Escute o conteúdo por áudio:

Tão fundamental quanto entender o processo de financiamento imobiliário é saber quais documentos serão necessários em cada uma das etapas. Isso porque, caso você esqueça de algum documento, todo o processo, que normalmente demora em torno de 60 dias, pode ser ainda mais demorado. A falta de algum certificado pode ainda levar à reprovação do seu pedido de financiamento. E ninguém quer ter seu crédito reprovado por um detalhe desses, né?!

Neste conteúdo, você vai entender quais são os documentos necessários no financiamento imobiliário, além de ter acesso a um checklist completo com todas as dicas para não esquecer nenhum detalhe nessa etapa. E o melhor: você também poderá ter acesso ao checklist em mãos na hora de financiar seu imóvel. Vamos lá?

É importante lembrar que cada um dos bancos possui sua lista própria de documentos para financiamento imobiliário. Aqui você vai encontrar todos os documentos básicos exigidos para a maior parte das instituições bancárias

Etapa 1: Documentos para pré-aprovação de crédito 

Na primeira etapa do financiamento imobiliário é necessário solicitar a aprovação do crédito à instituição bancária, que nada mais é que uma avaliação de alguns critérios seus para aprovar ou não o seu financiamento.

Alguns deles são: idade, pendências no Serasa ou SPC, renda mensal, cargo, tempo de serviço e histórico de crédito dentro do próprio banco. Para fazer essa avaliação o banco reúne diversos documentos que possibilitam o processo.

Confira os documentos necessários nessa etapa: 

Comprovantes de identidade

  • Documento de identidade do comprador. Se você for casado ou estiver em união estável, é necessário apresentar o documento do cônjuge também.
  • Cópia do comprovante de endereço, como conta de luz, água, telefone ou gás.
  • Cópia do comprovante de estado civil no caso de pessoas não solteiras.

Comprovante de renda para trabalhadores com carteira assinada

  • 3 últimos holerites
  • Último Imposto de Renda de Pessoa Física

Comprovação de renda para profissionais liberais

  • 3 últimos extratos bancários na conta corrente da pessoa física ;
  • Último Imposto de Renda de Pessoa Física;
  • Comprovante da atividade exercida. 

Comprovação de renda para empresários

  • 3 últimos extratos bancários da conta corrente
  • 3 últimos extratos da conta em nome da pessoa jurídica
  • Imposto de Renda de Pessoa Física
  • Declaração de faturamento dos últimos 12 meses assinada pelo contador ou DIRPJ (Declaração Integrada de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica);
  • Cópia do Contrato Social da Empresa.

Etapa 2 : Documentos para verificação do imóvel e avaliação jurídica das partes

Depois que o seu crédito for aprovado na instituição bancária, a segunda etapa do processo de financiamento imobiliário consiste na avaliação jurídica de cada uma das partes, vendedor e comprador, além da verificação do próprio imóvel.

Aqui são avaliados processos cíveis e penais que estão correndo no momento da negociação, tanto da parte do comprador como da parte do vendedor, sendo pessoa jurídica ou física. O imóvel também deve estar em condições similares às contidas na documentação, que é averiguado em vistoria. Para realizar essa averiguação, o banco precisa dos documentos a seguir.

Ficou confuso com as avaliações e etapas do processo? Confira mais sobre o passo a passo do financiamento imobiliário.

Confira os documentos necessários nessa etapa: 

Documentos do imóvel

  • Matrícula com certidão de ônus reais completa; 
  • IPTU – Imposto sobre a Propriedade Territorial e Urbana – do ano vigente e que conste o endereço e metragem do imóvel;
  • Certidão Negativa de Impostos e Taxas Municipais dentro da validade 90 dias;
  • Declaração de não existência de débitos condominiais em caso de apartamento ou casa em condomínio. O documento deve ser assinado pelo síndico do condomínio em papel timbrado e possui validade de 60 dias.

É importante notar que quando não for possível apresentar o documento em si, é necessário apresentar uma declaração de dispensa das certidões.

Documentação do vendedor pessoa física

  • Identificação do Vendedor:  RG/CPF. Em caso de pessoa casada, é necessário a identificação do cônjuge também.
  • Cópia do comprovante de estado civil (caso não seja solteiro).

Documentos do vendedor pessoa jurídica

Se você for financiar um imóvel através de pessoa jurídica em sociedade LTDA – limitada – serão necessário esses documentos: 

  • Contrato Social ou Consolidação e demais alterações para empresa LTDA., registrado na Junta Comercial ou no órgão competente;
  • Declaração da empresa informando os diretores/ sócios representantes, emitido em papel timbrado da empresa, discriminar os nomes daqueles que assinarão pela empresa, bem como suas qualificações, a identificação do signatário e os dados da procuração, se houver (livro e páginas);
  • Procuração, estabelecida por instrumento público e outorgar poderes específicos para comprar bens imóveis, assumir financiamentos;
  • Certificado de Regularidade do FGTS (CRF) em nome da empresa;
  • Certidão Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União (CND/CPEND) com validade de 180 dias.

Etapa 3: Documentos para averbação do contrato e pagamentos de encargos

Agora que está tudo ok com as partes e com o imóvel, é chegada a penúltima etapa do processo de financiamento imobiliário, na qual é necessário a entrega de alguns documentos antes da liberação de crédito. Aqui é preciso assinar o contrato de compra e venda e o contrato de compromisso do financiamento, além da averbação na escritura pública na matrícula do imóvel. 

Confira os documentos necessários nessa etapa: 

Comprovante de pagamento dos tributos municipais (ITBI ou ISTI) 

Esses são necessários para comprovar que de fato ocorreu a transferência de propriedade do imóvel para o novo morador.

Comprovante de pagamento dos tributos estaduais 

Os tributos estaduais não são cobrados em todos os estados no Brasil, então só é necessário a entrega do comprovado quando existir.

Certidão de casamento atualizada do vendedor e também do comprador

Todo cartório exige a certidão de casamento atualizada para dar entrada nos processos, por isso é importante ter em mãos.

Checklist dos documentos para financiamento imobiliário

Está pensando em financiar um imóvel?

O financiamento de imóvel pode ser um processo lento e burocrático, mas não precisa ser caso você conte com os profissionais certos. Se você ainda tem dúvidas sobre o financiamento imobiliário:

Caso você ainda tenha dúvidas, entre em contato com o nosso time de especialistas.