Calculadora INCC: calcule a correção do INCC-M por período

23 Maio 2022 | Atualizado em 28 Junho 2022
Por Redação imobles

O INCC é o principal indicador de inflação da construção civil e leva em consideração a variação no valor de mão de obra, equipamentos e materiais, além de serviços envolvidos na construção civil no cálculo do indicador.

A partir da análise do seu histórico e cálculo de correção de valores, que você pode fazer através da calculadora do INCC acima, é possível ter um panorama do comportamento do INCC-M a longo prazo.

Quem indica, amigo é:

Se você quiser se aprofundar no índice INCC e entender de uma vez por todas como ele impacta na compra de um apartamento na planta, não deixe de conferir o conteúdo que preparamos sobre esse indicador!

Outras perguntas frequentes sobre INCC:

Como calcular o INCC?

Para calcular a correção pelo INCC, é preciso multiplicar o valor do índice pelo saldo devedor, para descobrir o acréscimo do valor, e então somá-lo ao saldo inicial, para ter o novo valor reajustado. O cálculo é o seguinte:

Saldo devedor X Percentual mensal do INCC + saldo devedor = valor atualizado

Exemplo: R$ 70 mil X 0,005 (0,5%) + 70 mil = R$ 70.350 

Como calcular incc acumulado?

Para fazer o reajuste do INCC acumulado, a conta é a seguinte: saldo devedor x percentual do INCC acumulado (valor decimal) + saldo devedor = novo valor reajustado.

Como é calculado o INCC?

Empresas de engenharia civil de sete capitais brasileiras enviam dados dos valores de mão de obra, equipamentos e serviços para a FVG, que então faz a média ponderada da variação desses dados.

Como funciona a correção do INCC?

Durante o período de construção de um apartamento na planta, mensalmente o valor do imóvel é reajustado conforme a variação percentual do índice INCC. Isso garante que o valor do imóvel acompanhe o valor do mercado, seguindo a inflação da construção civil.

Como calcular o INCC em 2022?

Até abril de 2022, o INCC-M acumulado no ano é de 2,74%. Assim o cálculo do reajuste pelo INCC a partir de janeiro de 2022 é o seguinte:

Saldo devedor X 0,0274 + saldo devedor = valor atualizado do imóvel.

Deixe seu comentário ou dúvida

Artigos relacionados

Encontre o apartamento ideal hoje mesmo. Ajudamos você!

Chame um consultor agora ou agende uma ligação.