Por que vale a pena conhecer o Parque Areião em Goiânia?

27 Novembro 2021 | Atualizado em 03 Maio 2022
Por Nicole Santos

Parque Areião Goiânia

O Parque Areião é um dos queridinhos da capital goiana. E não é pra menos! O local conta com mais de 215 mil metros quadrados de infraestrutura para lazer e esporte, tudo isso em um dos setores mais charmosos da capital: o Setor Marista

O espaço do Parque está repleto de atrações para descanso, lazer e até mesmo para prática de esportes ao ar livre. No local é possível encontrar também food trucks, a famosa comida de rua, o que deixa o passeio completo.

Neste conteúdo você vai conhecer os aspectos que envolvem um dos melhores espaços ao ar livre da capital goiana: o Parque Areião. 

História do Parque Areião

O Parque Areião foi planejado junto da planta original da cidade de Goiânia, na década de 30. Isso porque no parque estão dispostas quatro nascentes de água: três pertencentes ao Córrego Areião e uma do Córrego Botafogo. Ou seja, o espaço foi projetado como forma de preservar esses recursos hídricos tornando-se uma reserva natural. 

Inaugurado em 1938, o local já passou por diversas revitalizações. A mais recente ocorreu em 2020 e teve como resultado a modernização do espaço chamado Vila Ambiental, uma área onde são realizadas atividades de conscientização ambiental ou de cunho cultural. 

Parque Areião
Parque Areião


4 motivos para visitar o Parque Areião

Um dos favoritos da capital goiana, o Parque Areião é parada certa aos finais de semana. Isso porque lá você vai encontrar muita área verde preservada, além, é claro, de alguns animais que habitam o local. Se você ainda não se convenceu, confira aqui 4 motivos que mostram porque vale a pena conhecer o Parque: 

1. Descanso e esporte 

O Parque Areião é uma boa pedida para os que querem tirar um tempo para descansar, assim como para aqueles que preferem movimentar o corpo.  

No espaço, há um lago natural que conta com amplo gramado ao redor, o que proporciona um ambiente interessante tanto para estender a toalha e aproveitar um piquenique na companhia da família ou amigos, quanto para brincar com os pets. As crianças também podem aproveitar o local, já que lá você encontra um playground. 

Para os que querem mexer o corpo, o Parque Areião disponibiliza pista de caminhada e pedalada de uso compartilhado, com mais de 2,4 km de extensão, além de estação de ginástica ao ar livre. 

Pista de caminhada Parque Areião
Pista de caminhada Parque Areião


2. Atividades no Parque Areião

Falando na Vila Ambiental, ela serve de palco para diversas atividades que são realizadas no parque. Afinal, a Vila conta com um anfiteatro natural e espaços de convivência, de conscientização ambiental e também recreativos.

Anfiteatro natural Parque Areião
Anfiteatro natural Parque Areião

Logo após a revitalização que ocorreu em 2020, a Universidade Federal de Goiás - UFG - assumiu a coordenação das atividades de extensão dentro do Parque, utilizando os espaços da Vila Ambiental, sendo essa mais uma das atividades da UFG nos Parques da capital.

3. Fauna e flora abundante 

O Parque Areião está localizado em umas das regiões mais movimentadas da capital goiana. Mesmo assim, lá é possível encontrar abundância tanto na flora quanto na fauna nativa, o que faz do espaço um verdadeiro refúgio verde. 

No local, é possível encontrar centenas de espécies de árvores nativas do cerrado, além da fauna local com mais de 40 macacos pregos que moram ali, assim como patos e outros animais. Se você passar lá, a recomendação é não alimentar os residentes peludos, já que isso pode causar problemas de saúde para os bichinhos.

Macaco Prego no Parque Areião
Macaco Prego no Parque Areião


4. Segurança

Vale salientar que é um dos únicos Parques de Goiânia que conta com muros, ou seja, o parque possui entrada controlada por ser fechado. O relato dos frequentadores é de segurança e tranquilidade nos passeios.

Para que você não seja pego de surpresa, o horário de funcionamento do Parque Areião é das 7h até as 20h diariamente. 

Onde morar no Parque Areião

Depois de saber tudo isso deu vontade de morar pertinho do Parque Areião? Por lá você vai encontrar empreendimentos variados com muita modernidade e requinte. Um exemplo disso é o Reserva Parque Areião da Brasal Construtora

O empreendimento tem localização privilegiada de frente para o Parque, com vista permanente para o verde do espaço. O Reserva Parque Areião conta com unidades de 4 quartos com 245 m² e tem previsão de entrega para abril de 2022 e os valores em maio de 2022 partem de R$ 2,6 milhões.

Reserva Parque Areião
Reserva Parque Areião

E para aqueles que quiserem ter o parque como vizinho, morar no Setor Marista pode ser uma boa opção. É o seu caso? Então acesse nosso buscador e encontre seu novo apartamento no Setor Marista!

Confira os últimos lançamentos imobiliários

Deixe seu comentário ou dúvida

Artigos relacionados

Em qual bairro de Goiânia você quer morar?

Recomendações imobles

Encontre o apartamento ideal hoje mesmo. Ajudamos você!

Chame um consultor agora ou agende uma ligação.