Quando falamos sobre a compra de um imóvel, muitas vezes lidamos com o principal investimento na vida de uma pessoa. O imóvel fará parte de seu cotidiano por um bom tempo, senão a vida toda. Então, vale a pena dedicar um pouco de tempo para fazer a escolha certa e concretizar seu objetivo. Assim, separamos para você algumas vantagens e cuidados ao escolher um imóvel ainda na planta.

Você sabe quais as principais diferenças entre comprar um imóvel na planta ou pronto para morar? Confira as vantagens e cuidados abaixo e entenda como isso pode refletir na sua decisão.

1ª vantagem: seu imóvel na planta é novo e pode ser personalizado

Há uma coisa que você precisa ter ao optar por um apartamento na planta: paciência para esperar a entrega. Contudo, como pagamento para sua espera, receberá um imóvel novo, que poderá ser personalizado com a sua cara.
Adquirir o imóvel quando ainda na planta significa que tudo estará novo e pronto para ser usado, poupando gastos de manutenção num futuro imediato.

Além disso, a maioria das construtoras oferece uma diversidade de customizações de cores como uma forma de personalização prévia. Assim, você terá sua casa nova decorada exatamente como você deseja e evitará gastos significativos ao evitar reformas.

Planta Apartamento na planta -Soft Pedro Ludovico 84m²
Planta Soft Pedro Ludovico 84m²

2ª vantagem: Planejamento = Economia

Imóveis prontos e na planta, com o mesmo padrão de entrega, possuem uma diferença drástica no valor. Ao comparar os preços de compra de imóveis prontos e imóveis na planta, normalmente você encontrará um desconto considerável neste último. Isso ocorre porque as construtoras oferecem um desconto como forma de incentivo para os compradores que aceitarem entrar no projeto desde seu lançamento.


Geralmente, o comprador quita de 20% a 50% do valor do imóvel na fase de construção, sem juros. Nessa fase, há somente correção do valor com base no INCC (Índice Nacional de Construção Civil). O restante é financiado com o banco após a entrega das chaves – hoje com juros de 8% ao ano, aproximadamente. Assim, você terá bastante tempo para planejar seu pagamento, evitando apertos e taxas de juros excessivas.


Planejamento é a chave para economia: quem sabe com clareza o que quer, sabe exatamente o que fazer para conseguir. Ao se planejar para adquirir um imóvel na planta, você estará definindo seus objetivos de médio e longo prazo. Consequentemente, evitando maiores gastos. Outro benefício é que as construtoras são muito mais flexíveis na fase de lançamento. Se tiver um pouco de paciência na negociação, você garantirá bons descontos e boas condições de financiamento.

3ª vantagem: infraestrutura moderna

Como está atualizado nos conceitos construtivos, seu imóvel na planta tende a apresentar uma infraestrutura moderna. Itens como aquecimento de água, geração de energia solar, reaproveitamento de água, captação de água da chuva, infra-estrutura de reciclagem de lixo e sistema integrado de monitoramento 24h estão inclusos desde a concepção do projeto. Normalmente, há ganhos também nas áreas de lazer, que são concebidas como se fossem verdadeiros clubes.

Sacada do Opus Gyro Rooftop
Sacada do Opus Gyro Rooftop


Também é interessante notar que, ao serem projetados por engenheiros e arquitetos, os espaços são pensados adequando-se ao estilo de vida contemporâneo. O foco é garantir praticidade e conforto no cotidiano dos moradores. Compare e veja: há uma grande diferença no conceito de moradia quando comparamos os condomínios mais modernos com os mais antigos.

4ª vantagem: valorização ao longo do tempo

Imóveis tendem a valorizar durante seu período de construção, especialmente se estiverem localizados em área de alta atratividade ou se o mercado estiver aquecido. O período de maior valorização de um imóvel é do seu lançamento até a entrega das chaves.


Por isso, ressaltamos a importância no processo de escolha do imóvel: é interessante analisar o local de construção, as tendências do mercado, a estrutura do imóvel e a região em que o mesmo se encontra. Esses detalhes são muito importantes e contribuem significativamente na valorização do apartamento depois da conclusão da obra.


É válido comentar que projetos que valorizam aspectos de sustentabilidade vêm ganhando maior destaque e se sobressaem no momento da escolha. Deve-se olhar para todo o terreno, incluindo os espaços de lazer com áreas comuns, pois esta abordagem focada em sustentabilidade tende a ser cada vez mais valorizada.

Rooftop Opus Penthouses Marista 146
Rooftop Opus Penthouses Marista 146

Cuidados com um imóvel na planta

Porém, como qualquer investimento, comprar um imóvel na planta  também tem seus riscos. O principal deles é a saúde financeira da construtora/incorporadora. Para evitar se meter em uma furada, indicamos consultar o histórico da construtora, a fim de verificar quantas obras a mesma já concluiu e o padrão de entrega dos produtos. Se possível, fale com pessoas que moram em empreendimentos já entregues.


O segundo ponto importante é entender os detalhes do contrato: a multa de cancelamento em caso de distrato e o memorial descritivo de entrega – onde a construtora descreve tudo que será entregue na obra, são dois itens de suma importância. Verifique também, durante a assinatura do contrato, se os prazos de início e entrega são os mesmos que foram combinados e qual a tolerância ou carência, em caso de atraso na entrega da obra.


Recomendamos acompanhar a construção da obra visitando-a periodicamente para verificar se tudo está andando nos conformes.
Na entrega das chaves, preste atenção nos mínimos detalhes. Todos os detalhes do projeto e do memorial descritivo devem estar corretamente representados. Se a construtora não cumprir, é a hora de buscar os seus direitos.
E por último, reduza a ansiedade durante a construção da obra! Sabemos que é um grande investimento e que você espera muito pela entrega das chaves. Seguindo nossas dicas na hora da escolha você pode se tranquilizar e acreditar que fez um bom negócio!

Fale com um de nossos consultores!