Bairros de Balneário Camboriú: confira a lista completa

02 Maio 2022 | Atualizado em 11 Maio 2022
Por Bárbara Schroeder

Foto aérea da cidade Balneário Camboriú, SC

Seja bem-vindo a Balneário Camboriú: uma cidade cosmopolita, que proporciona a moradores e turistas experiências inesquecíveis.

A “Dubai brasileira” possui cerca de 150 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE de 2021- e recebe uma média de 500 mil visitantes durante a alta temporada de verão - para se ter uma ideia da atratividade turística da região.

Mas não só de turistas vive BC - como foi apelidada pelos íntimos. A cidade é ideal para quem quer morar com estilo e comodidade, rodeado por uma infinidade de opções de comércio e serviços, bons restaurantes, universidades, além de um ambiente que respira qualidade de vida.

Seja para ter seu próprio apê para passar a temporada, aproveitar a aposentadoria ou migrar para o litoral catarinense em uma empreitada profissional, Balneário vai te receber de braços abertos.

E para que você conheça cada canto desse paraíso, que tal embarcar com a gente em um tour por Balneário? Assim você pode deixar a formalidade de lado e se sentir em casa em BC.

Centro de Balneário Camboriú

Primeira parada: centro! O coração de Balneário pulsa na região central da cidade. O bairro é o maior em extensão e concentra as principais atrações de BC, como bares e comércios, além de ser o CEP da praia central - o carro-chefe de Balneário. A região possui quatro avenidas, ao longo das quais flui boa parte do trânsito da cidade, sendo as avenidas Atlântica e Brasil as mais requisitadas, considerando sua proximidade com o mar.

Para quem pensa em morar em Balneário, o centro é um prato cheio de oportunidades, com boa parte dos apartamentos localizados nessa região, que se estende desde a rua 3700, próximo à Barra Sul, até o Hotel Marambaia, um dos primeiros símbolos de sofisticação e pioneirismo de Balneário.

Mapa do Centro de Balneário Camboriú

Conheça agora alguns dos principais pontos do Centro de Balneário Camboriú.

Praia Central

A orla de Balneário tem quase 7 km de extensão e é o verdadeiro epicentro da vida na cidade. O local foi a mola propulsora do desenvolvimento urbano da atual “Dubai Brasileira”, atraindo centenas de turistas a partir da década de 60.

foto antiga da orla de Balneário Camboriú

De lá para cá, os visitantes passaram a olhar a cidade também como oportunidade de investimento, o que impulsionou a construção de inúmeros prédios ao longo da orla. Hoje a praia conta com alguns dos maiores edifícios do Brasil, entre eles o One Tower, atualmente considerado o número 1 no ranking dos prédios mais altos do Brasil.

Seja apreciando nas alturas ou com os pés na areia, a praia central de Balneário é um espetáculo à parte. Além do visual, a praia é calma e proporciona uma experiência tranquila para os banhistas que querem relaxar. Já para os amantes de esportes, atividades como stand-up paddle, futevôlei, passeio de caiaque e aulas de surf podem ser uma boa pedida! Ah, e para os mais radicais, atrações como o banana boat prometem uma boa dose de adrenalina.

No quesito infraestrutura, a praia central também não deixa a desejar. A orla conta com lixeiras por toda parte e quiosques a cada 10 metros, com bebidas variadas, e os tradicionais churros e milho. Além disso, recentemente a praia passou por um processo de expansão da faixa de areia, que aumentou de 25 para 70 metros, garantindo o conforto e o bem-estar dos banhistas.

Avenida Atlântica

Sem dúvidas, a Atlântica é a avenida mais badalada de Balneário. A rua, de sentido único para a Barra Norte, concentra quiosques, restaurantes de alta culinária e lojas de grandes marcas, além de alguns dos prédios mais luxuosos de Balneário. E, claro, tudo isso com vista para o mar, a alguns passos da praia central.

foto da avenida atlêntica em um dia claro

 

A Avenida Atlântica também é o lugar ideal para aquela corrida matinal ou um pedal no final da tarde, já que conta aproximadamente 6 km de ciclovia.

Além das atividades do dia a dia, a avenida se transforma no cenário para os principais eventos que movimentam BC na temporada, entre eles a festa de Réveillon, cuja queima de fogos é uma das maiores do Brasil, e também o carnaval de rua de Balneário.

Avenida Brasil

Um verdadeiro shopping a céu aberto. Assim pode ser descrita a Avenida Brasil, rua que fica logo após a quadra beira-mar. A avenida conecta as duas extremidades da praia no sentido Sul-Norte e possui um movimento intenso, já que é uma das principais avenidas da cidade.

Lojas na Avenida Brasil em Balneário Camboriú

 

A avenida cosmopolita reúne lojas para todos os bolsos, desde comércios de lembrancinhas de Balneário - imãs e chaveiros não vão faltar - até unidades de grandes marcas como Tommy Hilfiger e Lança Perfume.

Outra atração comercial da região é o Shopping Atlântico, localizado no cruzamento da Avenida Brasil com a Rua 511. O shopping conta com três andares, sendo o último destinado à praça de alimentação.

Além dos produtos, a Avenida Brasil é um polo gastronômico da cidade, com alguns dos melhores restaurantes de Balneário Camboriú, além de food parks de alta gastronomia, como o Passeio San Miguel e o PZ Ecomall, atrações que se destacam pela infraestrutura completa e diversidade de opções para toda a família.

Camelódromo de Balneário

Outra parada obrigatória tanto para turistas quanto para moradores é o Camelódromo de BC. Localizado na Rua 1520, o local tem mais de 35 anos de história, que começou na união de feirantes na orla de Balneário e migrou para a região que abriga hoje a estrutura do camelódromo, em frente à Paróquia Santa Inês.

Andando ao longo dos 280 boxes do camelô você vai encontrar literalmente “de tudo um pouco”. De roupas de tendência até scooters elétricas - que, aliás, são muito utilizadas em Balneário - os boxes incluem comércio de eletrônicos, cosméticos, vestuário e algumas opções de alimentação para que os visitantes possam fazer uma pausa revigorante entre uma comprinha e outra.

Foto do Camelódromo de Balneário Camboriú

Uma dica infalível para turbinar seu passeio pelo camelódromo de Balneário é: pechinche. Assim como todo bom comércio de rua, os boxes do camelô costumam ter uma boa “margem de negociação” caso você esteja disposto a barganhar.

Ah, e se você já ouviu falar de camelódromo em outra região, a gente esclarece essa confusão!

Além do camelódromo “oficial”, também há outros dois pontos comerciais com pequenos boxes lado a lado: o Centro comercial Schroeder - ou “Camelô da Brasil”, no cruzamento da 1420 com a Avenida Brasil, além do ponto comercial localizado na rua 2400.

Pioneiros

Rumo ao Norte da orla de Balneário, nossa próxima parada é o bairro Pioneiros, que começa na rua 2001 e se estende até a Estrada da Rainha - um daqueles visuais de tirar o fôlego na cidade. A região também é sede para um dos cartões postais da cidade, a FG Big Wheel, ou como chamamos carinhosamente: roda gigante de BC.

Além das belezas, o bairro também conta com vias rápidas para entrada e saída da cidade, além de infraestrutura completa para aqueles que não abrem mão de resolver as demandas do dia a dia a pé.

Mapa de Pioneiros

Estrada da Rainha

Cartão postal de Balneário Camboriú, a Estrada da Rainha conecta a Avenida Atlântica à Praia dos Amores através de um morro bem inclinado.

O trajeto possui um mirante no lado direito para que os turistas possam aproveitar a paisagem super “instagramável”. Na esquerda, a ciclovia com ruas tortas também desperta curiosidade. O trecho tomou a forma de curvas no final de 2021, quando passou por uma revitalização, feita com o objetivo de melhorar a segurança da via para os ciclistas.

Estrada da Rainha em Balneário Camboriú

 

Agora, se você não quer apenas ser mais um visitante e sim conviver dia a dia com essa paisagem deslumbrante, há uma série de oportunidades em apartamentos na região da Estrada da Rainha. Entre eles, o Blue Coast Tower, da FG empreendimentos, com unidades de 4 e 5 suítes e um diferencial que valoriza ainda mais a beleza da região: rooftop panorâmico com vista para a orla.

Roda Gigante

A queridinha de Balneário tem nome e sobrenome oficiais: FG Big Wheel, mas tudo bem se a gente a chamá-la pelo apelido: Roda Gigante de BC.

Inaugurada em novembro de 2020, a atração deu uma nova cara para a orla da praia central, afinal é quase impossível passar pela cidade e não a notar. Com 82 metros de altura e 65 de diâmetro, a gigante proporciona uma vista deslumbrante para seus visitantes, além de virar cartão postal da cidade à noite, quando se ilumina formando traços coloridos e vibrantes.

Foto da Roda gigante de BC iluminada e de dia

 

Praia dos Amores

O bairro que tem nome de praia conecta as cidades de Balneário e Itajaí, além de ter em seu CEP belezas naturais como o Morro do Careca e a Praia do Buraco, um paraíso escondido que deve ser acessado através de um deck costeiro.

Mapa da Praia dos Amores em Balneário Camboriú

Praia do Buraco

Quase uma praia secreta, a praia do Buraco fica no extremo norte de Balneário e o acesso principal a ela é através do Deck do Pontal Norte, que contorna a costa em uma caminhada leve e sem inclinações. Se você é daqueles que adora curtir um dia de praia com mais privacidade, a praia do Buraco pode ser seu próximo lugar favorito!

Praia do Buraco em Balneário Camboriú

Morro do Careca

Forte candidato na disputa entre as vistas mais bonitas de Balneário, o Morro do Careca conquista moradores e turistas pelo visual de quase 360 graus das praias Central e Brava, em Itajaí.

Para quem curte embarcar em uma aventura e testar seu físico em uma boa dose de caminhada, a atração é um prato cheio. O morro possui 100 metros de altura e a subida de carros é proibida, ou seja: pernas pra que te quero!

Mas, a gente te garante: a recompensa no final do caminho vale todo o esforço. Além da caminhada, o Morro do Careca é sede para outros esportes como voo de parapente e paraquedas.

Montagem com as vistas do Morro do Careca

Ariribá

Agora, se morar na “Dubai Brasileira”, longe do vaivém da Avenida Brasil está nos seus planos, então o bairro Ariribá é ideal para você!

Localizado ao norte de Balneário, atrás do bairro Pioneiros, Ariribá concentra opções de comércio e lazer variados, além de ser sede para alguns dos principais hospitais de Balneário Camboriú. Isso tudo a poucos minutos das avenidas mais badaladas da cidade e de vias rápidas de entrada e saída.

Mapa Aribabá

Hospitais e maternidades

Conheça agora alguns dos centros médicos sediados no Ariribá:

Hospital e Maternidade Santa Luíza: Adquirido em 2020 pela Rede Unimed, o hospital tem mais de 20 anos de atuação e conta com uma estrutura de alto padrão, além de equipe especializada para acompanhar todos os passos da gestação, junto com as mamães.

Hospital do Coração: Na divisa entre Ariribá e Pioneiros, está localizado o Hospital do Coração, com infraestrutura de centro cirúrgico completa, pronto atendimento e unidades de internação, tanto convencionais como unidades de terapia intensiva.

Hospital Unimed Litoral: moderno e completo, o hospital tem capacidade para seis cirurgias simultâneas, 10 leitos de UTI, sendo 114 leitos no total. Além disso, o centro médico também conta com equipamentos para exames laboratoriais e de imagem e pronto atendimento 24 horas.

Fotos dos hospitais localizados na Aribabá em Balneário Camboriú

ArenaBC Esportes de Areia

Para os dias de chuva em Balneário, o complexo da ArenaBC garante o dia de treino aos amantes de esportes de praia. A estrutura comporta quadras de areia internas e externas, quadras de padel e ainda uma academia funcional. Além das aulas, no local também acontecem torneios de Padel e Beach Tennis.

Arena BC Esportes

Nações

Vizinho do bairro Ariribá, Nações conecta o norte de Balneário com a região central através da Avenida Martin Luther, que dá acesso à Quarta Avenida. A região tem uma característica mais residencial, com mercados, farmácias e alguns campos de futebol, e é sede para a prefeitura municipal de Balneário Camboriú.

Mapa Nações Balneário Camboriú

Cristo Luz

Cristo luz dia e noite

O bairro também abriga um dos símbolos mais antigos de Balneário, o Cristo Luz. A estátua fica a 150 metros do nível do mar e possui 33 metros de altura. Assim como a Roda Gigante, o Cristo Luz também é iluminado durante a noite e pode ser visto de vários pontos da cidade. Além da própria estátua, a vista panorâmica da estrutura também cativa os visitantes do local.

Estados

O bairro dos Estados é o mais retirado da praia, iniciando na altura da Quarta Avenida. Possui ruas largas e estratégicas para direcionar o fluxo de entrada em Balneário Camboriú, conectando a BR 101 à cidade. É nos Estados onde fica localizada a rodoviária municipal de Balneário Camboriú e também o Balneário Shopping.

Mapa Estados

Além disso, o bairro possui uma faixa de mata extensa, que vira cenário de aventuras para os apreciadores de trilhas. Outro destaque do bairro é a Uniavan. O centro universitário oferece mais de 60 cursos, nas modalidades tecnólogo, graduação e especialização, tanto presencial quanto à distância.

Balneário Shopping

Número 1 no ranking de melhores shoppings em Balneário, o shopping fica no cruzamento da Rua Acre com a Avenida das Flores e conta com 189 lojas, 61 restaurantes e cafés na praça de alimentação e cinema. Além disso, o Balneário Shopping também realiza alguns eventos como festivais gastronômicos e palestras.

Parte interna do Balneário Shopping

Uniavan

Localizado no cruzamento da marginal Leste com a Avenida das Flores, que dá acesso à cidade, o complexo educacional está entre uma das melhores faculdades de Balneário. A instituição possui tanto ensino médio quanto ensino superior, em uma infraestrutura de quadras, laboratórios e biblioteca completa. Em 2017, a Uniavan foi eleita a melhor faculdade de Santa Catarina, tornando-se, logo após, centro universitário nota máxima pelo MEC.

Trilha do Pico da Teta

A região dos Estados mais próxima à BR-101 guarda um segredo para os amantes de aventura: a trilha do Pico da Teta. Você também pode encontrar ela com outro nome, “Morro do Gavião”, mas não se engane, na prática, ambas levam ao mesmo lugar.

A subida é íngreme e em meio à mata fechada, então, é preciso uma boa dose de coragem para percorrê-la. A caminhada dura em torno de 45 minutos e, ao longo do caminho, você vai se deparar com frases motivacionais, que dão aquele gás adicional para o trecho. Ah, e no final, a vista que você terá é essa aqui:

Trilha do Pico da Teta

Nada mal, né?

Barra Sul

A Barra Sul é um bairro eclético que une jovens e famílias em um mix de opções para todos os perfis. É nela que estão localizadas as mais cobiçadas baladas e pubs de Balneário Camboriú, bem como atrações mais tradicionais como o Barco Pirata e o Parque Unipraias.

Recentemente também foi inaugurado na Barra Sul o Ocean Aquarium, um complexo com mais de 3500 metros de área construída e cerca de 130 espécies de água doce e salgada.

Mapa do Barra Sul em Baneário Camboriú

Para quem busca morar com estilo e sofisticação em Balneário, os apartamentos na Barra Sul prometem te surpreender! Isso porque a região concentra alguns dos prédios mais icônicos de BC, entre eles o Yachthouse, edifício que já tem na lista de futuros moradores Neymar e Luan Santana. Outra vantagem do bairro são as marinas, concentradas entre a Barra Sul e a Barra, o próximo bairro que visitaremos na nossa tour!

Melhores baladas de Balneário

Para quem não abre mão de curtir uma boa música em grande estilo, a Barra Sul é o lugar ideal para encontrar as melhores baladas de Balneário. Do sertanejo ao eletrônico, há opções para todos os gostos, além de vários bares nos entornos para encontrar os amigos e fazer um “esquenta” pré festa. Listamos algumas baladas que você deveria conhecer em BC:

Shed Club

Shed Club Balneário Camboriú

Considerada por alguns frequentadores “a melhor balada de sertanejo da região”, a Shed promove shows nacionais durante todo o ano. Mas é claro, a temporada de verão concentra atrações praticamente todos os dias. As festas da casa acontecem de quinta a sábado, com promoções especiais em alguns dias.

Taj Bar

Fachada Taj Bar Balneário Camboriú

Comida japonesa e boa música. Essa é a combinação que você vai encontrar ao visitar o Taj Bar. A programação do local conta com DJs locais todos os dias e seu funcionamento vai de terça a domingo. Além disso, o Taj ainda conta com menus e promoções especiais para cada dia da semana, então vale a pena ficar atento à programação!

La Belle

La Belle Luxury Balneário Camboriú

A fachada dessa balada pode não chamar sua atenção durante o dia, mas à noite todos os olhares estão voltados para a La Belle Luxury Seafront. O local é um mix requintado de gastronomia e música, oferecendo jantares de quarta a sábado, sendo que no sábado abre tanto para o almoço quanto para o jantar. Já as festas acontecem às sextas e sábados com Dj’s locais e atrações nacionais.

Barra

Atravessando o Rio Camboriú, ainda na ponta sul da cidade, nosso último destino é a Barra, bairro que se conecta com a Barra Sul através de uma passarela, onde ciclistas e pedestres podem cruzar o rio utilizando um sistema de elevadores.

Mapa Barra Balneário Camboriú

Por baixo da travessia, a região tem um fluxo considerável de embarcações, uma vez que a costa é o ponto de ligação entre o Rio Camboriú e o mar. Por isso, a Barra é a sede para diversas marinas, entre elas a Marina Vip e a JetHouse.

Marina VIP Balneário Camboriú

A região tem comércios e serviços variados, a um custo bem mais acessível se comparado às avenidas Atlântica e Brasil, o que pode ser uma boa pedida para quem busca morar em Balneário com um custo de vida menor.

Se você está nesse grupo que não abre mão do conforto e bem-estar sem pesar no bolso, não deixe de conferir os apartamentos à venda no edifício Jardim Bom Sucesso. O prédio conta com área de lazer completo e as unidades contêm plantas de dois quartos, nas quais você pode optar entre uma ou duas suítes.

Morar em Balneário é bom demais!

Está convencido que a "Dubai brasileira" vai ser seu próximo endereço?! Conte com a imobles para encontrar os melhores apartamentos de Balneário Camboriú.

A gente não só te mostra todas as opções disponíveis no mercado, como também te acompanha do início ao final da jornada de compra - facilitando aquelas partes mais “chatas” de documentação, transferência e financiamento imobiliário.

Deixe seu comentário ou dúvida

Artigos relacionados

Em qual bairro de Balneário Camboriú você quer morar?

Encontre o apartamento ideal hoje mesmo. Ajudamos você!

Chame um consultor agora ou agende uma ligação.