cidade bem organizada, com ruas e quadras padronizadas. Para tornar a capital de Roraima ainda mais charmosa, o Centro é disposto em formato radial, com ruas voltadas para a praça monumental central que, por sua vez, é o centro do poder local.

Já o ponto mais turístico da cidade é o cartão-postal da capital: o Parque do Rio Branco, na beira-rio do município, com mirante, área reservada para caminhada e prática de exercício físico e outros espaços dedicados ao lazer.

Perguntas sobre as cidades mais seguras da Região Norte

Qual é a cidade mais segura da Região Norte do Brasil?

Breves, localizada no Pará, é a cidade mais segura da Região Norte do Brasil, com índice de segurança de 13,4 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©, estudo exclusivo MySide. O indicador leva em conta o número de assassinatos em cada um dos municípios brasileiros utilizando dados do Censo IBGE 2022 e do Ministério da Saúde.

A Região Norte é segura?

O Norte está em 4º lugar no ranking de segurança dentre as 5 regiões brasileiras, com índice 36,8 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©, estudo exclusivo MySide. O indicador leva em conta o número de assassinatos em cada um dos municípios brasileiros e utiliza dados do Censo IBGE 2022 e do Ministério da Saúde.

Qual é a cidade mais insegura do Norte?

A cidade menos segura da Região Norte do país é Altamira (PA) com média de 79,2 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©, estudo exclusivo MySide. O indicador leva em conta o número de assassinatos em cada um dos municípios brasileiros e utiliza dados do Censo IBGE 2022 e do Ministério da Saúde.

Quais são as cidades mais seguras da Região Norte em 2023?

Segundo o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©, as cidades são:

1 - Breves (PA)
2 - Santarém (PA)
3 - Manacapuru (AM)
4 - Cametá (PA)
5 - Belém (PA)
6 - Bragança (PA)
7 - Itacoatiara (AM)
8 - Rio Branco (AC)
9 - Barcarena (PA)
10 - Boa Vista (RR)

A informação é do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©, estudo exclusivo MySide. O indicador leva em conta o número de assassinatos em cada um dos municípios brasileiros e utiliza dados do Censo IBGE 2022 e do Ministério da Saúde.

O que é o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©?

O Anuário 2023 Cidades Mais Seguras© é um estudo exclusivo MySide. O indicador leva em conta o número de assassinatos em cada um dos municípios brasileiros e utiliza dados do Censo IBGE 2022 e do Ministério da Saúde.

Deixe seu comentário ou dúvida