Apartamento studio: o que é, diferenças e vantagens

11 Maio 2022 | Atualizado em 18 Maio 2022
Por Redação imobles

apartamento studio

Se você está saindo da casa dos seus pais, começando uma faculdade ou ainda querendo investir em um imóvel que virou tendência nos últimos anos, esse é o momento de você conhecer o que é um apartamento studio e quais as vantagens de morar ou investir nesse tipo de residência.

O studio é um apartamento compacto, isto é, um espaço otimizado e inteligente, geralmente localizado em regiões estratégicas de grandes cidades. Um imóvel dessa categoria tem cômodos integrados, exceto o banheiro. Afinal, a ideia desse tipo de apartamento é justamente ser funcional e oferecer um bom custo-benefício.

A seguir, você confere mais detalhes sobre esse tipo de apartamento, além de descobrir o diferencial deste imóvel e os benefícios de viver em um espaço compacto.

O que é um apartamento studio?

É um imóvel de metragem menor e com cômodos integrados, contemplando uma área útil média de 30 m², com área de serviço, cozinha, sala e dormitório integrados, deixando somente o banheiro com repartição.

Os studios estão localizados em áreas privilegiadas de metrópoles, afinal de contas, o objetivo desse tipo de imóvel é proporcionar uma infraestrutura de serviços e lazer de qualidade aos seus moradores, com espaço individual de metragem otimizada.

Por isso, você pode encontrar com facilidade studios próximos a linhas de metrô, ciclovias e vias de acesso importantes. Além de encontrá-los em prédios e condomínios com estrutura compartilhada de serviços modernos, como coworking e lavanderia.

Assim, por serem espaços pequenos e funcionais, o público-alvo desse tipo de imóvel são pessoas mais jovens, como estudantes e empresários que moram sozinhos, além de casais sem filhos, pessoas que não passam muito tempo dentro de casa e possuem uma rotina agitada.

 

planta gyro vaca brava
Planta do Empreendimento Gyro Vaca Brava 

Qual a diferença entre studio, loft, kitnet e flat?

Abaixo você confere qual é a diferença entre cada um dos tipos de imóveis citados:

  • Studio: imóveis de espaço integrado, sem divisórias e compacto, com 30 m² em média.
  • Loft: imóveis com poucas divisórias ou nenhuma, espaço interno “aberto” e pé direito duplo, com estética mais industrial. Um loft costuma ter em média 50 m².
  • Kitnet: imóveis de estrutura mais simples e mais populares, sendo alugados por quem quer morar sozinho e precisa economizar. Possui sala e cozinha que dividem um mesmo cômodo, banheiro e um pequeno espaço reservado para a cozinha, logo na entrada do imóvel.
  • Flat: um tipo de moradia semelhante a um quarto de hotel, pois, de modo geral, conta com serviço de quarto, como limpeza diária e refeições, sendo serviços incluídos na conta do condomínio do imóvel. Além disso, os cômodos de um flat possuem repartições.

Agora que você conheceu as diferenças e até mesmo as semelhanças entre estes imóveis, chegou a hora de aprofundar seus conhecimentos sobre o apartamento studio.

5 vantagens de morar em um apartamento studio

A seguir, você confere quais as vantagens de morar em um apartamento studio, afinal, mesmo sendo um espaço pequeno, esse tipo de imóvel reserva uma quantidade expressiva de benefícios.

1 - Espaços inteligentes e otimizados

Um bom imóvel não precisa ser necessariamente espaçoso, certo? Pois bem, essa regra se aplica ao apartamento studio, uma vez que, mesmo sendo um lugar pequeno, foi criado para ser um apartamento inteligente, compacto e otimizado e ainda manter a segurança e os benefícios de um condomínio.

Por isso, vai ser fácil encontrar nesse tipo de imóvel espaços adaptáveis, móveis pequenos que são utilizados de diversas formas, como uma mesa ou cama dobrável, etc. A ideia aqui é deixar o lugar confortável, mesmo que ele seja menor.

2 - Fácil manutenção

A configuração de um studio permite que você more em um apartamento sem precisar se preocupar com a manutenção de um espaço amplo e cheio de móveis. Afinal de contas, um espaço compacto pode ser mantido com mais facilidade.

Assim, quando você chegar da faculdade, do trabalho ou de uma saída com os amigos, você consegue organizar o seu apartamento enquanto ouve sua música favorita. Desse modo, você pode aproveitar o seu tempo em casa para descansar e relaxar, ao invés de ficar horas realizando tarefas domésticas.

Além disso, um espaço pequeno não consome tanta energia, nem exige manutenções frequentes e grandiosas, pontos que fazem diminuir as contas no final do mês.

3 - Localização estratégica

Como dito anteriormente, você pode encontrar facilmente um studio no centro da cidade ou também dentro de um condomínio que oferece uma infraestrutura de serviços e lazer completa. Portanto, um dos principais benefícios desse tipo de imóvel é a localização privilegiada.

De modo geral, o imóvel estará localizado perto de saídas movimentadas ou possuirá fácil acesso a transporte público, ou ficará a poucos passos do principal centro comercial e cultural da cidade.

Por isso, quem mora em um studio geralmente têm acesso facilitado ao trabalho, universidade, mercados, farmácias, hospitais, dentre outros.

4 - Bom custo-benefício

Na maior parte dos casos, os studios possuem um ótimo custo-benefício, afinal, por não ser um espaço com muitos metros quadrados, o valor final do imóvel se torna mais em conta. Assim, fica mais fácil encontrar um apê que caiba no seu bolso, seja para você morar ou gerar renda a partir dele.

Além disso, é crescente no mercado a tendência dos apartamentos compactos de luxo, que são opções menores, como os studios, que atraem os investidores devido à versatilidade para alugar mensalmente ou por diárias.

5 - Infraestrutura moderna e completa

Se engana quem pensa que viver em um studio é desconfortável ou “que não tem espaço para nada”. O que acontece é que esse tipo de apartamento geralmente possui uma arquitetura moderna e otimizada, além de estarem localizados em prédios e condomínios que são considerados “mini-cidades”. Ou seja, mais espaço compartilhado para compensar.

Um exemplo dessa modernidade são os cômodos integrados de modo inteligente, além de estarem, muitas vezes, localizados em prédios que contam com medidas mais sustentáveis, como reaproveitamento de água, luz solar, entre outros.

Vale a pena comprar um apartamento studio?

Se você gostou do que encontrou neste artigo e acredita que as características de um studio combinam com os seus objetivos de vida, então esse tipo de apartamento pode ser para você! Agora, se você acha que um studio é pequeno demais para você ou sua família, talvez seja melhor conhecer outras opções e modalidades.

Se você deseja comprar um apartamento para morar sozinha, a nossa dica é que alugue um studio, more por alguns meses e faça um teste, assim você vai descobrir se esse tipo de imóvel é para você.

Mas, se você quer multiplicar o seu dinheiro com imóveis, com certeza você fará proveito dessa modalidade, afinal de contas, os studios estão em alta devido à grande demanda e por isso tem bastante potencial de venda e busca por aluguel.

Agora que você conheceu a tendência do apartamento studio, verificou os benefícios de morar em um apartamento desse modelo, lembre-se de usar a decoração ao seu favor e escolher móveis e eletrodomésticos menores para fazer sua moradia ainda melhor nesse tipo de espaço.

Deixe seu comentário ou dúvida

Artigos relacionados

Encontre o apartamento ideal hoje mesmo. Ajudamos você!

Chame um consultor agora ou agende uma ligação.