Como é morar no Setor Campinas em Goiânia?

11 Março 2022 | Atualizado em 03 Maio 2022
Por Nicole Santos

Shopping Cerrado no Setor CampinasO Setor Campinas fica localizado na zona oeste de Goiânia, sendo considerado um ponto importante para a criação da capital. Afinal, antes de se tornar um bairro, Campinas foi um município e, por um breve período, a capital de Goiás.

O setor perdeu a condição de município em 1935, quando Goiânia foi construída, tornando-se parte da cidade recém-criada. Campinas foi fundada em 1810, tornando-se um município em 1914. Por essa razão, o setor pode ser considerado quase que uma cidade independente, contando com uma estrutura bem completa.

Além disso, por sua existência secular, Campinas ainda preserva características de cidade do interior, embora apresente um dia a dia movimentado, com ruas inteiras dedicadas ao comércio. Inclusive, o ramo atacadista é uma das principais atividades econômicas da região.

Agora que você conhece um pouquinho da história do bairro Campinas em Goiânia, confira quais são os pontos fortes da região, assim como os pontos de atenção para aqueles que desejam morar no setor.

Vantagens de morar no Setor Campinas em Goiânia

Segundo o censo do IBGE 2010, o Setor Campinas possui 10.918 habitantes, ou seja, um bairro grande, com potencial de município. A antiga Campininha das Flores, no entanto, deixou para trás o diminutivo do nome e manteve o desenvolvimento proposto pela capital de Goiânia.

Mais do que um bairro de porte médio, com “cara” de cidade, morar no Setor Campinas é respirar história e arte por todos os cantos. Afinal, o bairro tem mais de 200 anos e preserva alguns prédios e algumas casas antigas no estilo art déco, sem contar as praças centenárias que existem ali.

Além da sua importância histórica, principalmente na formação da capital, o Setor é o maior polo atacadista da região. O que significa que você pode encontrar tudo por lá, sem ter que se deslocar até o centro da cidade para fazer compras.

No bairro tem de tudo: grandes redes varejistas, pequenos comércios, produtos artesanais, mercado municipal, camelódromos, bancos, diversas linhas de transporte público, estádio de futebol, escolas, hospitais e cartórios.

Por sua característica comercial, as lojas da região cabem em qualquer bolso, oscilando entre diversas faixas de preço. O bairro também é de fácil acesso e fica a 5,6 km do setor central de Goiânia.

Campinas também é conhecido por ser o lugar favorito das noivas, pois oferece muitas lojas de aluguéis e compra de vestidos. Inclusive, o setor têxtil é um dos mais famosos da região.

Loja têxtil no Setor Campinas
Loja têxtil no Setor Campinas

Além disso, se você tem filhos, o Colégio Santa Clara pode ser uma opção interessante para você. A escola tem mais de 90 anos de tradição e conserva traços de um outro tempo.

O dia a dia no bairro Campinas em Goiânia

Com o desenvolvimento da antiga Campininha das Flores, o bairro foi perdendo suas características de interior e se ajustou ao dia a dia agitado de uma capital. O trânsito movimentado nos horários de pico e o barulho são alguns dos pontos a serem considerados na hora de se mudar.

Gosta de agito e de estar próximo aos pontos estratégicos? Campinas pode ser o bairro perfeito para o seu lar!

Prefere calma e tranquilidade? Talvez esse setor não seja o ideal para você.

De modo geral, a tranquilidade reina nos domingos e feriados, períodos em que o bairro volta a ser praticamente uma cidadezinha do interior. Afinal, o agito se dá pela intensa movimentação que o comércio atrai para a região.

Principais avenidas do Setor Campinas

Conheça aqui as principais vias de acesso localizadas no Setor Campinas.

Avenida 24 de Outubro

A Avenida 24 de Outubro é considerada uma área nobre para o comércio, visto que nela se concentram diversas lojas da região. Ou seja, ela pode ser considerada a rua do comércio no St. Campinas em Goiânia.

Além dos comércios espalhados pela avenida, a Praça Joaquim Lúcio, uma das mais famosas do bairro, fica localizada ali, contrastando com o dia a dia movimentado das lojas.

Falando em áreas verdes, o Parque Campininha das Flores também torna a rua mais atrativa, sendo possível encontrar nela uma pista para caminhada, parquinho infantil, estação de ginástica, bancos e lago com fonte.

Parque Campininha das Flores no Setor Campinas
Parque Campininha das Flores no Setor Campinas. Reprodução "O Popular"

Por isso, entre uma compra e outra, você pode escolher uma das praças para relaxar um pouco, fazer um lanche, aproveitar a vista do lugar ou ainda contemplar todas as opções acima.

Avenida Anhanguera

A Avenida Anhanguera liga a região oeste à região leste da cidade, sendo uma das primeiras avenidas construídas em Goiânia. Basicamente, atravessando quase toda a capital.

Assim como a Avenida Anhanguera, a Avenida Castelo Branco também atravessa o Setor Campinas, surgindo como outra opção de acesso ao bairro.

Na Avenida Anhanguera é possível encontrar outra quantidade significativa de comércios, assim como o camelódromo de Campinas.

Porém, por ser uma das principais avenidas da capital, esteja preparado para possíveis engarrafamentos ou trânsito lento durante os horários de pico, geralmente no final da tarde. O mesmo se aplica à Avenida 24 de Outubro.

Lugares para visitar no Setor Campinas

Conheça alguns dos pontos de visitação que você encontra no Setor Campinas

1 - Praça Joaquim Lúcio

A Praça Joaquim Lúcio é um dos símbolos do Setor Campinas, inclusive foi construída antes mesmo da fundação de Goiânia. A praça favorita dos campineiros é bastante frequentada principalmente por moradores antigos que se reúnem para conversar no final de tarde.

Praça Joaquim Lúcio no Setor Campinas
Praça Joaquim Lúcio no Setor Campinas. Reprodução: Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

A área verde é considerada a mais bonita do bairro, contando com um pequeno coreto e o busto do coronel Joaquim Lúcio - que dá nome à praça.

Praça Joaquim Lúcio no passado
Praça Joaquim Lúcio no passado. Reprodução: "Curta Mais"

2 - Estádio Antônio Accioly

Se você é apaixonado por futebol e não perde o jogo do time mais antigo da cidade, o Atlético Goianiense, talvez o Setor Campinas possa te surpreender positivamente. Afinal, a casa dos dragões rubronegros se encontra no bairro.

Estádio Antônio Accioly no Setor Campinas
Estádio Antônio Accioly no Setor Campinas 

O estádio Antônio Accioly tem capacidade para 12.500 espectadores, podendo receber todos os moradores do setor, caso seja necessário. A casa do Atlético Goianiense fica localizada na Avenida Perimetral, 921, no St. Campinas, aqui em Goiânia.

3 - Centro Cultural Gustav Ritter

O Centro Cultural Gustav Ritter fica na antiga casa dos Padres Redentoristas, em um prédio construído entre 1946 e 1950. Em 1986, a casa foi adquirida pelo Estado de Goiás e, em 1988, o centro cultural foi fundado.

Centro Cultura Gustav Ritter
Centro Cultura Gustav Ritter. Reprodução: "Mais Goiás"

O centro cultural tem como objetivo a formação artística, oferecendo diversos cursos gratuitos na área, atendendo principalmente a população de baixa renda do bairro. O prédio construído em estilo art déco tardio foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Goiás em 1998.

Para conhecer as atividades que ocorrem por lá, acesse o site oficial da Associação Ritter

4 - O Mercado Municipal de Campinas

O Mercado Municipal de Campinas é um dos muitos cartões postais do bairro. O mercado foi construído em 1954 para atender os moradores do setor e dos bairros vizinhos, fazendo parte do dia a dia dos campineiros até os dias atuais.

Mercado municipal de campinas
Mercado Municipal de Campinas. Reprodução: Portal Dia Online

Além dos diversos produtos e serviços comercializados no mercado, o local ainda conta com uma área destinada à cultura e ao lazer, oferecendo eventos ao público regularmente.

Aliás, segundo os moradores da região, na praça de alimentação do mercado é possível encontrar um dos melhores pastéis de Goiânia, o pastel vendido pelo Inácios Lanches e Restaurantes.

Agora, depois de suas compras, você já sabe onde parar para fazer aquele lanchinho, certo?

5 - Biblioteca Municipal Cora Coralina

Antes de se tornar uma biblioteca, o prédio que hoje abriga mais de 23 mil livros foi um hotel, o Palace Hotel. O prédio foi construído no estilo art déco e inaugurado em 1939.

Biblioteca Cora Coralina
Biblioteca Cora Coralina. Reprodução: Curta Mais

A biblioteca leva o nome da poeta vilaboense Cora Coralina e quando ainda era um hotel foi palco para discurso de muitos políticos, entre eles, JK e João Goulart.

Agora que você conferiu as vantagens e desvantagens de morar no Setor Campinas em Goiânia, conheceu suas principais avenidas e os lugares mais emblemáticos na região, que tal conhecer o perfil dos imóveis no Setor Campinas?

Onde morar no Setor Campinas

O setor Campinas, como você viu acima, já tem alguns anos de história e conta com vasto povoamento, por esse motivos não existem muitos lançamentos imobiliários nesse bairro. Uma das opções de apartamentos à venda no Setor Campinas é o Solar Campinas, da Engel Engenharia, entregue em dezembro de 2015.

Solar Campinas no Setor Campinas Goiânia
Fachada Solar Campinas

O Solar Campinas possui opções de 2 quartos com 68 m² e uma vaga de garagem. Os preços partem de R$ 311 mil em abril de 2022. O edifício fica localizado na Avenida Sergipe, próximo ao Cepal de Campinas, à Basílica e a diversos comércios como supermercados e farmácias.

Confira os últimos lançamentos imobiliários

Deixe seu comentário ou dúvida

Artigos relacionados

Em qual bairro de Goiânia você quer morar?

Recomendações imobles

Encontre o apartamento ideal hoje mesmo. Ajudamos você!

Chame um consultor agora ou agende uma ligação.