Escute o conteúdo por áudio:

Localizada no Setor Marista, a Avenida Ricardo Paranhos, também conhecida por Alameda, é um dos pontos que mais movimentam a cidade de Goiânia.  Isso porque lá você pode encontrar diversas atividades e serviços, todos com alto padrão de luxo, uma verdadeira vitrine urbana. 

O luxo não é a única característica que chama a atenção nessa avenida. Seu estilo de vida saudável, os empreendimentos variados e a alta gastronomia também merecem destaque na Ricardo Paranhos.

Nesse conteúdo vamos falar sobre cinco pontos conhecidos, e outros nem tanto, sobre uma das Avenidas mais amadas de Goiânia.

1 –  Quem foi Ricardo Paranhos?

Ricardo Augusto da Silva Paranhos (1866-1941) é a figura que dá nome à famosa Avenida. Ele foi poeta, contista, político e advogado. Um dos mais exímios cidadãos goianos, tanto para a literatura quanto para a política do estado de Goiás.

Ricardo Paranhos também foi um dos fundadores da Academia Goiana de Letras, além de deputado estadual, senador e Capitão da Guarda Nacional. Uma das suas principais obras, reconhecidas a nível nacional, é o livro “O Crime de Catalão e os Canibais”, onde trata da morte do pai.

2 – Estilo de vida saudável

A Avenida Ricardo Paranhos é um prato cheio para os atletas, principalmente os de final de semana. Isso porque lá está disposta uma pista de uso compartilhado entre pedestres e bicicletas com 2 km de extensão, localizada junto ao canteiro central da avenida.

Pista de caminhada Alameda Ricardo Paranhos
Pista de caminhada Alameda Ricardo Paranhos

Isso acaba atraindo diversos grupos que praticam esportes ao ar livre para o local. Muitos comércios da região, observando a movimentação,  oferecem suporte gratuito aos frequentadores como água fresca e até mesmo oficina rápida gratuita de bike.

Além disso, o canteiro também dispõe de estações com academias de rua e diversas árvores, amenizando o calor. A Avenida Ricardo Paranhos ganha o status de vida saudável não somente pelos itens já citados, mas também por sua proximidade com o Parque Areião, apenas 400m os separam.

3 – Charme digno de ponto turístico

Não só os atletas visitam a avenida, mas também os turistas. A Alameda recebe diversos visitantes de fora da cidade para conhecer o local pelo seu charme, por sua vida noturna agitada com bares, baladas e bistrôs, além da diversidade em alta gastronomia.

Canteiro Central Avenida Ricardo Paranhos
Canteiro Central Avenida Ricardo Paranhos

4 –  Opções de gastronomia

Para os que querem experienciar a culinária de qualidade em suas diversas faces, a Avenida Ricardo Paranhos é o endereço certo! Isso porque lá você vai encontrar desde comidas típicas da região, como no Paim Grill, passando pela culinária de bar, no Bahrem, até a mais alta cozinha italiana, no 1929 Trattoria Moderna. Todos eles com muita qualidade em locais super aconchegantes.

Gastronomia da Alameda Ricardo Paranhos
Gastronomia da Alameda Ricardo Paranhos

É claro que nem só de refeições completas vive o goianiense na alameda. O local também conta com lanchonetes, cafés e quiosques que oferecem lanches rápidos e comida de rua.

5 – Setor imobiliário aquecido nos arredores da Avenida Ricardo Paranhos

Todos esses atrativos também despertam o interesse de novos moradores para o local. Por esse motivo, o setor imobiliário na Avenida Ricardo Paranhos e em suas ruas paralelas está aquecido, bom para morar e também para investir. 


Uma boa oportunidade de lançamento imobiliário  é o empreendimento Azure Compact Life, da City Soluções Urbanas. Localizado há apenas 50 m da Alameda, o empreendimento conta com mais de 1000 m² de área de lazer e piscina no rooftop, com vista para todo o Setor Marista. 

O Azure tem previsão de entrega para março de 2025 e em novembro de 2021 está prevista a abertura para reservas de unidades.

Fachada Azure compact life
Fachada Azure Compact Life

Quer morar no Setor no Marista?

Morar pertinho da Alameda Ricardo Paranhos oferece vários benefícios, que tal começar sua busca por imóveis na região? Confira todas as opções de apartamentos à venda no Setor Marista.