10 cidades mais seguras do estado de Minas Gerais

11 Setembro 2023 | Atualizado em 07 Fevereiro 2024
Por Redação MySide

Lavras, Uberlândia, Varginha, Nova Lima, Uberaba, Conselheiro Lafaiete, Sabará, Barbacena, Poços de Caldas e Passos são as 10 cidades mais seguras de Minas Gerais. Aliás, o estado ocupa a terceira posição entre os mais seguros do Brasil.

Cidades mais seguras de Minas Gerais

Esta lista é uma classificação do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo que leva em consideração a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes.Os dados utilizados são do Censo 2022 IBGE e do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ranking das cidades mais seguras de Minas Gerais

A nível estadual, Minas Gerais apresenta um índice de violência médio de 14 mortes por 100 mil habitantes, com uma população de mais de 20 milhões de pessoas. MG é o segundo estado mais populoso do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo, além de ser o terceiro mais seguro do Brasil.

1. Lavras

Lavras - MG

Lavras é uma cidade mineira localizada entre o Sul e o Oeste do estado, a 237 km de Belo Horizonte. O local possui uma população de 105 mil pessoas e uma taxa de 4,8 assassinatos por 100 mil habitantes. Esse índice de segurança coloca Lavras no primeiro lugar no ranking das cidades mais seguras de MG.

Na economia, as principais atividades econômicas giram em torno do setor metalúrgico, o agroindustrial e o têxtil. O município também se destaca pela qualidade educacional, principalmente a nível superior, afinal, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) aparece entre as melhores do país.

Por ser uma cidade de estrutura média, Lavras possui um comércio bastante diversificado, proporcionando um dia a dia confortável aos seus moradores e universitários. Para aproveitar ainda melhor sua infraestrutura, busque uma residência na Região Central do município.

2. Uberlândia

Uberlândia - MG

Uberlândia está localizada no interior de Minas Gerais e ocupa o primeiro lugar entre as cidades mais seguras do Brasil com população entre 500 mil a 1 milhão de habitantes. O município de 713 mil pessoas tem uma taxa de 6,9 assassinatos por grupo de 100 mil pessoas.

O município mineiro é destaque no crescimento econômico e também na qualidade de saúde pública municipal. Inclusive, como resultado de uma boa gestão de políticas públicas, em 2022, o local alcançou as maiores posições em diversas pesquisas de institutos renomados brasileiros.

Uberlândia possui também uma grande oferta de empregos, especialmente por conta do setor industrial presente na cidade, com empresas de relevância nacional e internacional. No quesito educação, o município conta com uma instituição federal: a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

3. Varginha

Varginha - MG

Varginha fica na Região Sul de Minas Gerais, conta com uma população de 136 mil habitantes e um índice de violência de 7,3 mortes por grupo de 100 mil pessoas. Dentre as principais atividades econômicas da cidade estão o setor de serviços e o setor industrial.

Com distância similar entre três das quatro capitais da Região Sudeste do Brasil, o município oferece localização estratégica aos seus moradores. Varginha está a 311 km de Belo Horizonte, a 317 km da cidade de São Paulo e a 394 km da cidade do Rio de Janeiro.

Para morar com mais segurança e conveniência, escolha entre os bairros Rezende, Santa Luiza ou Vila São José.

4. Nova Lima

Nova Lima - MG

Nova Lima fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ao lado da capital mineira, a cerca de 18 km do local. O município, que tem a extração mineral como carro-chefe de sua economia, conta com uma população de 112 mil pessoas e uma taxa média de 7,3 mortes por grupo de 100 mil habitantes.

Em 2021, a cidade foi reconhecida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) como o município mais rico do Brasil, com uma renda per capita superior a R$ 8 mil. O sucesso da sua economia advém da mineração, do setor de serviços e, notoriamente, do mercado imobiliário.

Nova Lima é composta predominantemente por empreendimentos horizontais, embora, o mercado imobiliário da região esteja avançando e modificando o cenário, principalmente em bairros de alto padrão, como o Vila da Serra, o Vale do Sereno e o Vale dos Cristais.

A 750 metros de altura em sua altitude mínima, a cidade é cercada por cadeias montanhosas do conjunto maciço da Serra do Espinhaço, aquecendo o turismo ecológico e a prática de atividades físicas como o ciclismo de montanha e escalada.

5. Uberaba

Uberaba - MG

Uberaba fica no interior de Minas Gerais, no Sudoeste do estado. O município está localizado a 481 km de BH, tem cerca de 338 mil moradores e índice de 7,4 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes.

Ela é considerada uma das cidades mais importantes do Sudoeste de MG, sendo conhecida pelo agronegócio, pelo gado Zebu e pelos dinossauros (isso mesmo!) – por conta dos vários fósseis encontrados em seu território. Inclusive, o local apresenta relevância internacional quando o assunto tratado é a paleontologia.

Uberaba é um município desenvolvido, com diversas opções de serviços, comércios, lazer e entretenimento, como a ExpoZebu e o Parque dos Dinossauros – que atrai um fluxo considerável de turistas durante o ano.

6. Conselheiro Lafaiete

Conselheiro Lafaiete

Localizada na Macrorregião Metropolitana de Belo Horizonte, a 96 km de BH, Conselheiro Lafaiete possui uma população de 132 mil pessoas e um índice de 7,6 assassinatos por 100 mil habitantes. Ela é divisora de duas grandes bacias hidrográficas de MG: o Rio Doce e o Rio São Francisco.

Fundado em 1790, o local é um dos municípios mais antigos do estado mineiro, proporcionando aos moradores uma infraestrutura de serviços recheada de opções, um cotidiano calmo e seguro.

Distante a menos de 100 km da capital, os moradores têm acesso a bares, restaurantes, hospitais, farmácias, universidades, escolas, mercados, padarias, dentre outros serviços indispensáveis, ao mesmo tempo que aproveitam os ares do interior. Para investir em imóveis, a região também é mais acessível.

7. Sabará

Sabará - MG

Sanará fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a 19 km de BH, com uma população de 129 mil pessoas e uma taxa de violência de 8,0 mortes a cada 100 mil habitantes. O município conta com casarões, chafarizes e um acervo de igrejas antigas que ajudam a contar a história da cidade.

O centro histórico de Sabará é um dos mais visitados de Minas Gerais, aliás, a Rua Dom Pedro II, localizada nessa região, tem seu conjunto arquitetônico tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Os chafarizes, as igrejas setecentistas, a Casa da Ópera, o Museu do Ouro e as festas tradicionais da cidade, como o Festival da Jabuticaba, movimentam o turismo do local. Afinal, dentre as principais atividades econômicas de Sabará estão a prestação de serviço, o comércio e a extração mineral.

Para quem deseja morar na cidade histórica, a tranquilidade, a segurança e o acesso à educação e saúde de qualidade são fatores relevantes. Mas, se porventura não for possível encontrar o que se busca no município, a capital mineira estará logo ali.

8. Barbacena

Barbacena - MG

Com 125 mil moradores, Barbacena fica na Macrorregião do Campo das Vertentes e é conhecida como a “Cidade das Flores”, além de apresentar um índice de 8,4 assassinatos por 100 mil habitantes.

A 169 km de BH, o local exerce uma grande influência comercial e educacional nos municípios vizinhos e, por isso, é considerado o principal centro urbano dessa região. Dentre as principais atividades econômicas da cidade estão a produção de frutas e de flores – por isso o apelido.

Atualmente, a cidade atrai diversos estudantes do ensino superior para instituições como a Faculdade de Medicina de Barbacena, a Universidade Presidente Antônio Carlos, a Universidade do Estado de Minas Gerais e o Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais.

9. Poços de Caldas

Poços de Caldas - MG

Poços de Caldas é uma cidade charmosa localizada no Sudoeste de MG, a 461 km de Belo Horizonte. O município tem cerca de 164 mil moradores e uma taxa média de violência de 8,7 mortes a cada 100 mil habitantes.

A cidade é rica em paisagens naturais e, por isso, oferece aos moradores e visitantes muitas opções de turismo ecológico. Localizada em uma área de transição entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica, conta com diversas cachoeiras, cascatas e águas termais.

As principais atividades de lazer do município envolvem programação ao ar livre, como passeios até a cachoeira Véu das Noivas, a Cascata das Antas e as Thermas Antônio Carlos. O Museu Histórico, o Parque Municipal e o Festival de Jazz também movimentam a região durante o ano.

As atrações naturais são apenas uma parcela do potencial do município, isso porque Poços de Caldas também reúne um grupo de instituições de ensino de excelência, como o Instituto Federal do Sul de Minas, a Universidade do Estado de Minas Gerais e a Universidade Federal de Alfenas.

10. Passos

Passos - MG

Passos é uma cidade localizada no interior do estado de Minas, com uma população de 112 mil pessoas e uma taxa de 9,8 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes. A 352 km da capital do estado, ela é considerada um polo regional, com uma economia voltada à agropecuária, agronegócio, indústria e serviços.

O município fica na Região Sudoeste de MG e é considerado o centro educacional e médico dessa região. O local recebeu esse título depois que o projeto Cidade da Saúde e do Saber saiu do papel, um grandioso complexo de estudo, atendimento e pesquisa em saúde.

O projeto é uma parceria entre a Universidade do Estado de Minas Gerais e a Santa Casa de Misericórdia de Passos. Ele tem como objetivo o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores da cidade e região. Uma parte do complexo foi inaugurado em 2021.

Perguntas frequentes sobre as cidades mais seguras de Minas Gerais

Qual é a cidade mais segura de Minas Gerais?

A cidade mais segura de MG é Lavras com apenas 4,8 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©, iniciativa MySide. O estudo reúne informações do Censo 2022 IBGE e do Ministério da Saúde.

Qual é a cidade menos segura de MG?

A cidade mais perigosa de Minas Gerais é Governador Valadares com 36,0 assassinatos a cada 100 mil habitantes, a maior média do estado. A informação é do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©, iniciativa MySide. O estudo reúne informações do Censo 2022 IBGE e do Ministério da Saúde.

O estado de Minas Gerais é seguro?

Minas Gerais é o terceiro estado mais seguro do país com média de 14,0 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©, iniciativa MySide. O estudo reúne informações do Censo 2022 IBGE e do Ministério da Saúde.

O que é o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©?

Um indicador exclusivo, iniciativa MySide, o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras© é um estudo que reúne informações do Censo 2022 IBGE e do Ministério da Saúde para assassinatos em todos os municípios do Brasil.

Deixe seu comentário ou dúvida