Ranking das cidades de praia mais seguras do Brasil

23 Agosto 2023 | Atualizado em 07 Fevereiro 2024
Por Redação MySide

Palhoça (SC), Itajaí (SC), Santos (SP), Florianópolis (SC), São Vicente (SP), Praia Grande (SP), Balneário Camboriú (SC), Paço do Lumiar (MA), Itanhaém (SP) e Guarujá (SP) são as praias mais seguras do Brasil.

Cidades de praia mais seguras do Brasil 2023

Esta lista é uma classificação do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um indicador exclusivo que leva em consideração a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes.

Os dados são do censo IBGE 2022 e do Ministério da Saúde, com número de mortes por cidade classificadas de acordo com o CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Cidades litorâneas mais seguras do Brasil - 2023

Morar perto da praia é sinônimo de qualidade de vida! Veja, neste ranking, as cidades de praia mais seguras do Brasil.

1. Palhoça(SC)

Palhoça - SC

Palhoça está localizada na Região Metropolitana de Florianópolis, a 15 km de distância da capital catarinense. No quesito segurança, possui 237 mil moradores e uma taxa de violência de 8,1 mortes por 100 mil habitantes.

Ela faz divisa com os municípios de São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Paulo Lopes e São José que, por sinal, é um dos mais populosos e também um dos mais importantes no cenário industrial de SC.

Palhoça tem um litoral repleto de belezas naturais, sendo um dos destinos mais procurados durante a temporada de verão. Sua praia mais famosa é a Guarda do Embaú, conhecida nacionalmente pelas boas ondas, propícias para a prática do surf.

Além disso, é uma cidade turística, mas também um grande polo industrial e universitário, com indústrias de diversos segmentos que geram empregos para a comunidade e estudantes vindos de cada canto do Brasil.

→ Confira o estudo completo do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©

2. Itajaí (SC)

Itajaí - SC
Itajaí está localizada no Litoral Norte de Santa Catarina, ao lado de Balneário Camboriú e Navegantes. O município conta com 264 mil moradores e uma média de 8,1 mortes a cada 100 mil habitantes.

Por isso, mais do que ser uma cidade cheia de belezas naturais e praias paradisíacas, Itajaí é um verdadeiro pólo econômico, atraindo inúmeras empresas que fomentam a economia itajaiense.

O município pode ser considerado uma terra de oportunidades, gerador de muitos empregos e, por consequência, de qualidade de vida local, além de oferecer mobilidade urbana de destaque e serviços públicos de referência.

Confira opções de apartamentos à venda em Itajaí - SC

Ver imóveis

3. Santos (SP)

Santos - SP

Santos é uma cidade do litoral paulista e sede da Região Metropolitana da Baixada Santista. O município conta com uma população de 418 mil pessoas e um índice de 8,8 mortes a cada 100 mil habitantes.

Detentor do maior complexo portuário da América Latina, ele também é o município litorâneo mais populoso de São Paulo e, ainda assim, apresenta bons índices de qualidade de vida.

O município também integra a lista das melhores cidades de praia para morar em 2023, uma vez que ele apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) alto em relação à média brasileira.

Um exemplo da preocupação ambiental da praia santista são os Jardins da Orla de Santos, que formam o maior jardim frontal de praia em extensão do mundo.

4. Florianópolis (SC)

Florianópolis - SC

Florianópolis é a capital de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil. Com uma população de 537 mil pessoas, a capital catarinense apresenta um índice de 9,5 assassinatos a cada 100 mil habitantes.

Floripa ocupa a quarta posição entre as melhores cidades litorâneas do Brasil e é também líder na categoria capitais mais seguras do Brasil do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©.

A cidade é uma das mais procuradas por quem busca qualidade de vida, mas não quer perder os benefícios de morar em uma capital, por isso, a busca por imóveis em Florianópolis está sempre em alta demanda. Alguns dos melhores bairros de Florianópolis são a Agronômica, o Centro, Jurerê e Cacupé.

A economia do município é voltada para a tecnologia da informação, o turismo e a prestação de serviços em geral. Além disso, a capital dos manezinhos da ilha ainda tem espaço para a vida universitária.

Dentre as principais universidades da região estão a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

5. São Vicente (SP)

São Vicente - SP

São Vicente está localizada no estado de São Paulo, tem 330 mil moradores e índice de 11,0 mortes a cada 100 mil habitantes da cidade.

Localizada a 70 km da capital paulista, foi protagonista na época do Brasil Colônia e, hoje, sua atividade econômica se baseia no comércio e no turismo. O município é reconhecido como uma das estâncias balneárias de SP, título dado pelo estado a cidades com infraestrutura turística de qualidade.

A grande sensação da cidade são suas cinco praias:

  • Praia do Itararé.
  • Praia dos Milionários.
  • Praia de São Vicente (conhecida como Praia do Gonzaguinha).
  • Praia de Paranapuã.
  • Praia de Itaquitanduva.

Além do Morro do Voturuá e Ilha Porchat que, em conjunto com as praias, são os principais pontos turísticos da cidade.

6. Praia Grande (SP)

Praia Grande - SP

Praia Grande fica no Litoral Sul da Região Metropolitana da Baixada Santista. Com uma população de 350 mil pessoas, ela é a segunda cidade mais populosa do litoral de São Paulo.

A 72 km da capital de SP, o índice de violência do local é de 11,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Vale lembrar também que, durante a temporada de verão, Praia Grande recebe mais de 1 milhão de turistas.

O litoral do município soma 22,5 quilômetros de extensão e faz divisa com a cidade de São Vicente, a praia mais segura do país, de acordo com o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras©.

Ao todo, Praia Grande possui 12 praias, com infraestrutura de qualidade: Forte, Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Tupi, Ocian, Vila Mirim, Vila Caiçara, Jardim Real, Balneário Flórida e Solemar.

A economia municipal é movida pelo turismo, prestação de serviços e área comercial. Além disso, para quem deseja fazer morada por lá, a rede municipal de ensino também se destaca.

Isso porque as unidades municipais oferecem o Programa SuperEscola, em que os alunos têm atividades esportivas e culturais no contraturno, como natação, surfe, atletismo, teatro e dança.

7. Balneário Camboriú (SC)

Balneário Camboriú - SC

Balneário Camboriú, uma das cidades mais famosas de Santa Catarina, não poderia ficar de fora desta lista. Com uma população de 139 mil moradores, ela tem um índice de 13,0 mortes a cada 100 mil pessoas.

O destino é procurado por milhares de pessoas durante o ano, que são atraídas pelas belas praias, pontos turísticos, como o Parque Unipraias e a Roda Gigante de BC, e arranha-céus à beira-mar.

Já quem vem para ficar, busca o município como uma alternativa de colocar a qualidade de vida em primeiro lugar, sem deixar de viver em uma cidade repleta de serviços e comércios diversos. Por lá, é possível encontrar diversas opções de luxo em apartamentos à venda em Balneário Camboriú.

Dentre as principais praias do município estão a Praia Central, a Barra Sul, a Praia de Laranjeiras, a Praia do Estaleiro e a Praia dos Amores. Já as regiões mais movimentadas e valorizadas são o Centro, a Barra Sul e a Barra Norte.

Em BC, você encontra opções de moradia e serviços para todos os gostos e bolsos. Para quem pensa em investir em imóveis em Balneário Camboriú, vai gostar de saber que a cidade possui o metro quadrado mais caro do Brasil.

Encontre um imóvel em Balneário Camboriú
na região de sua preferência

8. Paço do Lumiar (MA)

Paço do Lumiar - MA

Localizada na Região Metropolitana de São Luís, Paço do Lumiar é uma cidade do Maranhão com 146 mil habitantes. O município tem uma média de 13,0 mortes por 100 mil moradores.

O turismo ecológico da região fica por conta das praias, manguezais, rios e igarapés. Já os principais bairros da cidade para ficar e residir são o Maiobão, Maioba, Mocajituba, Iguaíba e Porto do Mocajutuba.

A 26 km de São Luís, as necessidades dos moradores que não são supridas pela cidade podem ser resolvidas facilmente pelos serviços e comércios ofertados pela capital maranhense.

9. Itanhaém (SP)

Itanhaém - SP

Itanhaém está localizada na Baixada Santista, no Litoral de São Paulo. O município paulista tem uma população de 112 mil pessoas e um índice de violência de 15,1 mortes a cada 100 mil habitantes.

Ao lado de outros 15 municípios paulistas, a cidade também é uma das estâncias balneárias de São Paulo, recebendo incentivo financeiro extra para promover o turismo regional.

O local é conhecido pelas praias, cachoeiras, rios, mata atlântica quase intocada e os casarões históricos – já que junto de São Vicente, Itanhaém é umas das cidades mais antigas do país.

10. Guarujá (SP)

Guarujá - SP

Guarujá está localizada na Região Metropolitana da Baixada Santista, em São Paulo, possui 288 mil moradores e uma taxa de 16,3 assassinatos por 100 mil habitantes.

Conhecida nacionalmente pela beleza natural, praias urbanizadas e outras acessíveis apenas por trilhas, o município paulista também é uma das estâncias balneárias de SP.

Guarujá fica a 95 km da cidade de São Paulo e é vizinha de Santos. O local soma 27 praias e dentre as principais e mais turísticas estão a Praia do Éden, da Enseada, do Tombo, das Pitangueiras e das Astúrias.

O município possui, ao todo, 22,3 km de extensão de litoral e, por isso, as principais atividades econômicas da região estão apoiadas na atividade turística, marítima, de lazer, industrial, imobiliária e portuária.

Perguntas frequentes sobre as praias mais seguras do Brasil

Qual é a cidade litorânea mais segura do Brasil?

Palhoça foi eleita a cidade de praia mais segura do Brasil com índice de 8,1 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A informação é do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, que reúne dados do Ministério da Saúde e do IBGE.

O que é o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil?

Uma iniciativa MySide, o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil© reúne dados de assassinatos em cada um dos municípios do país. O índice de cada cidade pode ser conferido no estudo completo. Confira também os dados por estado e região.

Deixe seu comentário ou dúvida