10 cidades mais seguras da Bahia

15 Setembro 2023 | Atualizado em 07 Fevereiro 2024
Por Redação MySide

Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Barreiras, Itabuna, Luís Eduardo Magalhães, Salvador, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Alagoinhas e Juazeiro são as cidades mais seguras do estado da Bahia, na Região Nordeste do Brasil.Cidades mais seguras da Bahia

Esta lista é uma classificação do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo que leva em consideração a taxa de mortes violentas a cada 100 mil habitantes. Os dados utilizados são do Censo 2022 IBGE e do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ranking das cidades mais seguras da Bahia

1. Vitória da Conquista

Vitória da Conquista - BA

Vitória da Conquista fica no interior da Bahia, mais precisamente na Região Sudoeste do estado baiano. O município é o terceiro mais populoso da BA, com uma população de 371 mil moradores e um índice de violência de 28,2 mortes por 100 mil habitantes.

O local ocupa também a 9ª posição entre as cidades mais seguras do Nordeste e, para tornar o destino ainda mais interessante para quem deseja morar no estado, Vitória da Conquista é a segunda melhor cidade para se viver nessa região do país de acordo com o Índice dos Desafios da Gestão Municipal.

Além disso, o município é um polo comercial e de serviços e, sem dúvidas, um dos mais importantes do Sudoeste da Bahia. Dentre as atrações da cidade está o Poço Escuro, uma reserva florestal com diversas trilhas e destaque para a preservação da fauna e flora.

A 509 km de Salvador e a 923 metros de altitude, a cidade está entre os municípios mais frios da Região Nordeste do Brasil.

2. Paulo Afonso

Paulo Afonso - BA

Localizada na Região Norte da Bahia, Paulo Afonso é uma cidade do interior do estado, com uma população de 113 mil pessoas e uma taxa média de 38,6 mortes por grupo de 100 mil habitantes.

A 434 km de Salvador, as principais atividades econômicas da cidade estão relacionadas à prestação de serviços, ao comércio, à indústria e à agricultura. Inclusive, Paulo Afonso é conhecida por possuir a primeira usina subterrânea do Brasil!

O município interiorano conta com uma base educacional sólida, com diversas instituições de ensino importantes, como a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e a Faculdade Sete de Setembro (FASETE).

Para aproveitar os arredores da melhor forma possível, visite a Cachoeira de Paulo Afonso, o cânion do Rio São Francisco, o Raso da Catarina e, quem sabe, o Museu Casa de Maria Bonita, em homenagem à Maria Bonita, a primeira mulher cangaceira do Brasil.

3. Barreiras

Barreiras - BA

Barreiras é mais uma cidade do interior baiano que se destaca pelo seu índice de segurança. Com 160 mil habitantes, o município é o mais populoso da Região Oeste do estado, apresentando uma taxa média de 48,0 mortes a cada 100 mil pessoas.

A 863 km da capital estadual, o município também se destacou no Ranking de Cidades Inovadoras e Sustentáveis como a melhor cidade baiana em gestão, bem-estar, segurança pública, infraestrutura, serviços básicos e prosperidade em 2023.

Dentre as principais atividades econômicas de Barreiras está a produção de grãos, especialmente de soja. Para aproveitar o final de semana ou turistar na cidade, os Mirantes da Serra da Bandeira, a Cachoeira do Acaba Vida e a Cachoeira do Redondo são os locais mais indicados.

4. Itabuna

Itabuna - BA

Localizada na Região Sul da Bahia, Itabuna fica a 426 km de Salvador, possui uma população de 187 mil pessoas e ocupa a quarta posição entre os municípios baianos mais seguros, com um índice de 50,7 mortes violentas por grupo de 100 mil habitantes.

Itabuna é um dos municípios mais ricos da Bahia e o ganha-pão da maioria de seus moradores vem do setor de serviços, comércio varejista, alimentos, restaurantes, manufatura e indústrias. Aliás, o Shopping Jequitibá é o maior centro comercial do Sul do estado baiano.

Fundada em 1910, a cidade é conhecida por ser a terra natal de Jorge Amado, um dos maiores e mais influentes escritores da Literatura Brasileira, justamente por isso, Itabuna é dona de uma grande riqueza cultural, e a Casa de Cultura Jorge Amado e o Teatro Municipal Cândida Dória são exemplos de passeios imperdíveis no local.

5. Luís Eduardo Magalhães

Luís Eduardo Magalhães - BA

Luís Eduardo Magalhães fica no Extremo Oeste da Bahia e faz divisa com o estado de Tocantins. Ao lado de Barreiras, o município conta com uma população de 108 mil pessoas e um índice de 53,4 mortes violentas por 100 mil moradores.

A cidade fica a 956 km de distância da capital estadual e faz parte da Região Econômica Brasileira do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), possuindo a sexta maior economia da Bahia e apresentando um grande potencial econômico, principalmente dentro do setor agrícola.

Até meados de 1998, o município se chamava Mimoso do Oeste, mas, depois da morte do advogado e político baiano Luís Eduardo Magalhães, a cidade foi rebatizada em sua homenagem.

6. Salvador

Salvador - BA

Conhecida como a “Capital da Alegria”, Salvador é a capital da Bahia, localizada na Costa Leste do estado. Com cerca de 2,4 milhões de habitantes, o município conta com um índice de 55,6 mortes violentas por 100 mil moradores.

A cidade que foi a primeira capital brasileira na época do Brasil Colônia é, hoje, um dos destinos turísticos mais famosos do país. Conhecida pelas praias deslumbrantes, arquitetura colonial portuguesa e cultura afro-brasileira, Salvador é uma das cidades mais visitadas do Brasil, principalmente durante o carnaval.

Inclusive, os setores comercial, de serviços e de turismo são os principais ramos econômicos de Salvador. Já os pontos turísticos mais visitados do município são o Elevador Lacerda, o Farol da Barra, a Basílica do Senhor do Bonfim e o Pelourinho.

7. Lauro de Freitas

Lauro de Freitas - BA

Lauro de Freitas é uma cidade localizada na Região Metropolitana de Salvador, a 15 km da capital, no Litoral Norte do estado. Com 203 mil moradores, o local apresenta um índice de 61,2 mortes violentas por 100 mil habitantes e é considerado um dos municípios mais industrializados da Bahia, com um PIB e desenvolvimento em ascensão que corresponde à fama.

Os setores de serviços e comercial são destaques e ficam concentrados na Estrada do Coco e também no coração de cada bairro. O sucesso de Lauro de Freitas também está ligado ao turismo, impulsionado pelas praias do município. Algumas delas são a Praia de Buraquinho, de Ipitanga, de Busca Vida, do Flamengo e da Aleluia.

8. Porto Seguro

Porto Seguro - BA

Porto Seguro fica na Região Sul da Bahia, a 711 km da capital baiana e é um dos municípios mais visitados do estado, juntamente com Salvador. A estância turística tem uma população de 168 mil pessoas e uma taxa média de 61,2 mortes violentas por 100 mil habitantes.

Por estar localizada mais ao Sul do Nordeste, a cidade acaba sendo uma porta de entrada para turistas que vêm do Sudeste e do Sul do Brasil. O que atrai são os cerca de 90 km de praias tropicais, incluindo a Praia de Taperapuãn, Arraial D’ajuda, Trancoso e Caraíva, as mais famosas de lá.

Fundada em 1535, Porto Seguro é uma das três cidades mais antigas do Brasil, conhecida como o local da chegada dos portugueses no país.

9. Alagoinhas

Alagoinhas - BA

Localizada na Região Agreste da Bahia, entre a Zona da Mata e o Sertão brasileiro, Alagoinhas fica a 108 km da capital. O município conta com 151 mil pessoas e uma taxa de violência de 62,1 mortes a cada 100 mil moradores.

Alagoinhas tem esse nome por conta dos rios, lagoas e córregos existentes na região e, por conta disso, a cidade também é conhecida pela qualidade de sua água. Na economia, o comércio varejista se destaca, bem como a riqueza de gás natural e petróleo existentes na região.

Os “ares de interior” também contribuem para que Alagoinhas seja um local repleto de oportunidades de trabalho e investimento!

10. Juazeiro

Juazeiro - BA

Juazeiro fica no extremo Norte da Bahia, a cerca de 502 km de Salvador. Localizado à margem direita do Rio São Francisco, o município é o quinto mais populoso do estado, somando 236 mil moradores. Ocupa a 10ª posição entre os mais seguros do estado com 67,0 mortes violentas por 100 mil habitantes.

Dentre as cidades do Vale do São Francisco, ela é destaque em termos de produção, com diversas indústrias ao longo de seu território. No setor comercial e de serviços, o Juá Garden Shopping é uma das referências do município, gerando emprego e movimentando a economia local.

Para visitar e curtir a cidade, as principais atrações turísticas são a Orla Fluvial, o navio "Vaporzinho", o Museu do São Francisco, a Ponte Presidente Dutra, o Parque da Lagoa do Calu, a Estátua Nego D'água e as vinícolas da região, já que Juazeiro é o maior produtor de frutas tropicais do país.

Perguntas frequentes sobre as cidades mais seguras da Bahia

Qual é a cidade mais segura da Bahia?

A cidade mais segura da Bahia é Vitória da Conquista, com 28,2 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©, que reúne dados do Censo 20222 IBGE e do Ministério da Saúde.

Qual é a cidade menos segura da Bahia?

Santo Antônio de Jesus é a cidade mais insegura da Bahia e também de todo o Brasil. O município registra uma taxa de 116,9 mortes a cada 100 mil habitantes.A informação é do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, uma iniciativa exclusiva MySide, que reúne dados do Ministério da Saúde e Censo 2022 IBGE para o número de assassinatos em todas as cidades brasileiras com mais de 100 mil moradores.

Quais são as cidades mais seguras da Bahia?

Segundo a informação do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, as cidades mais seguras da Bahia são:

1 - Vitória da Conquista
2 - Paulo Afonso
3 - Barreiras
4 - Itabuna
5 - Luís Eduardo Magalhães
6 - Salvador
7 - Lauro de Freitas
8 - Porto Seguro
9 - Alagoinhas
10 - Juazeiro

O que é o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©?

O Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil© é uma iniciativa exclusiva MySide que reúne dados do Ministério da Saúde e Censo 2022 IBGE para o número de assassinatos em todas as cidades brasileiras.

Deixe seu comentário ou dúvida