Escute o conteúdo por áudio:

O Parque Vaca Brava está localizado no Setor Bueno, na região Sul da cidade. O local é considerado o coração de Goiânia, já que o bairro é agitado, com diversas atividades acontecendo no dia a dia, um verdadeiro espaço cosmopolita. 

O Parque é frequentado tanto por pessoas que moram em bairros diversos da capital, quanto pelos residentes do Setor Bueno, já que possui um espaço bastante acolhedor para passeios e para prática de esportes ao ar livre. Além disso, a segurança também faz parte da rotina já que o parque conta com câmeras de videomonitoramento 24h desde 2018. 

Com mais de 79 mil metros quadrados, o lugar possui diversos atributos que vão além da sua ampla área verde. Conheça quatro curiosidades sobre o Parque Sulivan Silvestre Vaca Brava neste conteúdo.

Origem do nome do Parque Vaca Brava 

O Parque Vaca Brava foi criado com o intuito de preservar a nascente natural de água do córrego Vaca Brava, instituído em 1985 como uma APP – área de preservação permanente – local protegido por legislação. Ainda antes disso, o espaço, assim como boa parte da capital goiana até a década de 60, era uma chácara de terreno pantanoso, conhecido popularmente como brejo. 

O local, que servia de passagem para alguns animais de grande porte não domesticados, era palco de vários resgates, já que os bichos atolavam frequentemente por lá. Daí o nome de “Vaca Brava”. 

Quem foi Sulivan Silvestre?

O escritor e ambientalista paranaense Sulivan Silvestre foi um grande ator da cena política de Goiás e principalmente da capital. Mas o Parque não recebeu seu nome somente por isso. Para entender o por que da homenagem ao político, entenda um pouco da história do local.

sulivan silvestre parque vaca brava
Sulivan Silvestre (a esquerda) na inauguração do Parque Vaca Brava – 1996

O Parque Vaca Brava demorou mais de 40 anos para ser construído, desde a década de 50, quando foi pensado, até 1996, quando foi inaugurado. Mesmo com o projeto do parque já em andamento, o espaço todo foi vendido para loteamento. 

Parque vaca brava
Parque Vaca Brava em construção

Mas, por pressão da comunidade do local, o próprio ambientalista solicitou estudos sobre o impacto ambiental das modificações na região. As pesquisas revelaram então a importância da preservação do ambiente do córrego da nascente. Aí então foi instituído que o local seria uma APP – área de preservação permanente – ou seja, um local que não pode ser tocado.

Sulivan Silvestre morreu precocemente em 1999, com 36 anos, em um acidente aéreo quando retornava à capital goiana.

Esporte e lazer no mesmo ambiente

O Parque Vaca Brava é uma das opções de espaço aberto mais completo em Goiânia. Isso porque lá você vai encontrar um lago de águas naturais, que proporciona uma bela vista, além do amplo gramado ao redor, ótimo para curtir em família em um piquenique ou brincando com seus pets. 

Para diversão das crianças, o parque disponibiliza playground cercado, proporcionando maior segurança às famílias. Para os atletas de plantão a principal atração é a pista de caminhada com mais de 2 km de extensão, rodeada por muitas árvores nativas que fornecem sombra.

Além da estrutura para o aeróbico, os frequentadores do local também têm acesso a estações de ginástica espalhadas pelo parque, para complementar a sessão de atividades físicas.

Pista de caminhada Parque Brava
Pista de caminhada Parque Brava

Além disso, o Parque Vaca Brava também é palco para diversos eventos como aulões gratuitos, shows ao ar livre e encontros. Um exemplo disso é o Show nas Águas, um evento de comemoração ao aniversário da cidade realizado no local. A atividade conta com a projeção de vídeos e efeitos visuais e sonoros em um “telão de água” dentro do lago.

Show das Águas no Parque Vaca Brava
Show das Águas no Parque Vaca Brava

Em razão da pandemia, os eventos no local foram suspensos e ainda não tem previsão de retorno. 

Ao lado do Goiânia Shopping e da Avenida T-10

Ir até o Parque Vaca Brava é um passeio completo! Além de ter acesso à natureza, o espaço é vizinho do Goiânia Shopping, um dos maiores da cidade, com mais de 150 espaços de comércio e serviços.

A chegada e saída do local são fáceis, já que o Parque fica ao lado da Avenida T-10, que dá acesso a toda região sul da capital goiana.

Vista aérea do Parque Vaca Brava
Vista aérea do Parque Vaca Brava

Como é morar ao lado do Parque Vaca Brava ?

Que o Parque Vaca Brava é um ótimo lugar para visitar você já percebeu! Mas e para morar?

O Setor Bueno é um dos bairros mais seguros e completos da capital. Para os que moram ao redor, é interessante ter a facilidade de ir a pé até o parque, além disso, quem mora na orla do Vaca Brava ainda tem o privilégio de admirar o parque da janela, apreciando a vista para sua área verde. 

As avaliações do Parque Vaca são em, grande parte, muito positivas: 

Na minha opinião, na região do Bueno, [o Vaca Brava é] o melhor parque existe. Bem estruturado, muito verde, bem conservado, muito comércio próximo se precisar … Sempre faço caminhadas pela manhã nele.

Eduardo Q. – Avaliação 5 estrelas do Parque Vaca Brava no Google.

Empreendimentos modernos no entorno do Parque

O entorno do Parque Vaca Brava é um dos pontos de maior investimento imobiliário dos últimos anos na capital goiana. Por lá é possível encontrar tanto apartamentos na planta, como novos e usados com muitos diferenciais modernos de lazer e serviço.

Um exemplo é o Casa Opus Vaca Brava, que fica localizado de frente para o Parque. O empreendimento foi entregue em 2017 pela incorporadora Opus e conta com piscina aquecida, spa, brinquedoteca, sala de pilates e até mesmo espaço zen para yoga.  

O Casa Opus Vaca Brava conta com opções de 5 quartos com 409 m² ou 528 m² e em novembro de 2021 os valores partem de R$ 4,78 milhões.

Casa Opus Vaca Brava
Casa Opus Vaca Brava

Apartamentos no Setor Bueno 

Já deu para perceber todos os benefícios do Parque Vaca Brava, não é mesmo? Morar pertinho do Parque pode ser sua realidade. Conheça aqui as opções para comprar  apartamento no Setor Bueno