Escute o conteúdo por áudio:

Vizinho dos setores Bela Vista, Marista e Jardim das Esmeraldas, o Setor Pedro Ludovico é um bairro movimentado, com grande fluxo de pessoas e carros pelas suas principais avenidas.

O crescimento demográfico no Setor teve início por volta dos anos 1960, portanto, ainda é possível encontrar diversas casas térreas na região, bem como novos empreendimentos sendo lançados, graças ao grande potencial de desenvolvimento do bairro.

Com localização privilegiada e importantes avenidas que conectam os setores próximos ou dão saída para o sul de Goiânia, como a Avenida Circular, o setor une o estilo de vida agitado dos bairros vizinhos com a intimidade de se morar no Setor Pedro Ludovico. 

Mas você sabe porque o setor leva esse nome? Confira em seguida!

Quem foi Pedro Ludovico Teixeira?

Pedro Ludovico Teixeira foi um político goiano e fundador da cidade de Goiânia, responsável também pela mudança da capital de Goiás para Goiânia. O Setor Pedro Ludovico Teixeira, portanto, homenageia o fundador de Goiânia. 

Antigamente, porém, o setor era conhecido como Macambira, pois o bairro surgiu após a divisão da Fazenda Macambira, em 1953. No início, o setor servia de abrigo para viajantes que vinham de outras regiões do Brasil para se estabelecer em Goiânia, mas que não tinham condições de morar no Centro ou no Setor Campinas.

O setor apenas recebeu infraestrutura e saneamento em 1960, e pôde, então, se desenvolver. Atualmente, é o quinto mais populoso setor de Goiânia. Apesar dessa rápida expansão, o bairro é notório por cultivar tradições e celebrar estabelecimentos e comércios presentes no setor há décadas.

4 lugares para conhecer no Setor Pedro Ludovico

Confira a seguir 4 destaques do Setor Pedro Ludovico, que unem a tradição e a modernidade, a intimidade e a expansão.

1. Festa de Santo Antônio

Tradição do Setor Pedro Ludovico, a Festa de Santo Antônio, padroeiro do bairro, acontece todo mês de junho, e junta moradores de toda a cidade. A festa geralmente ocorre na Paróquia Santo Antônio, na Avenida Circular.

A celebração conta com comidas típicas de festa junina, vendidas em diversas barraquinhas, artesanato, procissão e dança de quadrilha. Uma atração indispensável para quem mora ou visita Goiânia em junho.

Festa de Santo Antônio no Setor Pedro Ludovico. Foto: Reprodução / Curta Mais
Festa de Santo Antônio no Setor Pedro Ludovico. Foto: Reprodução / Curta Mais

2. Feiras

Outra clássica atração do setor são as feiras. A Feira do Sonho, noturna, acontece todas as quintas-feiras na Rua 1.004. Já na noite seguinte, a Feira dos Girassóis movimenta a Avenida Circular. E no final de semana, aos domingos de manhã, a feira livre da Praça Isidória de Almeida Barbosa reúne moradores, feirantes e visitantes da área.

É possível encontrar de tudo nas feiras, com grande diversidade de produtos e com foco na gastronomia, ofertas de hortifruti, vestimentas e artesanato. Elas são mais uma das diversas tradições presentes no dia a dia do Setor Pedro Ludovico e atraem tanto moradores do bairro, quanto goianos de outras partes da cidade

Um item imperdível para comprar nas feiras é a pamonha, um prato típico de Goiânia. Se você prefere algo mais tradicional ainda, a pamonharia no setor Pedro Ludovico que ganha destaque é a Chacrinha do Milho, localizada na Rua 1040, a uma quadra da Avenida Circular. 

3. Mercado Municipal

O Mercado Municipal Pedro Ludovico é um dos mais tradicionais mercados populares da cidade. Localizado no fim da Avenida T-63 com a Avenida Circular, suas atividades tiveram início em 1963, e ainda conta com diversos estabelecimentos instalados no mercado há décadas.

Mercado Municipal do Setor Pedro Ludovico. Foto: Reprodução / Terra Incorporadora
Mercado Municipal do Setor Pedro Ludovico. Foto: Reprodução / Terra Incorporadora

São cerca de 30 bancas, como açougues, lanchonetes, floriculturas, restaurantes, bem como um empório voltado exclusivamente para o comércio de produtos e alimentos tipicamente goianos. Além disso, o mercado também conta com a sua própria feira aos domingos, com grande variedade de hortifruti.

 4. Parque Areião

Não é possível deixar de mencionar o Parque Areião. O Setor Pedro Ludovico é rodeado de áreas verdes, próximo ao Jardim Botânico e do lado do Parque Areião, um destino imperdível para quem visita Goiânia. Inaugurado em 1938, a última revitalização do parque foi em 2020, com a modernização de um espaço para realizar atividades ambientais e culturais.

Vista aérea do Parque Areião
Parque Areião

Com uma área de 215 mil metros quadrados, o local possui uma pista de cooper de mais de 2,4 km com iluminação, estação de ginástica, parque infantil, campo de futebol e um lago. Além disso, conta com área de preservação permanente, com vegetação de floresta que abriga a fauna nativa. 

Opções de serviço para o dia a dia

O Setor Pedro Ludovico, por ser bem localizado e bastante movimentado, graças às suas importantes avenidas e seus agitados bairros vizinhos, possui uma grande variedade de serviços. 

É possível encontrar bancos, supermercados, clínicas, escolas, farmácias, restaurantes e hospitais. Além disso, o fácil acesso aos setores vizinhos permite desfrutar da variedade de opções presentes neles, também. 

Que tal morar no Setor Pedro Ludovico?

Se você curtiu a tradição, a boa gastronomia e o contato com a natureza que o bairro proporciona, dê uma olhada nos preços dos apartamentos no Setor Pedro Ludovico que separamos para você!