Escute o conteúdo por áudio:

Localizado perto dos bairros Setor Aeroporto, Setor Leste Universitário e Setor Leste Vila Nova, o Setor Central é o primeiro bairro de Goiânia, a partir do qual a cidade se desenvolveu. 

O setor conta com importantes avenidas e diversos pontos de interesse para quem visita Goiânia. Possui construções que conservam o estilo Art Déco da época, comércio aquecido, com destaque para o Mercado Central, e muito espaço de cultura e lazer. 

Criado em 1933, o bairro foi planejado pelo arquiteto Attilio Corrêa Lima, com atenção especial para a Praça Cívica como centro administrativo. Por isso, as Avenidas Araguaia, Tocantins e Goiás formam um triângulo apontando para a praça.

Mapa Setor Central
Mapa Setor Central

Uma curiosidade interessante é que algumas pessoas enxergam a figura do manto de Nossa Senhora Aparecida neste traçado das ruas que levam à praça. Por outro lado, há também aqueles que tratam tal afirmação como mito. Parecendo ou não o manto da Santa, o arco conecta as principais avenidas do Setor Central.

Os primeiros moradores do bairro foram alocados na região da Avenida Araguaia, em direção ao Córrego Botafogo. O setor costumava ser bem menor do que é hoje, com poucas lojas, uma escola, um cinema e claro, a Praça Cívica.

Atualmente, o Setor Central é o sexto mais populoso da cidade, com agitados bairros vizinhos e importantes avenidas que cruzam o setor.

Conheça em seguida as principais avenidas que passam pelo Centro de Goiânia.

Principais avenidas do Centro de Goiânia

O Setor Central foi idealizado para conter largas avenidas, com três principais, que levariam à Praça Cívica, o centro do poder da cidade nos anos 1930, a época de sua construção. Conheça mais sobre essas importantes avenidas do bairro.

Avenida Anhanguera

A Avenida Anhanguera é a principal avenida do Setor Central, e uma das mais importantes de Goiânia, ligando a região oeste com a região leste. Ela foi uma das primeiras avenidas a ser construída na cidade, a qual antigamente possuía em sua maioria, ruelas. 

No Setor Central, a Avenida Anhanguera é cortada pela Avenida Goiás, e representa uma importante via de comércio do bairro, com diversas lojas, bancos, prestadores de serviços, e a poucos passos do Mercado Central de Goiânia.

Avenida Goiás

Com início na Praça Cívica, a Avenida Goiás estende-se até a região noroeste de Goiânia. No Centro, faz seu principal cruzamento com a Avenida Anhanguera. Também foi uma das primeiras vias públicas construídas na cidade, e atualmente conta com faixa exclusiva para transporte de ônibus público. 

É ao longo da Avenida Goiás que se encontram diversos monumentos no estilo Art Déco em Goiânia, com destaque para o Monumento ao Bandeirante, no cruzamento com a Avenida Anhanguera, e o Grande Hotel, primeiro hotel a ser construído em Goiânia.

Avenida Araguaia

A Avenida Araguaia faz cruzamento com a Avenida Anhanguera, um verdadeiro trava-língua na região do Mercado Central. Se inicia na Praça Cívica e vai até a região do Parque Mutirama, sendo consideravelmente menor que as outras avenidas do Setor Central.

Apesar disso, a Avenida Araguaia possui em toda sua extensão diversos comércios, em sua maioria lojas de varejo, sendo um importante e movimentado centro comercial de Goiânia. 

Lugares para visitar no Setor Central

Agora que você já conhece as principais avenidas do Setor Central, confira em seguida o que esse bairro tem de melhor para oferecer.

1. Mercado Central

O Mercado Central é uma das principais atrações do Setor Central, localizado na Rua 03. Também chamado de Mercado Municipal, seu funcionamento iniciou em 1950, com produtos e atrativos que estão presentes até hoje.

Lá é possível encontrar farináceos, castanhas, doces, queijos, raízes, frutas, açougue, peixaria, e artesanato. O destaque do Mercado Central, porém, é a empada, referência gastronômica do mercado e a mais famosa de Goiânia. Parte da tradição de experimentar a empada do Mercado Central é comê-la em pé, então vá preparado!

Empada do Senhor Alberto, no Mercado Central
Empada do Senhor Alberto, no Mercado Central

2. Centro de Convenções de Goiânia

O Centro de Cultura e Convenções Gercina Borges, mais conhecido como Centro de Convenções de Goiânia, está localizado na esquina da Rua 03 com a Rua 04.  Conta com hotéis, bancos, opções gastronômicas e de compra e lazer à sua volta. 

O local costuma ser palco para congressos nacionais, reunindo milhares de pessoas, e atualmente conta com uma opção de estúdio com equipamentos para a realização de lives e eventos híbridos. 

Com uma área de cinquenta e um mil metros quadrados, possui dois pavilhões, dois auditórios, onze salas para reuniões e um teatro, o Teatro Rio Vermelho. 

Teatro Rio Vermelho

Com capacidade para cerca de duas mil pessoas, plateia dividida em dois níveis e sete camarins, o Teatro Rio Vermelho é um dos maiores de Goiânia. O foco do Teatro Rio Vermelho, ao contrário da maioria dos teatros de Goiânia, é receber eventos acadêmicos e corporativos.

3. Parque Botafogo

O Parque Botafogo, localizado entre as avenidas Araguaia e ruas 200-A e 200-C, conta com mais de 172 mil metros quadrados e é uma área de mata fechada, permitindo muito contato com a natureza.

Possui parquinho, pista de cooper, estação de ginástica ao ar livre, lago, trilhas, e quadras poliesportivas. Forma ainda um complexo de lazer dividido pela Marginal Botafogo com o Parque Mutirama, também no Setor Central. 

Criado em 1938, o Parque Botafogo tem recebido reclamações devido a problemas na sua infraestrutura, falta de policiamento e abandono. Um lugar procurado por moradores de todas as idades, a rara manutenção das calçadas, aparelhos de ginástica e da própria flora do local desencoraja os moradores da área a frequentar o local.

Parque Botafogo - Setor Central
Parque Botafogo

4. Parque Mutirama

O Parque Mutirama é um parque de diversões que integra o complexo de lazer do Parque Botafogo. Com funcionamento de quinta a domingo, das 10h às 16h, o parque tem capacidade para 6 mil pessoas. Fundado em 1969, o local é uma clássica atração para turistas e moradores da área. 

Conta com 30 atrações, entre elas tobogã, roda gigante, cinema 4D, montanha russa, carrossel, parque de dinossauros com réplicas em tamanho real e um planetário, que pertence à Universidade Federal de Goiás. 

Parque Mutirama - Setor Central
Parque Mutirama

5. Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira

Não é possível deixar de mencionar a Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira como um dos destaques do Setor Central. Mais conhecida como Praça Cívica, foi a primeira praça construída em Goiânia, e é considerada o marco inicial da construção da cidade.

Praça Cívica - Setor Central
Praça Cívica

Você pode ter percebido que a maioria das avenidas principais do Centro levam à praça. Isso é porque, na época da idealização de Goiânia, a Praça Cívica era o centro do poder da cidade. 

É nela que se encontram o Palácio das Esmeraldas, a residência oficial do governador de Goiânia, e o Palácio Pedro Ludovico Teixeira, edifício sede da administração pública estadual, antigamente conhecido como Centro Administrativo.

No centro da praça está o Monumento à Goiânia, também chamado de Monumento às Três Raças. É uma escultura esculpida a bronze e granito homenageando a miscigenação entre as etnias branca, negra e indígena, que deu origem ao povo goiano.

Monumento às Três Raças - Setor Central
Monumento às Três Raças, na Praça Cívica

Todos os anos, a Praça Cívica abriga festividades de fim de ano, como comemorações de Natal e Ano Novo, bem como celebrações do aniversário de Goiânia, todo 24 de outubro. A praça também é palco para apresentações culturais e religiosas, como as comemorações de Corpus Christi, além de manifestações populares e shows musicais.

Opções de serviço para o dia a dia

O Setor Central conta com inúmeras opções de comércio, supermercados, hotéis, clínicas, drogarias, bancos, restaurantes, bares e pubs, além de muita história e diversos pontos turísticos da cidade de Goiânia.

Cercado por setores movimentados com importantes avenidas cruzando o bairro, o Setor Central é agitado durante o dia, graças à sua privilegiada localização, o que também permite que seus moradores desfrutem dos serviços oferecidos por bairros vizinhos.

Esses fatores contribuem para a boa valorização imobiliária do setor, com o valor médio do metro quadrado em dezembro de 2021 era R$ 6,1 mil. Um empreendimento que ganha destaque é o Katedral Sky Rooftop, em frente à Catedral de Goiânia e a duas quadras da Praça Cívica. Com opções de apartamento na planta em Goiânia de 2 e 3 quartos a partir de R$ 372 mil, a entrega está prevista para maio de 2024.

Katedral Sky Rooftop, no Setor Central
Katedral Sky Rooftop, no Setor Central

Que tal morar no Centro de Goiânia?

Se você curtiu tudo que o bairro proporciona, dê uma olhada nos apartamentos à venda no Setor Central que separamos para você! 

Caso você queira explorar mais opções de apartamentos à venda em Goiânia, temos uma seleção perfeita para quem procura morar na capital.