Escute o conteúdo por áudio:

Comprar o primeiro imóvel é a realização de um sonho de vida para muitas pessoas. Em geral, significa o início de uma nova fase, seja para sair do aluguel, deixar a casa dos pais ou mesmo ir para um espaço maior com a chegada de um filho. Mas essa aquisição exige preparação e paciência e muita gente tem dúvidas sobre como planejar a compra de um imóvel. É o seu caso?

Pensando em ajudá-lo, elaboramos algumas dicas que irão tornar o processo de compra mais tranquilo, deixando você focar no que realmente importa: a escolha do imóvel ideal.

Planejando-se para comprar um apartamento

Planejamento é a palavra-chave ao comprar um imóvel. Por se tratar de um grande investimento, que muitas vezes irá acompanhá-lo por anos, é preciso analisar vários aspectos antes da compra.

Se a sua busca é determinada pelo crescimento da família, precisa considerar não apenas as características do imóvel e do empreendimento, como um quarto a mais ou brinquedoteca, mas se o bairro tem boas escolas e fornece um rápido acesso ao trabalho. Afinal, você não quer passar mais tempo no trânsito enquanto seu filho espera em casa.

O pagamento do imóvel também deve ser um ponto importante no seu planejamento. Famílias que estão iniciando, ou mesmo jovens recém-formados, muitas vezes, não têm uma estrutura financeira capaz de garantir uma boa entrada. Isso acaba refletindo no valor da parcela mensal, o que pode comprometer a renda ao longo dos anos. Por isso, é muito importante planejar e se preparar para essa compra com antecedência, garantindo crédito e condições propícias para você fechar o negócio dos seus sonhos!

Fatores principais do planejamento de compra

Depois de se preparar e planejar-se para a compra, o próximo passo é encontrar o perfil de empreendimento ideal para você. Entre eles estão:

Localização

O primeiro ponto a ser avaliado é a localização. Nesse aspecto é importante conhecer os valores do preço por metro quadrado em cada um dos bairros, e entender a relação tamanho X valor do imóvel.

Apartamentos em setores nobres da cidade tendem a ter um valor mais elevado, por isso, se você não abre mão de viver entre os bairros mais valorizados de Goiânia, mas tem um orçamento mais apertado, considere a aquisição de apartamento menor. Já se você busca por apartamentos maiores com preços baixos, uma boa dica é buscar bairros mais distantes das áreas nobres da cidade.

Área de lazer do condomínio

Além disso, a estrutura do condomínio também é um ponto importante: quanto melhor a estrutura, mais tempo você poderá ficar perto de casa. Dessa forma, busque por condomínios com academia, piscina, salão de festas, brinquedoteca, etc. O custo por essas facilidades, diluído entre todos os moradores, será menor do que se buscadas separadamente.

Complexo Aquático Atoll Residências
Complexo Aquático Atoll Residências

Por fim, se sua opção for comprar na planta, analise todos os aspectos do imóvel e faça uma visita ao decorado. Em geral, as incorporadoras possuem profissionais dispostos a esclarecer todas as suas dúvidas durante a visita.

Tudo que você precisa saber sobre financiamento imobiliário

Você planejou a compra do seu novo apartamento, escolheu a localização e encontrou o imóvel perfeito. Agora, chegou o momento de oficializar a aquisição. Ao comprar um apartamento, poucos têm condições de fazê-lo à vista, restando a opção do financiamento imobiliário. Se bem organizado, o financiamento acaba se tornando um bom investimento a longo prazo.

Apartamentos na planta são financiados diretamente com a construtora. Isso significa que até a entrega das chaves você terá uma dívida com a empresa e não com um banco. Após a entrega do apartamento, o financiamento precisa ser feito com uma instituição financeira, que irá parcelar o restante do saldo, incluindo os juros, ao longo dos anos.

Ficou com dúvida sobre qual é a modalidade de financiamento mais adequada para o seu perfil de compra? Então acesse nosso conteúdo sobre tipos de financiamento imobiliários disponíveis no mercado.

Enquanto estiver em construção, a construtora pode exigir “reforços” de pagamento, que são parcelas maiores uma ou duas vezes ao anos. A razão se deve ao planejamento da construção da obra que, em alguns momentos, pode precisar de um capital maior. Todos esses pagamentos precisam estar listados no contrato de compra e venda e você deve estar atento a este calendário.

Dentro das suas condições financeiras, dê a maior entrada possível. Quanto maior a entrada, menor será o saldo e, lógico, menor a parcela que você terá que pagar. Isso também reflete nos juros sobre o financiamento e na facilidade de obtenção de crédito. Mesmo assim, caso você não possa dar uma alta quantia de entrada no imóvel, ainda assim o negócio pode valer a pena! Para fazer essa análise avalie o valor do imóvel e o potencial de valorização ao longo dos anos!

Encontre seu imóvel ideal!

Depois de muito planejar a compra de um imóvel, chegou a hora de buscar seu futuro lar! Confira todos os empreendimentos novos disponíveis em Goiânia, compare preços por Setor e solicite planos de pagamento através do nosso buscador de imóveis!