Escute o conteúdo por áudio:

Índice imobles© de setembro destaca a segurança e rentabilidade do investimento em imóveis

Não é de hoje que investir em imóveis é visto como um “porto seguro” para os brasileiros. O Índice imobles© de setembro mostra a característica sólida desse tipo de investimento quando comparado a outras opções de aplicação tradicionais, como a poupança e a bolsa de valores.

Diante da instabilidade política brasileira e os eventos de incerteza da economia global, o Ibovespa,  principal indicador da bolsa de valores brasileira, sofreu uma queda 6,57% no mês de setembro, acumulando um rendimento de 17,5% em 12 meses. Enquanto isso, o acumulado da valorização dos imóveis em Goiânia alcançou 19,7%, com variação positiva de 1,5% em Setembro.

O que se pode observar desse vaivém dessas formas de investimento em setembro é a instabilidade do investimento no tijolo, quando comparado à bolsa de valores. Essa, por sua natureza, possui uma característica instável, ou seja, não é possível apontar uma única razão para a oscilação negativa do índice em setembro. Mesmo assim, ela continua sendo uma boa opção de investimento, com excelente performance quando analisamos os últimos 12 meses. 

Já quando o assunto é investimento em imóveis, o principal trunfo é a solidez dessa forma de investimento. Por mais que em alguns momentos, a valorização mensal fique aquém de indicadores como a bolsa, uma das garantias do investimento em imóveis é a estabilidade desse ativo, ou seja, raramente uma curva negativa como a da Ibovespa em setembro demonstrará a valorização de um apartamento.

Preço dos apartamentos versus indicadores de inflação

Fonte: imobles.com | Pesquisa “Preços dos Apartamentos em Goiânia”


Em relação aos indicadores de inflação, o INCC, principal indicador da inflação da construção civil, segue sua tendência de estabilização após um período de pico durante a pandemia. Além disso, a valorização dos apartamentos em Goiânia no mês de setembro também superou a inflação prevista para o mês de setembro, IPCA-15, em 0,4%.

Por que imóveis se mostram uma opção mais sólida de investimentos?

Além dela se mostrar uma opção mais sólida de investimento durante momentos de crise e instabilidade econômica, o mercado imobiliário é mais estável e tranquilo do que, por exemplo, o mercado financeiro, como vimos nos gráficos acima. A natureza cíclica do mercado imobiliário também permite que você navegue períodos de baixa e retorne a obter bons rendimentos ao vender ou alugar o seu imóvel mais tarde, se você não faz questão de liquidez imediata.


Pode parecer óbvio, mas vale mencionar que, por ser um bem material que passa a fazer parte do patrimônio de quem o compra, um imóvel garante ainda mais segurança.

Mesmo que esse se mostre um dos investimentos mais seguros no momento, existem diversos aspectos que você precisa levar em conta antes de investir em um imóvel. É importante, primeiramente, saber como obter renda a partir do investimento em imóveis.

Essencialmente, são duas as formas principais de “ganhar dinheiro” com seu imóvel: renda de aluguel ou valorização. 

Ambas as opções têm suas particularidades e é necessário mantê-las em mente para fazer uma boa compra. Independente de suas intenções com a compra, é crucial também considerar questões como bairro, região, preço e perfil do imóvel e a demanda na localização do empreendimento, fatores que influenciam diretamente na valorização de um imóvel.

Mas afinal, qual é o melhor tipo de investimento atualmente?

Em um mundo ideal, afirmar este ou aquele seria o mais fácil para responder essa pergunta. Mas a verdade é que a melhor modalidade de investimento é aquela que mais se encaixa no seu orçamento disponível e intenção com o investimento. Ou seja, tudo depende do seu perfil de investidor.

Se você preza por liquidez, ou seja, quer colher os frutos dos seus investimentos em pouco tempo, e está disposto a lidar com alta oscilação nos seus ganhos, investir na bolsa de valores pode ser uma boa escolha para você.

Já se você, de modo geral, não se importa de esperar um pouco até começar a fazer dinheiro com seu investimento e está procurando uma opção mais estável, investir em imóveis tem mais a ver com você.

Tipo de investimento Liquidez Estabilidade
Bolsa de valoresAltaBaixa
Mercado imobiliárioBaixaAlta

E como você já sabe que existem diferentes formas de obter rentabilidade com o investimento em imóveis, tanto com o patrimônio, como com rentabilidade de aluguel, confira agora algumas dicas de investimentos conforme seu perfil de investidor e suas intenções com a compra.

  • Se você visa principalmente rentabilidade com aluguel: Investir em um Studio em uma região bem procurada pode ser uma boa pedida, já que esse imóvel costuma ter alta demanda e rotatividade mais alta nos aluguéis.
  • Se você quer rentabilidade com valorização: Procure preferencialmente uma área com grande escassez de imóveis, já que assim a Lei da Oferta e Demanda jogará a seu favor nessa opção de investimento.
  • Se você visa apenas formar um patrimônio seguro com potencial de rentabilidade: Um apartamento pronto para morar, com um financiamento bancário com baixa taxa, pode ser uma boa opção.

Mas e agora, quando o assunto é investimento imobiliário, é melhor comprar na planta ou comprar o apartamento pronto? 

Vantagens de investir em um imóvel na planta

Em média, um apartamento na planta demora de 36 a 42 meses para ficar pronto. Enquanto isso, são feitos reajustes na tabela de valores das unidades do empreendimento, visando equilibrar a valorização do imóvel com os valores dos apartamentos novos para determinada região. 

Assim, o  rendimento com um apartamento na planta tende a ser mais alto, por causa do reajuste feito pelas construtoras à medida que o empreendimento vai sendo vendido. Nesse caso, o melhor momento para a compra de um apartamento na planta visando o rendimento do imóvel é o período de lançamento, já que no início das vendas as unidades estão com o menor valor de mercado possível e passarão a valorizar mês a mês a partir do reajuste de mercado.

Riscos: um dos riscos de comprar um apartamento em construção como investimento é a construtora falir e não entregar a obra, ou também entregar o empreendimento com atraso. Para se prevenir dessa situação, é importante que você escolha uma construtora com uma reputação sólida e um bom histórico de entregas. Para estar bem preparado para essa compra, confira aqui nosso Guia com as principais construtoras de Goiânia.

Vantagens de investir em um imóvel pronto para morar

Esse tipo de imóvel é, de forma geral, um investimento ainda mais seguro, uma vez que você já tem o patrimônio em mãos no a partir da compra, e pode procurar vender ou alugar imediatamente. 

Riscos: É possível que ocorra o estancamento da valorização do imóvel caso ele tenha mais de cerca de dez anos, devido a questões tecnológicas ligadas à estrutura do apartamento. Para mitigar essa ameaça à valorização do seu patrimônio, procure um imóvel em uma localização de escassez de oportunidades, já que assim as unidades disponíveis naturalmente têm uma tendência de valorização contínua.

Aproveite as vantagens de investir imóveis

Agora que você já sabe como fazer um bom investimento a partir do seu perfil, que tal conferir opções de apartamentos na planta ou prontos para morar no nosso buscador?