Escute o conteúdo por áudio:

Um dos bairros mais tradicionais de Goiânia: conheça agora o Setor Oeste! Vizinho dos Setores Central, Marista e Bueno, o Setor Oeste fica localizado na Região Sul, uma das regiões mais valorizadas da capital goiana. Ao contrário dos bairros vizinhos, que são agitados e com trânsito movimentado, o Setor Oeste representa uma tranquilidade maior sem perder a versatilidade ofertada pela presença de comércios, serviços e produtos presentes no local.

Se você quiser conhecer outros Setores de Goiânia, confira nosso Guia Definitivo de Bairros clicando aqui.  

O tradicional e o moderno no mesmo endereço 

O Setor Oeste une o que há de mais contemporâneo no estilo de vida em um dos bairros mais antigos e tradicionais de Goiânia. Como todo goianiense adora, esse endereço é cheio de parques e praças para lazer, descanso e esportes ao ar livre. Além dos espaços de área verde, o bairro também conta com diversos comércios e vias de acesso importantes para toda a região sul de Goiânia. 

Mapa do setor oeste
Mapa do setor oeste


Confira alguns dos principais pontos do Setor Oeste:

Praça do Sol

Localizada na Rua 9 com a Rua 13, a recém reformada Praça do Sol é um dos principais pontos de visitação em Goiânia. Isso porque ela abriga o famoso letreiro “Eu amo Goiânia”, que atrai os turistas para tirar a tradicional foto de recordação e para suas redes sociais. Além dos viajantes, a Praça do Sol também agrada aos moradores locais. Aos finais de semana a Praça reúne diversos frequentadores para aproveitar o espaço arborizado, a academia ao ar livre e o playground para diversão da criançada. 

Letreiro "Eu amo Goiânia" na Praça do Sol, Setor Oeste
Letreiro “Eu amo Goiânia” na Praça do Sol, Setor Oeste

Para os adultos, os finais de semana podem ser bem aproveitados com as feiras de rua. Bastante tradicional, a Feira do Sol e a Feira da Lua ocorrem há muitos anos na cidade. Nelas são oferecidos produtos como vestuários e lembrancinhas além, é claro, da gastronomia de rua. Para você que ficou curioso e quer conhecer esses eventos tipicamente goianienses, a Feira da Lua ocorre aos sábados, na Praça Tamandaré, a 5 minutos da Praça do Sol, nos sábados, das 15h às 21h. Para aqueles que desejam aproveitar também os domingos, a Feira do Sol das 15h às 21h, e o local você já sabe: a Praça do Sol. 

Bosque dos Buritis

O Bosque dos Buritis é um dos vários espaços que Goiânia guarda para todos os seus moradores e visitantes, mas não qualquer um: o Bosque dos Buritis é o maior e mais antigo parque ecológico de Goiânia. Localizado na Avenida Assis Chateaubriand, o local conta com mais de 140 mil metros quadrados, 3 lagos e muita vegetação.
Além das belezas naturais, dentro do Bosque dos Buritis você pode encontrar o Museu de Arte de Goiânia (MAG), que oferece exposições artísticas e históricas permanentes e temporárias. Vale a pena visitá-lo para conhecer o trabalho dos artistas locais.

O Parque Ecológico também é pano de fundo para um marco da memória goianiense: o monumento à paz mundial que faz referência ao episódio de Césio-137, ocorrido em 1987, e que faz homenagem às vítimas. Registrada em sua grandeza, a estrutura da obra possui 5 metros de altura e pesa 50 toneladas.

Vista aérea do Bosque dos Buritis
Vista aérea do Bosque dos Buritis

Comércios tradicionais

Como um bom endereço tradicional, o Setor Oeste conta com diversos comércios e restaurantes, pontos clássicos para os almoços de domingo ou comemorações. Um desses pontos é a Churrascaria do Walmor, na ativa desde 1967. Localizada na Rua 3, a churrascaria conta com buffet e rodízios de carnes, uma das comidas que os goianos mais apreciam.

Outra opção para quem deseja se deliciar com a comida típica da refeição goianiense, é o tradicional Restaurante Chão Nativo, que está há 23 anos no coração do Setor Oeste.

Como é a experiência de morar no Setor Oeste

O Setor Oeste está na Região Sul, a  mais valorizada de Goiânia. No próprio Setor é possível encontrar diversas facilidades próximas, como faculdades, comércios e opções de lazer e esporte, mas o seu diferencial em relação aos bairros vizinhos é a alternativa de viver com mais calmaria no dia a dia estando em uma localização privilegiada. Isso se dá em partes pelo valor elevado dos empreendimentos, que na maioria são considerados alto padrão.

Perfil dos empreendimentos

No Setor Oeste, por ser mais tradicional, não existem tantas opções em lançamentos imobiliários, principalmente quando comparado aos setores vizinhos como Marista e Bueno. Os empreendimentos lançados em sua grande maioria, representam o lado mais contemporâneo e valorizado em imóveis. 

Um exemplo do padrão dos lançamentos imobiliários do Setor Oeste é o Maestro Residenza. No empreendimento é possível encontrar as opções mais comuns de lazer no condomínio até mesmo as mais exclusivas como coworking, pet place, salão de jogos e spa. 

Em maio de 2021, o valor médio do metro quadrado para os empreendimentos na planta e prontos para morar era de R$7,7 mil. 

Utilizamos um indicador regional e pioneiro para calcular os valores de metro quadrado nos principais setores da capital goiana e agora você também pode acessar o Índice imobles de metro quadrado em Goiânia aqui.

Apartamentos à venda no Setor Oeste

Agora que você já conhece como é morar no Setor Oeste, que tal olhar as opções de imóveis disponíveis no bairro?

Preparamos um comparativo de preços e opções disponíveis no Setor Oeste para você realizar o melhor negócio, o nosso time está ao seu lado.