O que é uma kitnet? Entenda as vantagens e desvantagens!

28 Junho 2023 | Atualizado em 26 Fevereiro 2024
Por Redação MySide

Exemplo de Kitnet

Kitnet é um tipo de apartamento compacto com dimensões inferiores ao de um apartamento padrão. Esse tipo de imóvel é encontrado em regiões centrais ou, ainda, em pontos estratégicos da cidade: perto de hospitais, centros comerciais e universidades, por exemplo.

Com origem nos Estados Unidos e, também, na Europa, esse modelo de imóvel começou a ser implementado no Brasil em meados de 1940, popularizando-se logo em seguida. Principalmente por caberem no bolso com mais facilidade.

Afinal de contas, na maioria das vezes, o valor de um kitnet é mais em conta do que o valor pedido por um imóvel de tamanho padrão. Pensando em tirar mais dúvidas sobre o assunto, você confere a seguir mais curiosidades sobre o modelo, características, vantagens e desvantagens do imóvel!

O que significa kitnet?

Studio no Hub 45
Ilustração de um apartamento no Hub 45

Kitnet é uma forma reduzida do termo “kitchenette”, adotado da língua inglesa e que significa “cozinha pequena”. No Brasil, a forma reduzida da palavra se popularizou ou, ainda, a forma adaptada dela: quitinete.

Trata-se de um apartamento de metragem menor, formado por um único cômodo e um banheiro à parte. O imóvel é muito popular no país e possui bastante demanda de aluguel, mostrando-se como uma boa opção de investimento!

Como é um kitnet?

Um kitnet possui metragem reduzida, de modo geral é composta por apenas um cômodo principal e tem localização privilegiada, o que costuma compensar a falta de espaço. Entenda com mais detalhes!

Imóveis de até 50 m²

De modo geral, as kitnets não ultrapassam 50 m², ficando em torno dos 30/40 m² por unidade, podendo encontrar imóveis desse tipo de 20 m²!

Planta do Hub Beira Mar
Planta do HUB Beira Mar em Florianópolis, SC

Cômodos integrados

Uma das características mais marcantes de um kitnet é a quantidade de cômodos que, geralmente, se resumem a apenas um. Cozinha, sala de estar e dormitório dividem um mesmo espaço, sem divisórias, com exceção do banheiro.

Localização estratégica

Pode até ser que o kitnet não tenha sido planejado para abrigar uma grande quantidade de coisas ou pessoas, mas que, na maior parte dos casos, oferece localização estratégica, ela oferece.

Por isso, com bastante frequência, é possível encontrar essa modalidade de moradia sendo posta à venda ou para aluguel ao lado de centros comerciais, complexos hospitalares, universidades, indústrias, vias rápidas da cidade, etc.
Ou seja, mesmo que o espaço seja compacto, a praticidade de morar próximo a tudo acaba por compensar.

Vantagens de morar em um kitnet

Algumas das principais vantagens de morar um kitnet são:

  • Manutenção prática do espaço;
  • Bom custo-benefício;
  • Boa opção de imóvel para investimento com aluguel.

Confira cada uma com detalhes.

Manutenção prática do espaço

Adeus, tarefas domésticas intermináveis!

Um dos principais benefícios de morar em um kitnet é a facilidade de manter a casa organizada. Como o espaço é pequeno, as tarefas domésticas são executadas rapidamente, sem muita dificuldade. Assim, o tempo livre que você usaria para cuidar da casa, você pode usar para descansar, passear e aproveitar as redondezas do imóvel.

Muitas vezes o perfil do morador de um kitnet exige que o espaço seja pequeno, já que muitas vezes as tarefas como trabalho e estudo acabam por ocupar boa parte do dia. Ou seja, quem precisa de praticidade para morar opta por esse modelo de apartamento.

Bom custo-benefício

Como a metragem de um kitnet é menor do que as dimensões de um apartamento padrão, o valor deste imóvel também é menor.

Um kitnet custa, em média, 15% a menos do que um apartamento padrão e, de novo, nesse caso, você abre mão de espaço extra por um investimento mais em conta.

Boa opção de imóvel para alugar

Se você deseja investir em imóveis para gerar renda, comprar um kitnet para alugar pode ser um bom negócio. Isso porque a busca por um imóvel pequeno, compacto e fácil de manter, especialmente se ele possuir uma boa localização, é bem grande.

Kitnet no Futura Flats by Housi, Itapema - SC
Futura Flats by Housi, Itapema - SC

Afinal de contas, morar em um kitnet tem muitas vantagens, como morar bem, gastando pouco e muita praticidade!

Desvantagens de morar em um kitnet

Mesmo com muitas vantagens, morar em um kitnet não vai ser o ideal para todas as pessoas. Confira aqui alguns pontos para considerar antes de investir na sua.

Pouco espaço para receber os amigos

Se você gosta de reunir família e amigos em casa, o kitnet não será uma boa opção, visto que o espaço é reduzido e dificilmente você conseguirá receber mais que dois amigos. Para eventos assim, faça a reunião na casa de outro amigo próximo ou aproveite os espaços públicos da região.

De modo geral, o imóvel estará bem localizado, perto de praças e parques, restaurantes e bares, possibilitando os encontros. Além disso, em prédios mais novos, áreas gourmets e salão de festas são ofertados.

Dificilmente comporta mais de duas pessoas

Essa modalidade de moradia costuma ser um imóvel de transição, procurada por estudantes, empresários e pessoas solteiras que querem morar bem localizadas. Ou seja, não é um imóvel para abrigar uma família ou um casal que planeja ter um filho.

Nesse caso, a melhor opção é buscar por um apartamento de tamanho padrão ou investir no imóvel para alugar, em vez de morar nele!

Quais são os tipos de apartamentos?

Existem diversos tipos de apartamentos disponíveis no mercado imobiliário. Entre os principais estão os apartamentos:

Entre as opções mais parecidas estão o kitnet, o studio e o flat. No próximo tópico, explicaremos as diferenças entre cada uma das modalidades.

Qual a diferença entre kitnet, studio e flat?

Em poucas palavras:

  • Kitnet: imóveis de até 50 m², compactos e de apenas um cômodo, localizados em prédios mais antigos, com poucas comodidades. Tornou-se popular a partir de 1940.
  • Studio: imóveis de 30 m², em média, compactos e mais atuais, localizados em prédios mais novos e com diversas opções de lazer, facilidades e entretenimento. No Brasil, popularizou-se por volta de 2010.
  • Flat: em estrutura esse tipo de moradia é parecido com os imóveis anteriores, porém, em características se assemelha ao aluguel de um quarto de hotel, já que permite a contratação de serviços de quarto, lavanderia e alimentação, assim como acontece em estabelecimentos hoteleiros.

São tipos diferentes de apartamento, mesmo que possuam semelhanças em suas características fundamentais. Diferem, principalmente, em benefícios e serviços ofertados pelo local em que estão localizados. Por isso, se informe bem antes de fechar qualquer negócio, hein?

Deixe seu comentário ou dúvida