Metro quadrado em Goiânia deve valorizar mais de 20% em 2021

09 Dezembro 2021 | Atualizado em 23 Fevereiro 2022
Por Redação imobles

Valorização metro quadrado Goiânia

Final do ano se aproximando e, além de preparar a árvore e o panetone para as festas, para quem acompanha o mercado imobiliário esse também é um período de balanço.

Pois bem, apesar de ainda não podermos considerar a atividade de dezembro nessa análise, o relatório do índice imobles© - Valor do metro quadrado em Goiânia de Novembro trouxe um spoiler da retrospectiva do ano para aqueles mais ansiosos. Confira!

Prévia da valorização imobiliária em 2021

Primeiro quadrimestre de 2021 - Janeiro a Abril

2021 começou com otimismo no setor imobiliário, que desde o ano anterior vinha surfando a onda das mudanças de comportamento impostas pela pandemia. Assim, a busca por apartamentos aumentou e, por consequência, seus valores também. O primeiro quadrimestre de 2021 terminou com valorização de aproximadamente 7,3% no preço dos apartamentos em Goiânia. 

Segundo quadrimestre de 2021 - Maio a Agosto

A partir de então, o vaivém de lançamentos continua intenso, com vendas recordes sendo registradas. Ao final do período, o cenário econômico, que antes era um céu de brigadeiro para os compradores, começa a dar indícios de que o tempo poderia mudar. Um deles foi a primeira alta da taxa Selic, em março, o pontapé inicial para outras elevações que pressionaram o aumento dos juros de financiamento imobiliário. 

Além disso, a inflação também subiu e somente em julho, o INCC, representante oficial da inflação da construção civil, passou a se estabilizar e dar início a uma trajetória de queda dos indicadores. Movido por este cenário de mercado aquecido e pelos custos de construção, o preço dos apartamentos registrou valorização de 6,8% entre de abril a agosto, resultando em um acumulado no ano de 14,9%.

Terceiro quadrimestre de 2021 - Setembro a Dezembro - O que nos espera?

Os dois primeiros meses do período registraram uma alta acentuada no preço dos apartamentos em Goiânia, 1,5% em setembro e 2,4% no mês seguinte.

Já em novembro, com variação de 0,3%, o valor de metro quadrado manteve a tendência de crescimento, como vínhamos afirmando nas edições do índice imobles©, ainda que com um percentual aquém se comparado aos meses anteriores. Com esse resultado, os três meses representam uma valorização de 4,2% no preço dos apartamentos novos na capital goiana, chegando a dezembro com um acumulado de 19,8% em 2021.

2021 deve fechar com alta acima de 20% no valor do metro quadrado em Goiânia

Com um ano agitado no mercado imobiliário de Goiânia, a valorização dos apartamentos já se aproxima de 20% em 2021. Em reais, o valor do metro quadrado na capital passou de R$ 5,8 mil, em janeiro, para R$ 6,8 mil em novembro. O percentual ultrapassa ainda indicadores como a inflação oficial, IPC-A, acumulada em 11% até novembro, e também a inflação da construção civil, INCC, com 14,7% no ano. 

Fonte: imobles.com | Pesquisa "Preços dos Apartamentos em Goiânia"

Quanto aos Setores com maior destaque em valorização, a lista é composta pelo Setor Bueno, na liderança, com acumulado de 24% até em 2021, seguido pela área 4, que corresponde ao Alto Bueno e Setor Pedro Ludovico, com 16,9%, logo após a região que corresponde aos bairros Vila Rosa, Jardim Atlântico e Parque Amazônia, com 16,5% de valorização.

Para dezembro não se pode esperar um aumento expressivo no preço dos apartamentos, que deve ser contido pela baixa quantidade de lançamentos no período, em função das festas e férias de final de ano. Nossa expectativa é que os preços continuem subindo, pelo menos nos próximos 6 meses, mesmo que em ritmo menor do que a média de 2021.

Confira os últimos lançamentos imobiliários

Deixe seu comentário ou dúvida

Artigos relacionados

Em qual bairro de Goiânia você quer morar?

Recomendações imobles

Quer falar com um humano?

Respondemos em minutos.

Conversar por WhatsApp