Como é morar no Setor Leste Universitário em Goiânia?

10 Janeiro 2022 | Atualizado em 03 Maio 2022
Por Isadora Assis

Setor Universitário

Vizinho dos setores Central, Sul e Leste Vila Nova, o Setor Leste Universitário, também chamado de Setor Universitário, recebe esse nome porque abriga diversas universidades de Goiânia.

Um dos bairros mais antigos da cidade, conta com duas das principais instituições de ensino superior de Goiânia, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). Uma curiosidade interessante é que os terrenos de ambas as universidades foram doados pelo governo estadual, antes da maioria dos moradores se estabelecerem no setor.

A partir da década de 1980, graças a uma iniciativa de regularização da ocupação do bairro por parte do poder público, o Setor Leste Universitário começou a se desenvolver. Atualmente, o bairro é agitado e diverso, reunindo estudantes de todo o estado e país para criar um ambiente cheio de cultura, arte e lazer.

Principais Universidades de Goiânia

Apesar de existirem instituições de ensino espalhadas por Goiânia, o Setor Universitário reúne as principais universidades da cidade, que se destacam também a nível estadual. Conheça a seguir quais são as principais universidades de Goiânia.

1. Pontifícia Universidade Católica de Goiás

A PUC Goiás é uma instituição de ensino superior privada, que oferece 55 cursos de graduação, especializações, mestrados e doutorados. Fundada em 1959 como Universidade de Goiás, recebeu o título de Pontifícia pelo papa Bento XVI, em 2009. Ela atualmente possui cinco campi, todos localizados em Goiânia.

O Setor Leste Universitário é casa para o Campus I, o maior deles, dividido em cinco áreas do bairro. Além disso, no centro do setor, na Praça Universitária, está localizado o Museu da PUC, onde é possível conferir toda a história da universidade, além de exposições, apresentações artísticas e eventos culturais.

2. Universidade Federal de Goiás 

Fundada em 1898 como uma faculdade de Direito, a UFG tornou-se universidade federal em 1960. A Instituição de ensino pública é uma das principais universidades da região Centro-Oeste do Brasil, contando com mais de 150 cursos de graduação e cerca de 60 cursos de mestrado e 30 de doutorado.

O Campus Colemar Natal e Silva é o mais antigo da UFG e está localizado em diversas regiões do Setor Universitário. Ele abriga os cursos mais tradicionais da universidade, como Direito, Farmácia, Odontologia e Medicina, entre outros.

Na Av. Universitária, 1166, é possível encontrar o Museu Antropológico da UFG, destinado à preservação e exposição da pesquisa antropológica da universidade. A maior parte do seu acervo é composto por objetos de cultura popular dos diversos povos que viveram na região.

3. Instituto Federal de Goiás

Com sede no Setor Jardim América, em Goiânia, o Instituto Federal de Goiás, previamente chamado Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás, foi fundado em 2008. Ele oferece cursos da educação básica, formação técnica integrada ao ensino médio, profissional e superior, e possui 15 campi no estado de Goiás, sendo o maior em Goiânia.

O campus de Goiânia oferece 15 cursos superiores, 10 cursos profissionalizantes, 5 cursos de especialização e um curso de mestrado profissional. A educação é pública e gratuita.

Principais vantagens de morar no Setor Leste Universitário 

O Setor Leste Universitário foi largamente pensado ao redor da comunidade de estudantes do bairro, porém, o setor também possui atrativos para todo tipo de público. Confira a seguir algumas vantagens de ser morador do Setor Universitário.

1. Escolas, mercados e academias a poucos passos

Por ter sido planejado para atender a todas as necessidades dos universitários da região, o Setor Universitário é um setor completo, com escolas como a Escola Centro Dinâmico Vivenciar, farmácias, supermercados como o Supermercado Botafogo, e academias a poucos passos, além de diversos restaurantes e bares para reunir a galera, unindo praticidade e lazer.

Um dos bares queridinhos dos moradores do setor é o Matuto Bar, com varanda, mesas ao ar livre e música ao vivo. Servindo comida tipicamente brasileira acompanhada de cerveja, é uma boa pedida para quem está visitando ou pensando em se mudar para o bairro.

2. Localização privilegiada

Localizado no centro da cidade, perto dos setores Sul e Central, o Setor Leste Universitário está em uma posição muito valorizada em Goiânia, se beneficiando das opções de lazer e serviços oferecidos pelos bairros vizinhos.

Além disso, o setor é cruzado por importantes avenidas, como a Avenida Anhanguera, e é delimitado pela BR-153, tornando o bairro uma região movimentada e estratégica.

3. Hospitais e clínicas

O Setor Universitário conta também com a maior oferta de hospitais e clínicas da região, com destaque para os Hospitais Universitários, como o Hospital das Clínicas, além do Cebrom - Centro Brasileiro de Radioterapia, Oncologia e Mastologia, postos de saúde e laboratórios.

4. Valorização imobiliária

O bairro não conta com grande número de lançamentos imobiliários, mas graças às universidades, a demanda por aluguel e imóveis permanece constante, valorizando os empreendimentos novos e prontos no setor.

Em abril de 2022, o valor do metro quadrado no Setor Leste Universitário para empreendimentos novos e apartamentos na planta de Goiânia era de R$ 6,7 mil. 

Um empreendimento no Setor Universitário que ganha destaque é o Land 226, localizado na Rua 226 do setor, próximo à Praça Universitária. Com plantas de 2 e 3 quartos a partir de R$403 mil, a entrega está prevista para dezembro de 2025.

O diferencial deste empreendimento é o espaço gamer, o primeiro da região. Conta também com área de lazer completa, piscina, churrasqueira, salão de festas e academia.

Espaço Gamer Land 226
Espaço Gamer Land 226

Opções de lazer no Setor Leste Universitário

Além de ser um bairro repleto de opções de serviço, conta também com muita cultura e lazer, em grande parte graças à comunidade de estudantes. Conheça a seguir alguns destaques desse setor.

1. Praça Universitária

Localizada no centro do setor, a Praça Universitária foi construída em 1969 para abrigar o complexo de universidades de Goiânia da época, por isso, ainda é o campus da PUC/GO e da UFG.

Muito além disso, a Praça Universitária é um verdadeiro museu a céu aberto, repleto de esculturas de artistas locais. Possui ainda uma pista para caminhada e pedaladas, alguns bares e uma feira aos domingos, a partir das 16h.

Praça Universitária. Foto: Reprodução/Portal Dia Online
Praça Universitária. Foto: Reprodução/Portal Dia Online

Também é na praça que fica localizado o Palácio da Cultura e a Biblioteca Municipal, cujo espaço está passando por um processo de manutenção realizado pela prefeitura de Goiânia. A revitalização faz parte da série de ações programadas para celebrar os 88 anos da cidade.

2. Centro Cultural UFG

O Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás reúne e expõe atividades artísticas produzidas pela comunidade universitária e também promove e realiza outras atividades culturais.

Localizado no Campus Colemar Natal e Silva, na Avenida Universitária, 1553, a programação cultural do Centro inclui exposições, peças, shows, palestras, oficinas, ações educativas e visitas dialogadas.

Centro Cultural UFG. Foto: Reprodução/Centro Cultural UFG
Centro Cultural UFG. Foto: Reprodução/Centro Cultural UFG

3. Teatro Escola Basileu França

Localizada na Avenida Universitária, 1750, a Escola Basileu França possui grupos de orquestra, teatro, circo, artes visuais e dança, com cerca de 6 mil alunos nestas áreas artísticas, muitos deles em nível profissional e reconhecimento nacional.

O teatro possui 700 lugares, oferecendo e recebendo diversos tipos de espetáculos como apresentações de danças, teatro, óperas, entre outros, com acesso geralmente gratuito. 

Teatro Escola Basileu França. Foto: Reprodução/Diário da Manhã
Teatro Escola Basileu França. Foto: Reprodução/Diário da Manhã

4. Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga

Para os amantes de futebol, o Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga certamente é um destino querido. Localizado na Rua 256, 120, o estádio, conhecido como OBA, foi inaugurado em 1980 e tem capacidade de 11.788 espectadores.

O estádio pertence ao Vila Nova Futebol Clube, e sua estreia foi um amistoso entre Vila Nova e Internacional, jogo que terminou em empate de 2-2. Muito amado pelos torcedores do clube, o OBA é uma parada imperdível para quem está de passagem pelo setor.

Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga. Foto: Reprodução/Wikiwand
Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga. Foto: Reprodução/Wikiwand

Que tal morar no Setor Leste Universitário?

Se você curtiu tudo que o bairro proporciona, dê uma olhada nos apartamentos à venda no Setor Leste Universitário que separamos para você!

Confira os últimos lançamentos imobiliários

Deixe seu comentário ou dúvida

Artigos relacionados

Em qual bairro de Goiânia você quer morar?

Recomendações imobles

Encontre o apartamento ideal hoje mesmo. Ajudamos você!

Chame um consultor agora ou agende uma ligação.