fbpx

Como saber se você está fazendo um bom investimento imobiliário? - Nov/2020

investimento imobiliário imobles

Como saber se você está fazendo um bom investimento imobiliário?

O mercado imobiliário está fervendo. Depois de um longo período de estagnação, as vendas voltaram a ter forte crescimento e empreendimentos inteiros estão sendo vendidos em poucos dias, já no lançamento. Mas como isso é possível em meio a uma crise tão grave? A resposta é resumida em uma palavra: INVESTIMENTO.

Mas qual é a lógica? → Com a redução de juros, as aplicações tradicionais, como poupança ou renda fixa, deixaram de ser interessantes. O investimento em imóveis, que é simples de ser feito e de baixo risco, voltou a ser opção para muitos investidores.

 

Entenda a matemática dos investimentos:

Há duas formas principais de ganhar dinheiro com imóveis:

Valorização → Quando você compra hoje para vender no futuro por um valor maior;

Renda de aluguel → Quando você compra para manter o imóvel e retirar todo mês a rentabilidade do aluguel. A principal pergunta é: quantos Reais de aluguel eu vou faturar para cada Real investido?

* Vale lembrar que, se você investir em aluguel, o imóvel continua se valorizando. Logo, você pode retirar a renda sem que seu patrimônio perca valor.

 

Rendimento de aluguel:

Critérios Principais:

Procure uma localização com alta demanda de aluguel → Universidades, áreas nobres com muitas conveniências, regiões de praia ou turísticas, etc;
Perfil do imóvel → Identificado com público que busca aluguel. Procure imóveis menores, com foco em solteiros ou em famílias pequenas. Caso for região de praia ou turística, área de lazer e varanda importam muito;
Data de entrega → Imóveis com data de entrega mais próxima começam a render antes;

Preço do aluguel → Saiba o potencial de preço de aluguel através de busca de outros imóveis similares em sites como Quinto Andar e Zap Imóveis.

 

Entenda como calcular:

Como saber se você está fazendo um bom investimento imobiliário? - Nov/2020 - imobles - Apartamentos - Mercado Imobiliário de Goiânia

Como saber se você está fazendo um bom investimento imobiliário? - Nov/2020 - imobles - Apartamentos - Mercado Imobiliário de Goiânia

* Lembre-se sempre que o imóvel de aluguel também estará sujeito à valorização de preço. Por isso, explicamos a seguir como você deve avaliar este outro potencial de rendimento.

 

Rendimento com valorização:

Passo 1: Avaliar potencial de valorização do seu investimento imobiliário

O seu foco principal deve ser entender o que será valorizado por compradores no futuro.

Região → Busque regiões muito procuradas, com poucos terrenos disponíveis ou que tenham planos de desenvolvimento urbano futuro – construção de shopping centers, parques, universidades ou outras atrações;

Valor do imóvel → Imóveis mais baratos tendem a vender mais rápido. Portanto, ao invés de comprar um imóvel de R$ 600 mil, analise comprar dois de R$ 300 mil;

Estágio da obra → Prefira imóveis na planta, já que eles apresentam uma tendência de valorização na época da entrega.

 

Passo 2: Avaliar o preço de compra do seu investimento imobiliário

Entenda o potencial de preço através de busca de apartamentos similares em sites como Zap Imóveis. Garanta que os imóveis sejam diretamente comparáveis:
Mesma região → Tente achar imóveis em ruas próximas. É normal ter muita variação de preço dentro de um mesmo bairro;
Mesmo padrão de construção → Arquitetura e paisagismo, acabamento e áreas comuns;

Mesma data de entrega → No caso de imóveis na planta, compare com imóveis novos;

Quantidade de vagas de garagem e existência de escaninho.
Por último → Calcule o preço por m² do imóvel que planeja comprar versus os que você identificou como comparáveis. Importante! Exclua da quantidade de metros quadrados a área da garagem, mas lembre-se de manter áreas de escaninho e hobby box.

 

Criamos este diagrama para ajudar na decisão:

Como saber se você está fazendo um bom investimento imobiliário? - Nov/2020 - imobles - Apartamentos - Mercado Imobiliário de Goiânia

FLIPADOR → Pode ser um bom investimento para uma venda rápida (menos de 3 anos) caso o preço estiver muito abaixo do mercado. Lembre-se que os custos de transferência e revenda ficam ao redor de 10%.

ÁREA FOCO → Este é o tipo de investimento que você deve buscar, já que ele será um investimento seguro e com auto potencial de
lucro caso a sua avaliação sobre valorização estiver certa. Mesmo que ela não estiver, você não perderá dinheiro.

FUTURO → Pode ser um bom investimento para longo prazo (mais de 5 anos) se você identificar um potencial de grande valorização. Por exemplo: imóveis exclusivos, áreas de grande escassez, etc. De qualquer forma, é uma aposta mais arriscada.

BOMBA → Fuja dessa opção de qualquer jeito.

 

DICA FINAL

Não tome a decisão no impulso. Não acredite na “oportunidade imperdível” e promessas de super rendimento. Há muitas oportunidades de investimento imobiliário e elas se renovam. Faça as contas e tome a decisão com tranquilidade.


Outros temas que podem ser de seu interesse:

 

Calendário de Lançamentos imobiliários de Goiânia

Temperatura do mercado imobiliário de Goiânia

Catálogo com mais de 150 empreendimentos de Goiânia

Análise de preço dos apartamentos no Setor Bueno

Análise de preço dos apartamentos no Setor Marista


Se preferir, não deixe de nos chame no WhatsApp: (62) 3142-2853

Logo Imobles

Seu parceiro na busca do imóvel ideal

Somos especialistas no setor e vamos te ajudar a encontrar o apartamento que melhor se encaixa nos seus desejos e orçamento.
Fale com um consultor agora e veja como podemos te ajudar:

Cadastre-se para receber nossas ofertas
Social
imobles Serviços Imobiliários LTDA - CNPJ: 35.895.467/0001-21 - CRECI 30880 | © Todos os direitos reservados

Telefone: (62) 3142-2853
Iniciar conversa
Olá! Precisa de alguma ajuda?
Olá! Bem-vindo!
Como podemos te ajudar?